|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 25/05/2014




Marinha lança central de câmeras para auxiliar na segurança da Copa da Fifa ...




No total, 2.300 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira irão atuar na Copa ...



Na tarde de ontem, começou a funcionar o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CDA) na sede do 2º Distrito Naval da Marinha, Comércio. A estrutura de comando e controle concentra informações e atividades, através das imagens de cerca de 600 câmeras, distribuídas em diferentes pontos ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL TRIBUNA DA BAHIA


Marinha lança central de câmeras para auxiliar na segurança da Copa da Fifa


No total, 2.300 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira irão atuar na Copa

Na tarde de ontem, começou a funcionar o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CDA) na sede do 2º Distrito Naval da Marinha, Comércio. A estrutura de comando e controle concentra informações e atividades, através das imagens de cerca de 600 câmeras, distribuídas em diferentes pontos.
A ação de defesa é para Copa do Mundo e será em conjunto com as polícias Federal Rodoviária, Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). O Estado-Maior Conjunto do CDA Salvador coordenará atuação de uma Força Naval e de uma Força Terrestre Componentes, além de forças especiais da Marinha Brasil, formando um Centro de coordenação Tático Integrado.
No total, 2.300 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira irão atuar na Copa. Já no Centro de Coordenação de Defesa da Área irão trabalhar cerca de 40 pessoas, sendo 35 das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e cinco da Polícia. As tropas que serão coordenadas pelo CDA devem executar ações de controle de área marítima, defesa do espaço aéreo e defesa cibernética. Além disso, os agentes também têm a responsabilidade de executar ações contra terrorismo.
O CDA ainda conta com uma força de contingência que deve apoiar a segurança pública, que só será acionada em casos de urgência. “Todas as informações sobre as movimentações por terra, céu e mar chegarão aqui na Central”, garantiu o Comandante Flávio Almeida.
Com funcionamento 24 horas, as câmeras pertencem à Companhia de Governança Eletrônica de Salvador, órgão da Prefeitura, ou ao Estado. Além de Salvador, a CDA será responsável pelas ações de defesa nas cidades de Aracaju, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Mata de São João (Praia do Forte), locais onde ficarão instaladas seleções nacionais que disputarão a Copa do Mundo deste ano.
Além das câmeras de segurança, o capitão Flávio Almeida detalha que, por meio do CDA, os militares também deverão ter acesso aos sistemas militares de comunicação, como também a sinais de satélite que identificam o posicionamento das tropas no Estado.
De acordo com o comandante Almeida, a CDA é bastante utilizada em eventos de grande porte. “Essa estrutura foi utilizada na Copa das Confederações e pode ser usada em futuras olimpíadas. Sempre que tiver a necessidade em eventos de grande porte, as câmeras podem ser usadas”, garantiu.
PORTAL G-1


Exército já apreendeu seis toneladas de cargas ilegais em Oiapoque, no AP


Carnes de frango e peixe armazenadas irregularmente foram apreendidas. Operação Ágata 8, que ocorre em Oiapoque, visa combater o tráfico.

A operação Ágata 8, do Exército Brasileiro, apreendeu aproximadamente 6 toneladas de cargas ilegais, entre carne de peixe e frango, armazenados de forma clandestina em estabelecimentos de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá. A região é a principal ligação entre o Brasil e a Guiana Francesa. A operação já dura 12 dias na fronteira e mobiliza 800 homens, de três estados, para combater crimes fronteiriços, como tráfico de armas, drogas, cargas e pessoas.
Entre os produtos ilegais, foram apreendidos, em uma só empresa, 600 quilos de peixe em condições irregulares. Segundo o Exército, produtos químicos, como éter e água sanitária, eram usados para conservação do peixe, supostamente estragado.
Dados do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (34º BIS) apontam que durante a operação foram vistoriados 3.889 pedestres, 1.352 veículos e 776 embarcações em Oiapoque. Durante as vistorias, 3 pessoas com mandados de prisão em aberto foram localizadas.
As ações de combate às drogas localizaram 5,6 kg de pasta base de cocaína, que seria usada para a produção de pedras de crack. Uma pista clandestina para pouso de aviões, localizada em uma área de mata no município, foi explodida.
Na área social, quase 11 mil pessoas foram beneficiadas com atendimentos médicos, consultas odontológicas e distribuição de medicamentos.
Operação Ágata 8

No total, 16.886 quilômetros de fronteira do Brasil com os dez países sul-americanos estão sendo monitorados dia e noite por 30 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Agentes das polícias Federal, Rodoviária e Militar, além de técnicos de agências governamentais, também participam da operação, que começou no dia 10 de maio.
A operação Ágata, conduzida pelo Ministério da Defesa, e a operação Sentinela, pelo Ministério da Justiça, são parte do Plano Estratégico de Fronteiras de combate à criminalidade.

REVISTA EXAME


As 10 notícias de negócios que você não poderia ter perdido


Petrobras, JBS, OSX e Embraer foram algumas das empresas que movimentaram o mundo dos negócios nesta semana

Embraer assina contrato de R$ 7,2 bi com FAB
Imagem


A Embraer assinou nesta terça-feira, 20, contrato com o Comando da Aeronáutica para a produção seriada do KC-390, um cargueiro de médio porte que atualmente está em desenvolvimento. O contrato prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos, com a primeira entrega programada para o final de 2016.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL D24 (AM)



FAB realiza no domingo prova escrita do concurso para quadro de oficiais

 

São oferecidas 17 vagas nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social.
 A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, neste domingo (25), o primeiro exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (EAOAP 2015).
Este é o primeiro processo seletivo para o Quadro de Oficiais de Apoio da Aeronáutica (QOAP) e são oferecidas 17 vagas distribuídas entre as especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Serviços Jurídicos e Serviço Social.
O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, conhecimentos especializados e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
As provas escritas serão realizadas nas cidades de Manaus, Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Curitiba (PR)e Brasília (DF).
Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 17 semanas.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented