NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 23/05/2014
Alcântara sedia encontro que discute atividade espacial no País ...
Participantes do setor espacial devem analisar o cronograma de lançamentos previstos para este ano ...
Até sexta-feira (23), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, sedia a primeira reunião do ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL1/ 2014). A atividade, iniciada na segunda-feira (19), reúne representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dos institutos de Aeronáutica e Espaço (IAE), de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), de Natal (RN). O grupo discute os próximos passos da atividade espacial no País ...
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Polícia e autoridades se reúnem para definir segurança na Copa do Mundo
Todos os policiais militares da região irão trabalhar durante o mundial. Eles já treinam para fazer a escolta das seleções em Santos e Guarujá.
Uma reunião, na manhã desta quinta-feira (22), entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros, definiu as estratégias de segurança para a Copa do Mundo na Baixada Santista, que receberá três seleções. Representantes das prefeituras de Santos e Guarujá também estavam presentes na reunião. A novidade é que todos os policiais militares da região irão trabalhar durante o mundial.
O coronel Ricardo Ferreira de Jesus, comandante do policiamento da Baixada Santista e do Vale do Ribeira recebeu as autoridades da região. Ele explica que a reunião serviu para integrar todos esses órgãos ligados à segurança na Baixada Santista nesse importante momento que é a Copa do Mundo. “Primeiro, garantir a segurança da população, do povo do nosso país. Também em especial, dar ênfase à segurança das delegações e de todos os estrangeiros que procuram nosso país, em especial na Baixada Santista e no Vale do Ribeira", afirma ele.
Para isso, o coronel garantiu que nenhum policial entrará de férias durante a Copa do Mundo. "Eu comando 3600 homens na Baixada Santista e Vale do Ribeira e nós vamos otimizar, nenhum poderá tirar férias. Teremos a presença de mais de 360 policiais a mais, que são cerca de 10%, que normalmente entram de férias. Teremos policiais em formação que também aplicaremos no policiamento. Além disso, os policiais que se oferecerem para as escalas de folga aumentarão o policiamento", fala ele.
Para isso, o coronel garantiu que nenhum policial entrará de férias durante a Copa do Mundo. "Eu comando 3600 homens na Baixada Santista e Vale do Ribeira e nós vamos otimizar, nenhum poderá tirar férias. Teremos a presença de mais de 360 policiais a mais, que são cerca de 10%, que normalmente entram de férias. Teremos policiais em formação que também aplicaremos no policiamento. Além disso, os policiais que se oferecerem para as escalas de folga aumentarão o policiamento", fala ele.
Ainda segundo o coronel, não haverá reforço de policiais e o efetivo da região irá trabalhar de uma forma diferenciada. Ele também frisou que a segurança dos moradores não será prejudicada. “É importante informar que os órgãos de segurança estão preparados para não só a segurança das delegações mas como também da nossa população", afirma.
Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Militar fez uma exibição de como será a escolta das seleções durante o mundial. Um ônibus está sendo utilizado para o treinamento de escolta dos ônibus das seleções. A segurança dos times também conta com viaturas e grandes motos. Os policiais irão acompanhar as seleções do México, Costa Rica e Bósnia nas saídas dos jogadores, em direção aos centros de treinamentos, aos hotéis e aeroportos.
A cidade de Santos, que receberá as seleções do México e da Costa Rica, contará com cerca de 800 policiais militares nas ruas. Além disso, contará com cerca de 380 homens da Guarda Municipal. O secretário adjunto de segurança de Santos, Bruno Orlandi, esteve na reunião das autoridades e disse que a cidade está se planejando para receber os turistas e as seleções. “Todos os pontos turísticos serão reforçados com a Guarda Municipal para que todos estejam seguros", conclui.
'Ágata 8' notifica 40 embarcados e apreende carne de jacaré ilegal no AM
Mais de 10 mil homens das três forças armadas participam da ação. Fiscalização ocorre na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.
Equipe da Operação "Ágata 8" notificou 40 embarcações e apreendeu sete irregulares em Tabatinga, a 1.108 Km de Manaus, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Mais de 10 mil homens das três forças armadas participam da ação que prevê reforçar a segurança das fronteiras do país durante a Copa do Mundo.
Durante 12 dias, a Capitania Fluvial de Tabatinga intensificou a fiscalização nos Rios Solimões e Javari. As regiões patrulhadas fazem parte dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Os militares inspecionaram cerca de duas mil embarcações.
Durante a operação, a Marinha ainda combateu a venda de animais silvestres e crimes ambientais na região da tríplice fronteira. Cerca de 50 kg de carne de jacaré, que seria vendido em Tabatinga, foram aprendidos e doados ao zoológico do Exército Brasileiro. Duas dragas usadas para retirar seixo e areia no Rio Javari foram lacradas, uma carabina e uma motoserra também foram apreendidas.
O capitão de fragata Luis Souza, comandante da capitania fluvial de Tabatinga, informou que a Capitania Fluvial disponibilizou um site para quem quiser regularizar a embarcação junto à Marinha.
Em todo o país, mais de 30 militares das forças armadas, além de homens das polícias estaduais e federais integram a operação.
Em todo o país, mais de 30 militares das forças armadas, além de homens das polícias estaduais e federais integram a operação.
Engenheiros do ITA criam máquina para reduzir impacto do lixo
Cidades de São José e Jacareí produzem 18 mil toneladas de lixo juntas. Máquina pode reduzir volume do lixo em até 200 vezes.
Jacareí, no interior de São Paulo, produz cerca de 4 mil toneladas de lixo doméstico por mês e apenas 3% desse total é reciclado e reaproveitado. Na tentativa de reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos, uma empresa desenvolveu uma máquina que compacta o lixo e ainda gera energia.
"Criamos um Sol particular, a máquina faz basicamente o que o Sol faz. Com as altas temperaturas, ela desintegra todas as partículas do que é colocado nela. Temos as temperaturas do Sol aqui na Terra", afirmou o presidente da empresa, Luis Namura Poblacion. Segundo ele, o que sobra não é prejudicial ao meio ambiente.
A máquina foi criada por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA) e pode reduzir o volume do lixo em até 200 vezes. Neste processo, ela produz um produto que pode ser metal ou pedra, variando de acordo com a composição do material incinerado. De um lote de fraldas descartáveis e remédios vencidos, por exemplo, os engenheiros conseguiram como sub-produto final uma brita.
"O sub-produto se reduz a uma pedra que é totalmente inerte e não prejudicial ao meio ambiente. Ele vai ficar na natureza por um milhão de anos ou pode ser usado como brita para a construção civil", disse. A invenção já atraiu possíveis compradores no Brasil e no exterior. A empresa ainda aguarda a licença da Cetesb para vender o equipamento, que já está sendo patenteado em 12 países.
Segundo o fabricante, a máquina deve estar disponível no mercado no segundo semestre deste ano e deve custar cerca de R$ 1 milhão de reais. O custo para mantê-la funcionando fica em torno de R$ 38 mil por mês.
Coleta Seletiva
Em São José dos Campos, apenas 10% das 14 mil toneladas de lixo produzidas por mês é reciclada, o restante vai para o aterro sanitário da cidade, com vida útil de até oito anos. A prefeitura da cidade pretende ampliar a coleta seletiva.
Em São José dos Campos, apenas 10% das 14 mil toneladas de lixo produzidas por mês é reciclada, o restante vai para o aterro sanitário da cidade, com vida útil de até oito anos. A prefeitura da cidade pretende ampliar a coleta seletiva.
"Estamos buscando convênios com empresas e universidades para que a gente possa ter melhores parâmetros para enfrentar esse problema [falta de espaço para colocar lixo]", afirmou Boanésio Ribeiro, diretor de operações da Urbanizadora Municipal (Urbam). Segundo ele, a empresa mantém um grupo de estudo para buscar novas tecnologias para o tratamento do lixo.
Envelhecimento de fotos poderá ajudar a encontrar meninas desaparecidas
CPI da Exploração Sexual fez diligência no RJ. Estado vai ganhar Delegacia de Pessoas Desaparecidas
A CPI da Exploração Sexual da Câmara dos Deputados fez diligência nesta quinta (22/5) no Rio de Janeiro, reunindo delegados e mães de crianças desaparecidas, na Chefia da Polícia Civil, no Centro. As mães pediram à delegada Elen Souto, do setor de descoberta de paradeiro da Delegacia de Homicídios (DH), para ser feita a progressão de imagem - processo digital de envelhecimento - das meninas, considerando o tempo decorrente dos sumiços. A delegada acatou o pedido e ainda anunciou a inauguração da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, que deve acontecer logo após a Copa do Mundo, na Cidade da Polícia, em Manguinhos, Zona Portuária do Rio.
Um dos casos citados na audiência foi o da menina Larissa Gonçalves, que sumiu aos 11 anos, em São Cristóvão, no ano de 2008, além das ossadas que foram encontradas num terreno da Aeronáutica na Avenida Brasil. A delegada Elen Souto contou que 213 ossadas foram encontradas de 2000 a 2009. O material está em análise para verificar se algumas ossadas são das meninas desaparecidas. Segundo ela, em uma semana os laudos devem ficar prontos. O passo seguinte será a realização do exame de DNA nas mães das crianças para verificar a compatibilidade com as ossadas.
O delegado titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, Marcelo Maia, disse que existe uma rede de tráfico internacional que inclui hotéis, boates e taxistas e pediu apoio à CPI para a instalação de uma Vara Especializada em crimes contra a criança vítima. O delegado anunciou que, até o final do ano, será inaugurado, no Hospital Souza Aguiar, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança que atenderá vítimas de crimes sexuais. O centro terá três salas: uma para registro de ocorrências, outra para entrevista investigativa e outra para o Instituto Médico Legal (IML).
Uma segunda audiência aconteceu no Quarto Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público (CAO), para tratar do caso das "Meninas de Guarus", em Campos, onde adolescentes que saíram da rede de exploração estão desaparecidas. A relatora da CPI, deputada federal Liliam Sá (PROS-RJ), disse que o processo do caso foi negado duas vezes para a comissão "uma vez pela juíza Anna Carolinne da Costa, da Segunda Vara Criminal de Campos e, depois, pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, do Tribunal de Justiça.", afirmou a deputada. A deputada ainda disse que o processo, "estranhamente", foi parar em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Sá encaminhou para o coordenador do quarto CAO, promotor Marcos Moraes Fagundes, o pedido do delegado Marcelo Maia de uma Vara especializada em crimes contra a Criança. O promotor disse que a Vara está em discussão no Rio e que ela já existe no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Ele falou da importância da qualificação da escuta de crianças vítimas de violência sexual para evitar a "revitimização", ou seja, de profissionais qualificados para ouvirem os relatos. A deputada federal informou que vai questionar o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional de Justiça sobre os motivos de tanta morosidade em relação ao processo das Meninas de Guarus.
Começa a funcionar na 6ª o esquema de segurança da Copa
A 20 dias do início da Copa do Mundo de Futebol começa a funcionar nesta sexta-feira, dia 23, em todas as 12 cidades-sede onde os jogos serão realizados, o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), que terá a responsabilidade de executar, na ponta, o planejamento efetuado para as ações de defesa, durante toda a competição.
Serão cerca de 157 mil homens atuando na segurança, sendo 57 mil das Forças Armadas. Desse total, 21 mil militares do Exército ficarão de prontidão nos quartéis, em sistema de revezamento, durante a Copa, para saírem às ruas para conter distúrbios ou manifestações, mas apenas em caso de esgotamento das forças de segurança pública (polícias militar e civil) e mediante pedido do governador do estado à presidente da República. Neste caso, os militares agirão seguindo as regras da Garantia da lei e da Ordem, com as Forças Armadas tendo poder de polícia.
O custo da preparação com segurança da Copa também já foi estimado. É da ordem de R$ 1,9 bilhão, de acordo com o governo, sendo R$ 1,17 bilhão de gastos feitos pelo Ministério da Justiça em relação aos estados e R$ 710 milhões com as Forças Armadas, desembolso decorrente de treinamento, aquisição de equipamento e custeio, ou seja, operacionalização da tropa.
Além de centros de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) em cada uma das 12 cidades-sede do Mundial, haverá dois coordenadores gerais, um deles no Rio de Janeiro e outro em Brasília. Além de militares das Forças Armadas, integram o CCDA representantes dos órgãos de segurança pública, inteligência, defesa civil e segurança privada que estarão trabalhando em conjunto, com troca de informações de inteligência entre si e com outros países.
Esta troca de informações com outros países, a exemplo do que houve nas copas da Alemanha e da África do Sul, servirão para ajudar no controle de torcidas e torcedores violentos e outros tipos de grupos baderneiros, que possam comprometer a realização do evento nas cidades. Os país repassaram para o Brasil, por exemplo, nomes de torcedores violentos, que estarão sob controle da inteligência do país.
Nos próximos dias será publicado decreto que estende as regras estabelecidas pela Lei do Abate, para períodos em que estiverem sendo realizados grandes eventos, como a Copa do Mundo, a partir de 12 de junho, e as Olimpíadas, em 2016. Pelo novo decreto poderá ser abatida a aeronave que se aproximar das áreas proibidas, onde estiverem sendo realizados jogos nas 12 cidades-sede. A ordem do tiro de destruição, que hoje é do presidente da República, deverá passar a ser delegada para a autoridade aeronáutica, que é o comandante da Força Aérea, depois de cumprir cerca de dez procedimentos e checagens.
Apesar de o governo estar acompanhando passo a passo a evolução das manifestações em todo o País, auxiliares da presidente Dilma estão confiantes que, com a aproximação dos dias da Copa, arrefecerão os protestos e as pessoas estarão mais focadas nos jogos. Além das forças de segurança pública, estão prontas também as chamadas "Forças de contingência", compostas por militares das Forças Armadas, que entrarão em operação em caso extremo, em ações de pronta resposta.
Serão cerca de 157 mil homens atuando na segurança, sendo 57 mil das Forças Armadas. Desse total, 21 mil militares do Exército ficarão de prontidão nos quartéis, em sistema de revezamento, durante a Copa, para saírem às ruas para conter distúrbios ou manifestações, mas apenas em caso de esgotamento das forças de segurança pública (polícias militar e civil) e mediante pedido do governador do estado à presidente da República. Neste caso, os militares agirão seguindo as regras da Garantia da lei e da Ordem, com as Forças Armadas tendo poder de polícia.
O custo da preparação com segurança da Copa também já foi estimado. É da ordem de R$ 1,9 bilhão, de acordo com o governo, sendo R$ 1,17 bilhão de gastos feitos pelo Ministério da Justiça em relação aos estados e R$ 710 milhões com as Forças Armadas, desembolso decorrente de treinamento, aquisição de equipamento e custeio, ou seja, operacionalização da tropa.
Além de centros de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) em cada uma das 12 cidades-sede do Mundial, haverá dois coordenadores gerais, um deles no Rio de Janeiro e outro em Brasília. Além de militares das Forças Armadas, integram o CCDA representantes dos órgãos de segurança pública, inteligência, defesa civil e segurança privada que estarão trabalhando em conjunto, com troca de informações de inteligência entre si e com outros países.
Esta troca de informações com outros países, a exemplo do que houve nas copas da Alemanha e da África do Sul, servirão para ajudar no controle de torcidas e torcedores violentos e outros tipos de grupos baderneiros, que possam comprometer a realização do evento nas cidades. Os país repassaram para o Brasil, por exemplo, nomes de torcedores violentos, que estarão sob controle da inteligência do país.
Nos próximos dias será publicado decreto que estende as regras estabelecidas pela Lei do Abate, para períodos em que estiverem sendo realizados grandes eventos, como a Copa do Mundo, a partir de 12 de junho, e as Olimpíadas, em 2016. Pelo novo decreto poderá ser abatida a aeronave que se aproximar das áreas proibidas, onde estiverem sendo realizados jogos nas 12 cidades-sede. A ordem do tiro de destruição, que hoje é do presidente da República, deverá passar a ser delegada para a autoridade aeronáutica, que é o comandante da Força Aérea, depois de cumprir cerca de dez procedimentos e checagens.
Apesar de o governo estar acompanhando passo a passo a evolução das manifestações em todo o País, auxiliares da presidente Dilma estão confiantes que, com a aproximação dos dias da Copa, arrefecerão os protestos e as pessoas estarão mais focadas nos jogos. Além das forças de segurança pública, estão prontas também as chamadas "Forças de contingência", compostas por militares das Forças Armadas, que entrarão em operação em caso extremo, em ações de pronta resposta.
Sua segurança
Exército vê represálias
O assunto é tratado "a boca pequena" entre os fardados, mas a verdade é que as unidades do Exército estão em alerta depois do atentado contra a Justiça Militar da União na noite de quarta-feira. A ordem é redobrar a vigilância contra a presença de estranhos perto de qualquer unidade militar. Não há, ainda, ideia sobre a possível autoria do incêndio, provocado por um coquetel molotov lançado contra o prédio situado na Rua Duque de Caxias.
A hipótese mais comentada, até por ser a mais lógica, é que o atentado tenha sido cometido por gente prejudicada em algum julgamento. O último foi de um soldado, há dois dias, e avançou madrugada adentro até ele ser condenado – era acusado de deserção. Outra probabilidade, considerada remota, é que algum manifestante descontente com a situação do país – ou contrário a eventos como a Copa do Mundo – possa ter jogado, aleatoriamente, um explosivo contra a sede do órgão judicial.
Chegaram a circular informações sobre um possível confronto entre manifestantes e militares do Exército na quarta-feira (mesmo dia do atentado) em Canoas, diante de uma subestação de energia da CEEE. ZH apurou que, na realidade, tratava-se de um exercício militar de proteção de áreas estratégicas, como o são as instalações de energia.
Os supostos manifestantes, vestidos como civis e simulando protestos, na realidade eram militares se adestrando, como precaução neste ano de manifestações, explica o general de divisão Manoel Pafiadache, coordenador de Defesa de Área do Comando Militar do Sul (CMS).
O general diz que não conhece o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz (PSB), e nem vê, em princípio, qualquer relação entre os casos. Policiais que atenderam às duas ocorrências tampouco enxergam relação entre os episódios, embora a hipótese não esteja descartada. Peritos da Polícia Federal examinaram os dois locais e já sabem que líquido inflamável foi usado na Justiça Federal.
Dois atentados em 45 minutos
Semelhanças entre ataques que provocaram danos à sede da Justiça militar da União em Porto Alegre e à casa do prefeito de Eldorado do Sul são investigados por polícias Federal e Civil
Possíveis conexões entre dois atentados, um ao prédio da Justiça militar da União e outro à casa do prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz (PSB), cometidos com intervalo de 45 minutos na madrugada de ontem, provocaram uma investigação em parceria entre Polícia Federal e Polícia Civil. Agentes das duas corporações analisam se há conexão entre os episódios. Explosivos foram lançados contra os dois prédios, provocando princípio de incêndio. Em ambos os casos, testemunhas afirmaram ter visto um carro branco no local dos ataques.
Na Polícia Federal, o atentado à Justiça militar será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio. Um artefato foi lançado por volta da meia-noite e atingiu a janela do gabinete do juiz Alcides Alcaraz Gomes, único magistrado da Justiça militar da União em Porto Alegre.
– Parece que estão querendo intimidar. Mas é cedo para falar, é apenas uma suposição – reagiu Alcaraz Gomes.
Na hora do atentado, apenas o vigilante estava no prédio, monitorado por câmeras de segurança. Cerca de 25 pessoas trabalham no local. Na quarta-feira, a última audiência – o julgamento de um soldado por deserção (abandono do serviço militar) – terminou por volta das 17h. O soldado foi sentenciado à prisão, mas a diretora de secretaria da instituição na Capital, Juliane Stival, não vê relação entre o julgamento e o atentado.
Em Eldorado do Sul, durante a madrugada, o artefato jogado contra a casa do prefeito danificou telhado e vidraças da residência, no bairro Sans Souci. Por segurança, Munhoz deixou o local.
– A Polícia Civil vai investigar por meio de imagens de câmeras de segurança e de perícia. Se houver militar envolvido, a investigação passa à Polícia Federal – afirma o chefe da Polícia Civil, delegado Guilherme Wondracek.
O prefeito disse não ver motivação clara para algum atentado.
Ação do Exército na fronteira apreende 40 toneladas de droga
Em operação feita para fiscalizar cerca de 17 mil km de fronteiras brasileiras, que terminou nesta quarta-feira, foram apreendidas 40 toneladas de droga que seguiriam para os grandes centros do País, como São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o Exército. Na mesma operação, denominada Ágata, realizada no ano passado pelas Forças Armadas em conjunto com os agentes governamentais, os militares apreenderam 19 toneladas.
O maior volume de apreensão ocorreu num trecho entre os municípios de Cabixi (MT) e Novo Mundo (MS), divisa com a Bolívia e o Paraguai. Numa única ação, as tropas militares e policiais encontraram 15 mil quilos de maconha num caminhão que havia passado pela fronteira e trafegava no município de Paranaíba (MS) com destino ao Estado de São Paulo. Na fronteira Oeste, ocorreu também a apreensão de 100 quilos de cocaína.
O maior volume de apreensão ocorreu num trecho entre os municípios de Cabixi (MT) e Novo Mundo (MS), divisa com a Bolívia e o Paraguai. Numa única ação, as tropas militares e policiais encontraram 15 mil quilos de maconha num caminhão que havia passado pela fronteira e trafegava no município de Paranaíba (MS) com destino ao Estado de São Paulo. Na fronteira Oeste, ocorreu também a apreensão de 100 quilos de cocaína.
Durante a ação, foram feitas 122.428 inspeções em veículos e 7.776 em embarcações. Mais de 20 mil pessoas foram revistadas. Os militares apreenderam 206 barcos, 126 automóveis e 28 armas. Nas áreas de floresta, a operação apreendeu 58 metros cúbicos de madeira de madeireiros ilegais.
A operação Ágata foi instituída por decreto da presidenta Dilma Rousseff em 2011, dentro do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF).
Terminal remoto já pode operar, aprova Anac
Cerca de 20 dias após a sua conclusão, o terminal remoto temporário, erguido no Aeroporto Internacional Pinto Martins, já pode entrar em operação. Depois de realizar análise técnica, na semana passada, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) deu parecer favorável, ontem, ao funcionamento da estrutura provisória. Apesar disso, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não tem uma data para que o equipamento entre em operação.
Com 1,2 mil m², a estrutura, também conhecida como "puxadinho", fica localizada ao lado do terminal de cargas, em frente ao novo pátio de aeronaves do Aeroporto. Com capacidade para 400 mil passageiros, o terminal deve ter sistema de ar condicionado, quatro portões de embarque, sanitários (inclusive para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida), cafeteria, revistaria, assentos e monitores do Sistema Informativo de Voos. A Infraero espera elevar a capacidade do Aeroporto para 6,9 milhões de passageiros/ano, atendendo à demanda prevista para este ano (6,8 milhões de pessoas). Orçado em R$ 1,79 milhão, o equipamento, projetado pela empresa Stand Show Locações e Eventos Ltda, ficará disponível por 90 dias, dando suporte ao Pinto Martins na Copa.
Fiscalização do MPF
Além da inspeção por parte da Anac, o novo equipamento também deverá ser fiscalizado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). A intenção do órgão é conhecer a estrutura do terminal temporário e analisar se a construção atenderá às necessidades dos passageiros durante à Copa. O equipamento precisou ser montado após a não conclusão das obras do Terminal de Passageiros do Aeroporto de responsabilidade do Consórcio CPM Novo Fortaleza. Agora, a estrutura deverá ficar apta a funcionar antes do início do Mundial de futebol.
Referência em solidariedade
Ministério da Saúde dá ao Distrito Federal o título de capital brasileira dos bancos de leite humano. Com 17,4 mil litros coletados pelas unidades públicas em 2013, Brasília é destaque mundial e única cidade autossuficiente na captação e no fornecimento
Brasília foi reconhecida como a capital brasileira dos bancos de leite humano. O governador Agnelo Queiroz recebeu ontem o título das mãos do ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro. No ano passado, funcionários das unidades públicas de saúde do DF coletaram 17,4 mil litros de leite materno, que atenderam 11 mil crianças. "Esse mérito é de muitos profissionais, mas principalmente das mães que, de forma solidária, consciente, num gesto de amor, ajudam a salvar vidas", comentou Agnelo Queiroz, após a cerimônia.
O Ministério da Saúde lançou ontem a campanha nacional de doação de leite humano. Este ano, o slogan da mobilização é Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe. A meta da pasta é aumentar em 15% o total de leite coletado no Brasil. O alimento recolhido só no Distrito Federal corresponde a 10% do volume acumulado em todo o país, que em 2013 foi de 174 mil litros. Brasília é a única cidade do mundo autossuficiente na captação e fornecimento de leite humano. A preocupação do Ministério da Saúde é que, no ano passado, houve uma redução do número de mulheres doadoras em território nacional: caiu de 179 mil para 159 mil voluntárias.
O governador Agnelo Queiroz pediu a mobilização das mulheres e lembrou que pequenos pacientes internados em UTIs são os grandes favorecidos pela doação. "As crianças prematuras cujas mães não podem amamentar são as principais beneficiadas por esse gesto", comentou. Ele também elogiou a mobilização dos profissionais de saúde do DF que atuam nessa área. "A rede trabalhou muito para obter esses resultados. São profissionais qualificados que trabalham com muita competência na coleta e no processamento de forma adequada, sem desperdícios, para manter o leite em perfeitas condições para o consumo do bebê", acrescentou.
Coleta
No Distrito Federal, existem hoje 15 bancos de leite humano. Desses, 10 fazem parte da estrutura da Secretaria de Saúde e dois são federais — o do Hospital Universitário de Brasília e o do Hospital das Forças Armadas. Além disso, três postos de coleta funcionam na rede privada.
A coordenadora do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, diz que o trabalho para consolidar a cidade nessa área começou desde a inauguração da capital. "Brasília, por exemplo, foi a primeira unidade da Federação a ter um alojamento conjunto para mães e bebês nas maternidades. É um trabalho de muitos anos", comenta.
Em 2012, o GDF investiu R$ 2 milhões em equipamentos, o que contribuiu para o resultado positivo. "Mas nosso grande trunfo é o quadro de profissionais apaixonados e militantes. Temos servidores com tempo para aposentadoria, mas que não deixam o trabalho porque gostam muito do que fazem", acrescenta Miriam Santos. Ela também atribui o título ao trabalho do Corpo de Bombeiros, que desde 1991 atua diretamente na coleta das doações de leite materno em todas as cidades do Distrito Federal.
Em maio do ano que vem, Brasília vai sediar o Congresso Mundial dos Bancos de Leite, com a presença de representantes de 24 países. No ano passado, no DF, o volume coletado cresceu 300 litros em comparação com os dados de 2012. De janeiro a abril deste ano, a Secretaria de Saúde recolheu 5,7 mil litros de leite de 1,8 mil doadoras.
Benefícios
O leite humano é considerado o alimento mais completo para o bebê porque contém proteínas, vitaminas, gordura, água e outros componentes fundamentais para o desenvolvimento do recém-nascido. De acordo com especialistas, o aleitamento materno é de suma importância para desenvolver a imunidade do bebê.
As mulheres com excesso de leite interessadas em fazer doações podem procurar os bancos de leite dos hospitais do DF ou ligar para o telefone 160, opção 4. Sob demanda, o Corpo de Bombeiros vai recolher em domicílio o leite coletado. Qualquer mulher saudável e em boas condições de saúde pode fazer doações.
Para doar
Basta procurar um banco de leite ou ligar para o telefone 160, opção 4. O Corpo de Bombeiros recolhe em domicílio o leito coletado.
Basta procurar um banco de leite ou ligar para o telefone 160, opção 4. O Corpo de Bombeiros recolhe em domicílio o leito coletado.
Secretaria de Turismo de Natal recebe Comando da Defesa da Aeronáutica para palestras preventivas
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde) promove amanhã (23), às 8h30, em seu auditório, que leva o nome do jornalista Hélio Cavalcanti, palestras preventivas a cargo do Comando da Defesa da Aeronáutica em Natal.
O público-alvo é composto por técnicos e estagiários da secretaria que irão atuar nos Centro de Atendimento aos Turistas, assim como bugueiros, guias e proprietários de barracas da praia. O teor das palestras é segurança na Copa do Mundo.
A equipe da Aeronáutica abordará temas como “Percepção de ameaças terroristas/ações criminosas”, “Esclarecimentos sobre produtos controlados” e “Defesa contra ameaças com produtos químicos, biológicos, nucleares e explosivos”.
Comandante Graco
A Assembleia Legislativa, numa sessão especial marcada para as 9h30 de hoje, entregará a Graco Magalhães Alves o título honorífico de Cidadão Norte Rio-Grandense. Aviador militar e civil, o comandante Graco, mineiro de São Lourenço, vive em Natal há quase setenta anos, aqui chegando tenente da FAB, no final de 1945. Chegou, namorou, casou, teve filhos, virou potiguar sem perder o sotaque e o jeitinho mineiro de ser gente. Gente da melhor estirpe. Ninguém é mais norte-rio-grandense do que Graco é. Chegando aos 92 anos de idade, mantém a postura firme de um cadete.
Em setembro de 2009, Graco Magalhães publicou um livro de memórias, Voar é preciso. O prefácio é do poeta Sanderson Negreiros, começando assim:
“Quem tiver a felicidade de ler este livro, encontrará a vida exultante de um grande homem. Não exerceu mandatos políticos, não perfilou a glória inaudita de nenhum heroísmo. Não ambicionou a meta exaustiva de nenhuma liderança. Não quis para si a fama oblíqua dos apressados e vaidosos, que sempre termina com o sol morrendo no ocaso. Aqui construiu-se um destino humano, evidenciado pela riqueza de um cotidiano que partia do chão de uma vida sem milagres para, quase diariamente, elevar-se aos céus, como piloto privilegiado que foi durante 50 anos.”
O ex-governador Aluízio Alves também opinou sobre o livro:
- No livro de Graco Magalhães não sabe o leitor o que é mais agradável: a reminiscência de colegas e amigos, através de toda uma longa carreira, a competência dos instrumentos de voo nos quais andamos sem nada saber deles; a lembrança de episódios, sobretudo políticos, a que assistiu, como a solução final da minha sucessão no Governo.
- Vale considerar também a diligência para cumprir tarefas e a discrição como o fazia. Quantas conversas não ouviu, e que, não guardadas em segredo, por algum tempo, poderiam criar situações desagradáveis. Graco é mineiro perfeito: discreto, colaborador, disposto ao trabalho.
Aluízio arremata:
- Com ele, andei cinco anos, sempre assim... sem inconveniências, às vezes colaborando na opinião sobre pessoas e fatos, com fidelidade e consciência.
Também estou metido no livro de Graco, escrevendo suas orelhas, o que me deixou muito ancho da vida, orgulhoso mesmo. Vestirei um paletó e irei à Assembleia para ver o amigo sendo homenageado na Casa do Povo. Transcrevo o finzinho da tal orelha que escrevi:
- Graco, cavalheiro pertencente à mais alta linhagem dos homens educados, distintamente corteses, conta suas memórias de aviador e de cidadão com simplicidade, elegância e emoção. Com poesia, sim: “Fomos poetas do céu e nas noites escuras, no nosso posto de comando, namorávamos estrelas, tínhamos colóquios com a lua e naqueles frios, escuros e apertados compartimentos alimentávamos sonhos de amor".
Sugestão sobre porte de armas tem grande repercussão nas redes sociais
A sugestão de que cidadãos devidamente habilitados sejam autorizados a portar armas (SUG 12/2014) — que foi apresentada por internautas no portal e-Cidadania e será discutida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) — está causando grande movimentação nas redes sociais.
A postagem publicada no Facebook pelo perfil Notícias do Senado sobre o assunto já foi compartilhado quase 17 mil vezes, tendo recebido quase 4 mil curtidas e mais de 800 comentários. Ao todo, já passou pela "página inicial" de mais de 2 milhões de pessoas, o que na linguagem do Facebook é chamado de "alcance".
Com toda essa repercussão, a matéria sobre a sugestão, publicada pela Agência Senado, já teve mais de 53 mil visualizações – tornando-se a mais lida do ano.
Após debate na CDH , a sugestão deverá ser transformada em projeto de lei e começar a tramitar normalmente.
Segurança
A postagem publicada no Facebook pelo perfil Notícias do Senado sobre o assunto já foi compartilhado quase 17 mil vezes, tendo recebido quase 4 mil curtidas e mais de 800 comentários. Ao todo, já passou pela "página inicial" de mais de 2 milhões de pessoas, o que na linguagem do Facebook é chamado de "alcance".
Com toda essa repercussão, a matéria sobre a sugestão, publicada pela Agência Senado, já teve mais de 53 mil visualizações – tornando-se a mais lida do ano.
Após debate na CDH , a sugestão deverá ser transformada em projeto de lei e começar a tramitar normalmente.
Segurança
Há poucos dias, outra matéria, também sobre o tema segurança, atraiu a atenção dos internautas. O texto tratava da enquete promovida pelo site do Senado a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que reorganiza as forças policiais extinguindo o seu caráter militar e determinando que atuem tanto no policiamento ostensivo quanto nas investigações dos crimes.
O post divulgado pela página Notícias do Senado no Facebook no dia 7 de maio teve mais de 4 mil compartilhamentos e mais de 500 comentários de internautas manifestando sua opinião sobre o tema.
Participação popular
No site e-Cidadania, é possível apresentar ideias de projetos de lei e de audiências públicas e votar nas que foram apresentadas. As sugestões de projetos que atingem 20 mil votos favoráveis na internet são encaminhadas à CDH para iniciarem a tramitação formal. As sugestões de audiências que têm pelo menos 10 mil manifestações de apoio são encaminhadas para a comissão mais pertinente para a análise do assunto. Até agora, outras duas ideias de projetos já atingiram esse patamar: uma sobre a legalização da maconha e outra sobre a regulamentação do marketing multinível. Várias sugestões estão abertas aqui.
O post divulgado pela página Notícias do Senado no Facebook no dia 7 de maio teve mais de 4 mil compartilhamentos e mais de 500 comentários de internautas manifestando sua opinião sobre o tema.
Participação popular
No site e-Cidadania, é possível apresentar ideias de projetos de lei e de audiências públicas e votar nas que foram apresentadas. As sugestões de projetos que atingem 20 mil votos favoráveis na internet são encaminhadas à CDH para iniciarem a tramitação formal. As sugestões de audiências que têm pelo menos 10 mil manifestações de apoio são encaminhadas para a comissão mais pertinente para a análise do assunto. Até agora, outras duas ideias de projetos já atingiram esse patamar: uma sobre a legalização da maconha e outra sobre a regulamentação do marketing multinível. Várias sugestões estão abertas aqui.
Bolsistas representam o País no Pentatlo Moderno
Brasileiro encaram Mundial Júnior, na Polônia. Todos os atletas recebem apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta
Depois do Campeonato Mundial Jovem de Pentatlo Moderno, a nova geração da modalidade se prepara para um novo desafio. Desde terça-feira (20), os brasileiros Bianca Cavalcanti (19 anos), Stephany Saraiva (19), Felipe Nascimento (20) e William Muinhos (20) encaram o Mundial Júnior no vilarejo de Drzonków, na Polônia. Todos os atletas recebem o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.
Disputam o Mundial cerca de 150 pentatletas, de 30 países, com idade de até 21 anos. As disputas individuais começam nesta quinta-feira (22), com a fase classificatória feminina.
“Essa é mais uma competição importante, ainda mais para nós meninas que ainda não conseguimos uma final nesse mundial. Estamos indo em busca dessa vaga”, explicou a bolsista Bianca. “Espero melhorar meu tempo sempre e estar entre as 36 da categoria”, completou.
Os quatro brasileiros que estão no Mundial Júnior da Polônia foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, no Complexo Esportivo de Deodoro, em São Paulo, e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Bianca e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).
Stephany também torce por um bom desempenho na Polônia. A carioca, que não pode comemorar o aniversário em casa, também passou por treinos intensos antes da competição. “Poder estar em uma competição no dia do meu aniversário é um grande presente. Apesar de ter passado esse dia sem minha família e amigos, eles mandaram do Brasil vibrações positivas”, diz a pentatleta.
Jovens experientes
Enquanto as duas brasileiras na disputa feminina do Mundial Júnior da Polônia estão estreando na categoria em 2014, entre os homens a situação é outra. Felipe Nascimento e William Muinhos já são veteranos quando o assunto é o torneio. Os dois, inclusive, já participavam de competições Júnior mesmo antes de serem oficialmente da categoria. A estreia deles no Mundial foi com 18 anos, em 2011.
Já é o quarto Mundial Júnior seguido que eles participam. Com tamanha bagagem, deu tempo, inclusive, de fazer história para o Brasil no torneio. O bolsista William é dono de três dessas marcas. Em sua primeira participação na competição, em 2011, na Argentina, o carioca se tornou o primeiro pentatleta brasileiro a avançar a uma final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno.
No ano passado, ao lado de Felipe, ele conquistou mais duas façanhas. Na ocasião, em Székesfehérvár, na Hungria, William também disputou a final, fazendo com que, pela primeira vez, o Brasil tivesse dois finalistas na disputa masculina de um mundial da modalidade. Na ocasião, ele também se tornou o dono do recorde mundial Júnior de série de tiro do evento combinado de tiro a laser e corrida. A inédita marca de cinco acertos no alvo em oito segundos ainda é dele.
“Mais uma vez espero ir para a final e conseguir um resultado melhor do que o meu 21º lugar na Argentina em 2011. Treinei bem para isso e sei que uma boa performance está à vista. A Polônia tem ótima estrutura para sediar uma competição deste porte e isso vai nos ajudar”, avalia William, que foi o 30º no último Mundial Júnior.
Felipe também está bem empolgado na Polônia. O pernambucano vem conquistando resultados expressivos até na categoria Sênior do Pentatlo Moderno. No último Sul-Americano, conquistou a prata, nos Jogos Sul-Americanos deste ano, em março, no Chile, foi o grande campeão, e há um mês liderou o pódio da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Inverno.
“Este ano está sendo bem puxado, mas estou satisfeito com meus resultados até agora, o que me incentiva ainda mais a me sair bem nesse mundial. O Brasileiro de Inverno foi a primeira vez que fiquei em primeiro lugar na categoria Sênior de um Campeonato Brasileiro, feito que venho buscando a um bom tempo já. Gostei muito”, o pernambucano relembra da conquista.
Assim como William, Felipe entra em ação no Mundial da Polônia na sexta na fase classificatória masculina. No ótimo 27º lugar no ranking mundial da categoria, ele espera ir muito além da 35ª posição do ano passado. “Espero garantir uma vaga na final e lá ficar entre os 15 primeiros colocados”, projeta.
Alcântara sedia encontro que discute atividade espacial no País
Participantes do setor espacial devem analisar o cronograma de lançamentos previstos para este ano
Até sexta-feira (23), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, sedia a primeira reunião do ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL1/ 2014). A atividade, iniciada na segunda-feira (19), reúne representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dos institutos de Aeronáutica e Espaço (IAE), de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), de Natal (RN). O grupo discute os próximos passos da atividade espacial no País.
O encontro reúne integrantes do setor espacial, que devem analisar o cronograma de lançamentos previstos para este ano, além de 2015 e 2016. Serão tratados durante a GIL1/2014 o estágio atual de desenvolvimento dos foguetes de satelitização VLS-1 e Cyclone 4, capazes de enviar satélites ao espaço a partir de Alcântara, e os seus lançamentos futuros.
Dois lançamentos importantes para o ano, dentro do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), devem ganhar destaque: o lançamento do foguete suborbital VS-40, para testes de sistemas do Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), no CLBI, e do foguete VS-30, a ser lançado no CLA, na Operação Raposa, que realizará testes do motor à propelente líquido, desenvolvido pelo IAE.
O Programa Microgravidade, que utiliza os foguetes suborbitais VSB-30 como veículo para levar experimentos embarcados para testes em ambiente de microgravidade, com previsão de lançamentos no Brasil e na Europa, além do projeto Foguete de Treinamento (FogTrein), com os lançamentos dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB) e Intermediário (FTI), cujo objetivo é manter a operacionalidade dos centros de lançamentos, também fazem parte da pauta de reunião.
A atual situação das obras de apoio ao lançamento do VLS-1 no CLA é outro item em discussão. O grupo vai elaborar um relatório com conclusões e recomendações visando a orientar as ações do país na área espacial em médio prazo.
O GIL é regulado pela ICA- 60-1, que prevê a realização de até três reuniões anuais para discutir, dar encaminhamentos e propor soluções para o andamento da atividade espacial no Brasil.
Base Aérea de Fortaleza entrega livros livros arrecadados
Campanha Força Amiga tem como objetivo incentivar a leitura infantil e contribuir com a educação de crianças e adolescentes
A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) realizou, esta semana, a entrega de 250 livros infantis, além de brinquedos arrecadados na campanha “Força Amiga”. A Instituição Casa Menino Jesus, entidade beneficente que acolhe crianças e adolescentes carentes acometidos de câncer e suas respectivas mães e acompanhantes procedentes do interior do Ceará, foi a beneficiada da campanha. O evento contou com a participação da Banda de Música da BAFZ e do Comandante do EP, Major Aviador Rivanildo Bezerra Freitas.
Para a diretora da Instituição, irmã Zelita Xavier, o dia foi de festa. “Esse é um momento de muita felicidade para quem está com o coração tão dolorido. A música nos alegra muito e, com certeza, os livros também ajudarão nossos visitantes”, disse.
O garoto Francisco Evenilson Santos Oliveira, de 7 anos, que faz tratamento contra leucemia, tem planos em relação aos livros. “Meu sonho é aprender a ler. Vou começar a estudar logo depois do fim do tratamento”, contou. Para sua mãe, Valdênia Santos, os livros serão de grande valia. “Ler ajuda as pessoas que estão aqui a passar o tempo, a sonhar.”
A campanha é uma ação social do projeto Força Amiga desenvolvida pela Base Aérea de Fortaleza, que tem como objetivo incentivar a leitura infantil, contribuindo com a educação e uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes, por meio de ações solidárias e práticas de cidadania.
A iniciativa foi coordenada pela Seção de Serviço Social da BAFZ. Para a Tenente Assistente Social Carolina Maria Paixão Araújo, a ação reforça o compromisso da Organização Militar com a Responsabilidade Social. “Esta ação mostra o papel do ser humano na sociedade enquanto cidadão, da ajuda mútua, da responsabilidade que temos com aqueles que necessitam não só de meios materiais, mas de atenção e uma palavra amiga”, destacou.
Exército simula operações extremas que podem ocorrer na Copa
Cerca de 3 mil militares participaram das atividades em Brasília. O mesmo grupo estará de prontidão durante evento
Terminaram as simulações do Exército Brasileiro, de situações extremas que podem ocorrer na Copa do Mundo 2014. A atividade ocorreu em Brasília. Durante cinco dias, cerca de 3 mil militares praticaram operações de prevenção e combate ao terrorismo, fiscalização de explosivos, segurança nos locais de hospedagem das delegações, patrulhamento ostensivo, entre outras. O grupo, que despertou a curiosidade de moradores da capital federal, utilizou ainda cães, cavalos e mais de 400 viaturas blindadas.
Participaram da simulação, batizada de Operação Planalto 8, militares do Distrito Federal, de Goiás, de Tocantins e da região do Triângulo Mineiro. O mesmo grupo estará de prontidão em pontos estratégicos de Brasília até o final da Copa. O Comando Militar do Planalto (CMP) do Exército Brasileiro é o responsável pela coordenação das ações de defesa associadas aos eventos em Brasília.
As ações foram executadas nas áreas de contraterrorismo, comando e controle, defesa aeroespacial, defesa da área lacustre, defesa cibernética, defesa de estruturas estratégicas, emprego de helicópteros, fiscalização de explosivos, forças de contingência e defesa química, biológica, radiológica e nuclear.
A segurança da Copa do Mundo é dividida em três eixos. O Exército está envolvido no chamado Eixo Defesa, que envolve também Marinha e Aeronáutica. Os outros dois são o de Segurança (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, que inclui os órgãos de segurança) e de Inteligência (Agência Brasileira de Inteligência e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República).
Após um dia internada, mãe de Dilma recebe alta hospitalar
Dilma Jane havia sido hospitalizada após um mal-estar. Ela está no Palácio da Alvorada
A mãe da presidente Dilma Rousseff, Dilma Jane, recebeu alta, nesta quinta-feira (22), do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde estava internada desde quarta-feira.
Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, ela está no Palácio da Alvorada. Dilma Jane tem 90 anos e foi internada após um mal-estar. A secretaria de imprensa não deu detalhes do diagnóstico.
Dilma passou pelo Alvorada ao chegar em Brasília, após um compromisso em Anápolis (GO).
Depois seguiu para o Palácio do Planalto a fim de cumprir a agenda do dia. Ela terá encontro com empresários do Fórum Nacional da Indústria, que deverá ser o último compromisso do dia.
Painel
Terminal
As seleções e autoridades chegarão no Brasil pelas bases militares dos Estados e serão escoltadas até seus hotéis pelas Forças Armadas, que também farão a segurança desses locais.
Demanda doméstica por transporte aéreo no país cresce 8,2% em abril
A demanda doméstica por transporte aéreo cresceu 8,2% em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que computou dados das companhias TAM, Gol, Azul e Avianca.
Segundo a associação, a taxa média de ocupação alcançou 79,5%, com 6,4 milhões de passageiros embarcados em abril, o que representou aumento de 2,2% em relação ao ano passado. Em 2014, cerca de 27,3 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos e internacionais nas companhias que integram a Abear. Já a oferta doméstica apresentou redução de 1,6% na mesma comparação.
De acordo com a associação, entre os motivos que explicam o crescimento da demanda está a antecipação de datas de feiras, congressos e convenções devido à Copa do Mundo. “Esses consumidores representam cerca de 3/4 dos passageiros no dia a dia da atividade. Acreditamos que haverá uma forte retração desse público durante a Copa do Mundo. E que eles serão substituídos parcialmente pelos torcedores e profissionais que estarão envolvidos com o evento”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
No mercado internacional, a demanda cresceu 5,7% em abril, enquanto a oferta apresentou queda de 4%. O número de passageiros embarcados nos voos internacionais chegou a 376 mil em abril, valor 3,1% superior ao mesmo mês do ano passado.
O presidente da Abear disse que as companhias aéreas nacionais estão preparadas para a Copa do Mundo. Nos dias de jogos, segundo Sanovicz, haverá 67 mil voos para as cidades-sede, um aumento de 31% no volume de operações em comparação com a malha aérea regular. A oferta alcançará 7,2 milhões de assentos. Ao todo serão 500 aeronaves voando pelo país.
Para os torcedores que vão utilizar o transporte aéreo durante a Copa do Mundo, o presidente da Abear alerta para que tentem comparar suas passagens com antecedência em relação ao horário de partida, como precaução, e que também saiam com antecedência de casa para o aeroporto para evitar problemas com o trânsito.
A associação criou um guia do passageiro com dicas e orientações para quem vai viajar de avião, com recomendações sobre a compra da passagem até a saída do aeroporto no Brasil. O guia está disponível no endereço www.abear.com.br.
Segundo a associação, a taxa média de ocupação alcançou 79,5%, com 6,4 milhões de passageiros embarcados em abril, o que representou aumento de 2,2% em relação ao ano passado. Em 2014, cerca de 27,3 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos e internacionais nas companhias que integram a Abear. Já a oferta doméstica apresentou redução de 1,6% na mesma comparação.
De acordo com a associação, entre os motivos que explicam o crescimento da demanda está a antecipação de datas de feiras, congressos e convenções devido à Copa do Mundo. “Esses consumidores representam cerca de 3/4 dos passageiros no dia a dia da atividade. Acreditamos que haverá uma forte retração desse público durante a Copa do Mundo. E que eles serão substituídos parcialmente pelos torcedores e profissionais que estarão envolvidos com o evento”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.
No mercado internacional, a demanda cresceu 5,7% em abril, enquanto a oferta apresentou queda de 4%. O número de passageiros embarcados nos voos internacionais chegou a 376 mil em abril, valor 3,1% superior ao mesmo mês do ano passado.
O presidente da Abear disse que as companhias aéreas nacionais estão preparadas para a Copa do Mundo. Nos dias de jogos, segundo Sanovicz, haverá 67 mil voos para as cidades-sede, um aumento de 31% no volume de operações em comparação com a malha aérea regular. A oferta alcançará 7,2 milhões de assentos. Ao todo serão 500 aeronaves voando pelo país.
Para os torcedores que vão utilizar o transporte aéreo durante a Copa do Mundo, o presidente da Abear alerta para que tentem comparar suas passagens com antecedência em relação ao horário de partida, como precaução, e que também saiam com antecedência de casa para o aeroporto para evitar problemas com o trânsito.
A associação criou um guia do passageiro com dicas e orientações para quem vai viajar de avião, com recomendações sobre a compra da passagem até a saída do aeroporto no Brasil. O guia está disponível no endereço www.abear.com.br.
A TRIBUNA (MATO GROSSO)
Direto de Brasília
DEFESA
A inauguração do hangar para montagem final do avião KC-390, pela Embraer junto com a FAB, mostra uma revolução na indústria da defesa nacional. Ponto para a presidente Dilma, que priorizou o projeto.
A inauguração do hangar para montagem final do avião KC-390, pela Embraer junto com a FAB, mostra uma revolução na indústria da defesa nacional. Ponto para a presidente Dilma, que priorizou o projeto.
ÚLTIMO INSTANTE
Alstom inaugura Centro Global de Tecnologia Hidrelétrica na AL
PORTAL BONDE
Universidades brasileiras adotam programa anti-plágio
Utilizado em 35 instituições do país, software identifica cópias em textos acadêmicos
É muito comum universitários plagiarem trabalhos acadêmicos para obterem bons resultados na faculdade. E a preocupação com possíveis plágios levou diversas universidades brasileiras a adotarem softwares que apontam cópias.
Por meio do programa, é possível cruzar o texto com artigos da internet, com um banco próprio de arquivos acadêmicos e com trabalhos de colegas, com o objetivo de identificar cópias em pesquisas de pós-graduação e trabalhos da graduação.
Atualmente o software mais utilizado nas universidades é o Turnitin, 35 instituições do país adotaram a ferramenta. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), são duas das instituições que já utilizam o programa. Na Unesp já vem sendo usado há cerca de três anos, o programa está disponível a todos os professores da universidade, que paga uma licença anual de R$ 18 mil.
O Turnitin tem contratos com faculdades e editoras em mais de cem países. Mais de 95% das universidades da Inglaterra usam a ferramenta.
A REDE (PARANÁ)
Família de empresário continua buscas por avião desaparecido
Familiares de Daniel Martins Alves, diretor do Hospital Doutor Feitosa, foram até o Pará para continuar as buscas pelo empresário.
A família do piloto Daniel Martins Alves, desaparecido há 92 dias, foi até o Pará para fazer buscas por conta própria na região. Daniel era diretor de um Hospital Doutor Feitosa em Telêmaco Borba e desapareceu quando viaja em um mono motor da cidade Novo Progresso, no Pará, para o município de Rondonópolis, no Mato Grosso.
Depois que a Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou as buscas por Daniel, a família decidiu ir até o local do desaparecimento buscar pistas do empresário. Para André Miguel Sidor Coraiola, cunhado de Daniel, a família precisava “ter uma resposta visual” da situação. “Demos uma chance a nós mesmos de ir até o local. Nós queremos acreditar que ele esteja vivo”, revela André.
Suspeita é de acidente
Por se tratar de uma área com mata extremamente fechada, as possibilidades apontadas pelos especialistas é que o piloto tenha enfrentado condições climáticas adversas e um acidente aéreo tenha acontecido. Os familiares de Daniel foram para o Pará no último dia 10 e ficaram na área por quatro dias – a família não descarta as possibilidades de sequestro aéreo.
Índios ajudarão na busca
No local do sumiço do monomotor, os familiares de Daniel fizeram contato com um Instituto Kabu, que cuida da reserva ambiental da localidade. Segundo André, os índios também ajudaram nas buscas – já que a mata é muito fechada e não é possível visualizar quase nada. “Nós fizemos voos pelo local mas é impossível encontrar ou visualizar alguma coisa. Por isso a ajuda dos indígenas do local é impossível”, explicou André.
CONJUR.COM.BR
Constituição dá à Justiça Militar poder de julgar civis, diz ministra
A vice-presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha, defendeu a constitucionalidade da competência da Justiça Militar para julgar civis. Segundo ela, a Justiça Militar da União decide sobre crimes militares praticados tanto por civis quanto por membros da corporação contra as Forças Armadas e instituições militares.
A ministra acrescentou que “isso está muito claro dentro do artigo constitucional que fala que compete à Justiça Militar da União processar e julgar os crimes militares com base no que dispões a lei. E a lei a que se refere a Constituição é o Código Penal Militar”. Ela tratou do assunto no terceiro dia debates do X Encontro de Magistrados da Justiça Militar da União, iniciado nesta terça-feira (20/5) e com fim previsto para esta sexta-feira (23/5).
Para Maria Elizabeth, a controvérsia vem do fato de a lei atual prever que o julgamento de crimes na Justiça Militar da União deve ser feito por um Conselho de Justiça, composto por um juiz civil e quatro militares. A tendência, no entanto, é dispensar esse conselho no julgamento de civis que cometam crimes militares.
A polêmica se intensificou quando algumas ações que questionam a competência chegaram ao Supremo Tribunal Federal. O assunto ainda não foi definido em caráter definitivo. Recentemente, no entanto, ao analisar um pedido de Habeas Corpus impetrado pela Defensoria Pública da União, a corte se posicionou a favor do julgamento de civis na primeira instância da JMU, desde que feito monocraticamente pelo juiz civil, o juiz-auditor.
Ainda de acordo com a ministra, apesar de não haver necessidade de mudança de lei para a primeira instância da JMU passar a julgar civis monocraticamente — bastando que o STF se posicione nesse sentido — o ideal é que haja uma alteração legislativa. Nesse caso, o STM deve elaborar um projeto e encaminhar ao Congresso para aprovação.
PORTAL BONDE
Receita apreende caminhão com R$ 66 mil em brinquedos no Paraná
No início da tarde desta quinta-feira (22), servidores da Receita Federal, com o apoio do BPFron, em trabalhos realizados na praça de pedágio situada em São Miguel do Iguaçu (oeste do Paraná), realizaram a apreensão de um caminhão-baú que continha grande quantidade de brinquedos ocultos. Também foi realizada a apreensão de drogas. A ação faz parte da operação Ágata.
Por volta das 13h, a equipe de servidores realizou a abordagem de um caminhão Mercedes Benz/L 1618 com placa de Ampére/PR. Ao ser indagado sobre a carga contida no caminhão, o motorista informou aos servidores que transportava verduras.
Os servidores fizeram então uma verificação minuciosa no veículo, sendo constatada a existência de grande quantidade de brinquedos contrabandeados, estimados em R$ 66 mil, que estavam alojados embaixo da carga legal, de verduras. A bordo do caminhão estavam o motorista e um ajudante, que foram liberados após a devida identificação e o registro dos fatos, informações que embasarão o encaminhamento de representação penal ao Ministério Público.
O caminhão foi levado à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para fins de contagem e valoração das mercadorias e a elaboração dos respectivos autos de infração visando à aplicação da pena de perdimento.
Em seguida, por volta das 13h30, servidores da Receita Federal fizeram a abordagem de um ônibus intermunicipal que fazia a linha Foz do Iguaçu/PR – São Miguel do Iguaçu/PR. Com o auxílio dos cães farejadores da Receita Federal, os servidores realizaram a apreensão de 4,3 quilos de maconha, 160 gramas de haxixe e 0,5 gramas de semente de maconha. A droga foi encontrada em posse de um homem, maior, que estava com os entorpecentes presos ao corpo.
O proprietário do entorpecente foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu/PR, para autuação do flagrante delito, local para onde também foi encaminhada a droga.
Os servidores fizeram então uma verificação minuciosa no veículo, sendo constatada a existência de grande quantidade de brinquedos contrabandeados, estimados em R$ 66 mil, que estavam alojados embaixo da carga legal, de verduras. A bordo do caminhão estavam o motorista e um ajudante, que foram liberados após a devida identificação e o registro dos fatos, informações que embasarão o encaminhamento de representação penal ao Ministério Público.
O caminhão foi levado à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para fins de contagem e valoração das mercadorias e a elaboração dos respectivos autos de infração visando à aplicação da pena de perdimento.
Em seguida, por volta das 13h30, servidores da Receita Federal fizeram a abordagem de um ônibus intermunicipal que fazia a linha Foz do Iguaçu/PR – São Miguel do Iguaçu/PR. Com o auxílio dos cães farejadores da Receita Federal, os servidores realizaram a apreensão de 4,3 quilos de maconha, 160 gramas de haxixe e 0,5 gramas de semente de maconha. A droga foi encontrada em posse de um homem, maior, que estava com os entorpecentes presos ao corpo.
O proprietário do entorpecente foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu/PR, para autuação do flagrante delito, local para onde também foi encaminhada a droga.
CORREIO 24 HORAS
Coluna Esplanada
Segurança aérea
Com a farra de drones pilotados como brinquedos por civis, o deputado Otávio Leite quer que a pilotagem seja restrita as Forças Armadas. Apresentou projeto 5942/13.
Leia também: