|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 27/04/2014

“Foi uma honra”, diz homem de MS que fez segurança de João Paulo II ...


Militar chegou a ser o responsável por testar a blindagem do papa-móvel. Ele ganhou um chaveiro das mãos do pontífice, que guarda até hoje ...

Imagem



Um chaveiro dourado com a imagem do Papa João Paulo II é a única recordação material que o militar aposentado de Campo Grande Jordão Abreu da Silva Junior, 62 anos, tem do contato com o pontífice. Silva Junior pertencia à Aeronáutica quando foi escolhido para testar a blindagem do papa-móvel, fazer o transporte das bagagens e a segurança pessoal do então líder da Igreja Católica durante visitas ao Brasil ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


“Foi uma honra”, diz homem de MS que fez segurança de João Paulo II


Militar chegou a ser o responsável por testar a blindagem do papa-móvel. Ele ganhou um chaveiro das mãos do pontífice, que guarda até hoje.

ImagemUm chaveiro dourado com a imagem do Papa João Paulo II é a única recordação material que o militar aposentado de Campo Grande Jordão Abreu da Silva Junior, 62 anos, tem do contato com o pontífice. Silva Junior pertencia à Aeronáutica quando foi escolhido para testar a blindagem do papa-móvel, fazer o transporte das bagagens e a segurança pessoal do então líder da Igreja Católica durante visitas ao Brasil. 
O objeto não é raro, tanto é que o militar recebeu uma porção deles e os distribuiu aos parentes. O que o torna inestimável é o fato de ter sido oferecido pelo próprio sucessor de Pedro, conforme a crença da Igreja Católica.
"Foi uma benção mesmo eu receber das mãos dele vários chaveiros deste e uma honra ter feito a segurança de um santo que esteve entre nós", afirmou ao G1. Às vésperas da canonização de Karol Wojtyla, marcada para este domingo (27), o militar relembra momentos que define como únicos lado a lado com o santo.
Na primeira viagem do Papa ao Brasil, em 1980, Silva Junior morava em Salvador (BA). Ele conta que na ocasião tinha a responsabilidade de vistoriar os locais que o pontífice frequentaria e verificar se as comidas e bebidas oferecidas ao Papa estavam contaminadas.
"Tomei o café que o Papa tomou, para garantir que a bebida estava normal", recorda, em tom de brincadeira. Apesar da função próxima ao Padre Santo, o militar afirma que o contato era distante e restrito. Foi nessa ocasião que recebeu o presente das mãos do sucessor de Pedro.
O que Silva Junior não imaginava era que essa situação se repetiria 11 anos mais tarde, na segunda visita de João Paulo II ao país, desta vez em Campo Grande, quando foi escolhido para compor a linha de frente da segurança do pontífice. "Minha vida se entrelaçou duas vezes com a vida do Papa João Paulo II. Na primeira, o contato foi por mais tempo, mas na segunda, em 1991, foi mais próximo, apesar de mais rápido", lembra.
Dentre as características do Papa citadas pelo militar estão o carisma e a santidade, qualidades tornavam o trabalho de Silva mais difícil por conta da proximidade que João Paulo II tinha com o povo.
"Ele era muito aberto ao contato dos fiéis e era teimoso, por isso era difícil de segurá-lo. Fugia ao protocolo de segurança, mas foi isso que o fez ser tão especial. Todas as pessoas que chegavam perto dele se emocionavam. Sentíamos a superioridade daquele homem. A alegria era tão grande que o riso não era suficiente e as pessoas choravam de alegria", recorda.
Silva Junior está feliz com a canonização. "O tempo é muito pequeno entre a morte dele [Papa] e a canonização em relação ao Padre Anchienta, por exemplo. Mas acho progressista da parte da igreja reconhecer em pouco tempo", pondera. O militar diz que pretende acompanhar a cerimônia pela televisão.
Solenidade
O Papa João Paulo II será canonizado apenas nove anos após sua morte, em 2005. Em 2011, a beatificação de João Paulo II, feita por Bento XVI. O segundo milagre atribuído ao polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, foi reconhecido pelo Vaticano em julho do ano passado. A cerimônia de canonização terá os mesmos moldes de uma missa e será mais simples, sóbria e sem extravagâncias, segundo o Vaticano.

FAB localiza parte de corpo em destroços de avião que caiu no Pará


Força Aérea Brasileira diz que corpo pode ser de 3ª vítima do acidente. Trabalho de resgate foi interrompido, mas retorna no domingo.

A Força Aérea Brasileira informou que parte de um corpo que pode ser da terceira vítima do acidente com um bimotor em Jacareacanga foi encontrada durante a operação de resgate na tarde deste sábado (26). A aeronave desapareceu após sair de Itaituba com 5 pessoas a bordo, e foi encontrado no último dia 22.
Ainda de acordo com a FAB, não há como confirmar se este corpo é de um terceiro ocupante do avião, ou se pertence a uma das duas vítimas já localizadas na cabine do avião. A operação de resgate foi interrompida neste sábado, mas deve ser retomada na manhã deste domingo (27), desde que as condições do tempo favoreçam o trabalho da equipe.
A Força Aérea informou ainda que familiares das vítimas afirmaram que um trator de empresas locais poderia ajudar na operação, o que poderia acelerar a remoção dos corpos, mas devido à dificuldade de acesso pela região ser de mata fechada, a FAB afirma que seria necessário derrubar a floresta ao redor, o que só poderá ser feito com autorização de órgãos ambientais
A aeronave fez o último contato com a torre cerca de uma hora e vinte minutos após a decolagem. A causa do acidente está sendo investigada pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Segundo a FAB, a missão de resgate durou 35 dias e envolveu 50 militares. A FAB contabilizou mais de 230 horas de voo e a área coberta ultrapassou a 28 mil km² sobrevoados, equivalente a 5 vezes o território do Distrito Federal, utilizando um helicóptero H-60 Black Hawk, aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha e SC-105 Amazonas, além da aeronave de patrulha P-3 AM.
O mau tempo na região, especialmente a formação de nevoeiros, a cheia no Rio Tapajós e a vegetação dificultaram os trabalhos.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Lançamento de drone desenvolvido em Portugal dá errado e vira piada na internet



O lançamento do primeiro drone produzido com tecnologia totalmente desenvolvida em Portugal acabou virando piada na internet. A decolagem do AR4 Light Ray, feita durante uma exibição para a imprensa, terminou com a aeronave caindo no mar, poucos metros depois de ser lançada por um membro do exército português.
Segundo as autoridades militares, o motivo do fracasso foi um problema no lançamento do avião não tripulado. Pouco depois do ocorrido, o drone fez uma nova decolagem, desta vez bem sucedida. Mas o estrago já estava feito e as imagens do avião mergulhando no mar ganharam milhões de visualizações na internet. A apresentação, que visava mostrar os avanços tecnológicos de Portugal, acabou reforçando uma imagem pouco lisonjeira sobre os lusitanos.
O incidente não intimidou o Ministro da Defesa Nacional José Pedro Aguiar-Branco, que estava presente na ocasião e aproveitou para destacar a importância dos treinamentos para evitar novas falhas.


JORNAL ZERO HORA


Sua segurança :: Humberto Trezzi



A marcha para a fronteira
Impressionante a lucidez com que o general Villas Bôas aborda o papel das Forças Armadas na região de fronteira. Essa nova face militar, mais aberta e entrosada com o mundo civil, é a tônica nos quartéis felizmente. Em 2011, mais de 500 militares e estrategistas civis brasileiros se reuniram várias vezes para traçar o Livro Branco da Defesa Nacional, um compêndio destinado a radiografar as Forças brasileiras e explicitar quais são os seus planos. Dos encontros, realizados em diversas capitais, saíram algumas diretrizes para o século 21. A decisão estava tomada: rumo ao oeste, guarnecer fronteiras. Veja as que dizem respeito à Amazônia:
1 - Incorporação de 59 mil militares, que se somariam aos 210 mil existentes. Os primeiros 8,3 mil soldados seriam incorporados em até quatro anos. A prioridade em contingente seria a Amazônia.
2 - Criação de 28 novos postos de fronteira na região amazônica, cada um deles com 50 integrantes, para se somar aos 21 pelotões existentes. Isso já está em andamento. Criação de uma brigada do Exército em Manaus (AM). Aumento do efetivo na Amazônia, passando de 25 mil para 49 mil militares.
Pois tudo está em andamento, inclusive na Amazônia. O general Villas Bôas diz que já estão lá 30 mil militares e acredita que chegarão a 40 mil, em 15 anos. A Marinha criou flotilhas de patrulhamento de rios. A FAB transferiu helicópteros para a região e montou o Batalhão Pantera. Manaus ganhou base de caças e de helicópteros, incluindo os modernos Blackhawk.
Quando jovem, me apresentei para o serviço militar em Cruz Alta. Lá ficava o 17º Batalhão de Infantaria. Pois hoje essa prestigiada unidade fica em Tefé (AM). É a marcha para o oeste, desde os anos 80.
________________________________________
Da selva para a Copa
Gaúcho de Cruz Alta, o general Villas Bôas troca, na próxima terça, Manaus por Brasília, onde assume o Comando de Operações Terrestres e tem como primeiro desafio a segurança do Mundial.
São 11 mil quilômetros de fronteira com oito paí- ses, três dos quais os maiores produtores de cocaína do mundo. Perto de 5 milhões de quilômetros quadrados abrigam recursos naturais e biodiversidade. Áreas acessíveis apenas por água, outras somente por ar e algumas impossíveis de acessar. Tensões permanentes envolvendo indígenas, fazendeiros, madeireiros, garimpeiros e ambientalistas.
Some-se a esse cenário a fraca presença do Estado, enormes vazios populacionais e uma estrutura de segurança dependente do fator humano e se tem uma ideia do tamanho da responsabilidade de estar à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA).
Quem desenha o quadro acima é o general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, 62 anos, há dois anos e oito meses no cargo. Gaúcho de Cruz Alta e torcedor do colorado, o militar lembra com afeto a infância no noroeste do Estado, onde viveu até os 14 anos entre fazendas e plantações de soja da família. Mas se inflama feito um nativo ao falar do território onde atuou nove anos como militar, entre idas e vindas em diferentes postos. Com esse histórico, considera-se "meio amazônico", embora mencione mais de uma vez que toma chimarrão em seu gabinete, em Manaus, enquanto conversa, por telefone, com Zero Hora.
Os pertences pessoais já haviam sido despachados por alguma balsa a caminho de Brasília – a deterioração da BR-319 deixou a capital do Amazonas sem ligação por terra com o restante do país a partir de 1988 –, quando Villas Bôas fez um balanço crítico do que viu na Amazônia antes de assumir o novo desafio, no Comando de Operações Terrestres, tendo como primeira missão a segurança da Copa do Mundo. A cerimônia de posse foi realizada no começo de abril, mas o desligamento do CMA ocorre só na próxima terça-feira. A comparação da Amazônia com uma colônia é a mais forte de suas declarações, fato que ele atribui não a um ou outro governo, mas ao que chama de "processo histórico".
Papel de mediador em momentos de tensão
O vazio institucional é outro ponto marcante no discurso do general, que se vale da dura que levou de um caboclo quando comandava o 1º Batalhão de Infantaria de Selva para ilustrar seu relato: "muito bonito, coronel, o Exército vem aqui com o Ibama para ver se eu faço pesca predatória e apreende a minha rede, vem aqui a Receita ver se eu vendo peixe sem nota e me multa. Agora, para colocar posto de saúde, ninguém aparece, alguém para colocar uma escolinha não aparece, alguém para transportar minha produção não aparece".
– Eu fiquei extremamente envergonhado, porque me dei conta de que estava sendo a mão do Estado que chega para reprimir, sem que chegue antes a mão do Estado para apoiar, fomentar, desenvolver – reconhece o general.
Em pouco mais de uma hora de conversa, Villas Bôas contou como passou da vergonha à ação, assumindo o papel de mediador em situações de tensão. Falou, também, da necessidade de investir em tecnologia para melhorar a atuação do Exército na região e da preocupação com o narcotráfico. Da nova missão, limita-se a dizer que a experiência amazônica deverá ajudar.

PORTAL TERRA


FAB encontra parte de corpo em bimotor que caiu no PA



A Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou neste sábado parte de um corpo que pode ser da terceira vítima da queda de um bimotor no Pará. Na sexta-feira, dois corpos foram encontrados dentro da cabine do avião, que foi localizado na terça-feira após 36 dias desaparecido.
Segundo a FAB, não há certeza que os restos mortais sejam de uma terceira vítima, pois podem ser parte de algum dos dois corpos já encontrados.
Profissionais tentam encontrar as cinco vítimas da aeronave desde a última quarta-feira, mas apenas na sexta-feira conseguiram chegar ao interior da cabine, em virtude das condições adversas do local. Os trabalhos pararam à noite e a procura por outras vítimas dentro do avião continua amanhã.
A aeronave de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin.
Com informações da Agência Brasil.

PORTAL VEJA.COM


FAB encontra dois corpos dentro de bimotor no Pará


Os mortos serão levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Itaituba, para reconhecimento. Não há informações sobre o sexo das vítimas

Equipes de resgate encontraram dois corpos dentro da cabine do bimotor Beechcraft BE 58 Baron, localizado nesta terça-feira, 22, depois de 36 dias desaparecido. Segundo a assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), os corpos serão levados neste domingo para o Instituto Médico-Legal (IML) de Itaituba, no Pará, para reconhecimento. Não há informações sobre o sexo das vítimas encontradas.
Profissionais trabalham no resgate dos cinco passageiros da aeronave desde quarta-feira, mas apenas neste sábado conseguiram chegar ao interior da cabine, por causa das condições adversas do local. A procura por outras vítimas dentro do avião continua amanhã. Além do resgate, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está no local para investigar as causas do acidente.
A aeronave de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo e prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. As funcionárias da Sesai substituiriam outro grupo que fazia atendimento em uma aldeia Munduruku na região.
O acidente - O avião, que decolou de Itaituaba e pousaria em Jacareacanga (PA), caiu 20 km a noroeste do destino final. No último contato com a torre de controle, o piloto comunicou sobre a falha nos dois motores. Rayline chegou a mandar, durante o voo, uma mensagem de texto para um tio avisando sobre a pane e pedindo socorro. A aeronave foi encontrada por garimpeiros que passavam no local e viram o bimotor enterrado no solo, somente com a cauda para fora.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Visto, lido e ouvido :: Ari Cunha



Copa
Criado pela Secretaria de Segurança Pública do DF o Curso Superior de Planejamento Integrado de Segurança de Grandes Eventos. A iniciativa tem por objetivo reduzir os crimes na cidade nos grandes eventos. As aulas da primeira turma vão até 9 de maio, na Escola Superior de Guerra, do Ministério da Defesa.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL APROVACONCURSOS



Aeronáutica oferece 80 vagas para curso de formação de oficiais

A Força Aérea Brasileira (FAB) está com concurso público aberto para preenchimento de 80 vagas para três cursos de formação de oficiais e da Aeronáutica do ano de 2015. Do total de vagas, 60 são destinadas para ambos os sexos e 20 apenas para candidatos do sexo masculino.
As vagas são para os cursos de formação de oficiais aviadores (CFA), formação de oficiais intendentes (CFOINT) e de formação de oficiais de infantaria (CFOINF), sendo que este último só podem participar candidatos do sexo masculino.
Os cursos são ministrados em Pirassununga (SP), com duração de quatro anos, em regime de internato. Aos concluintes é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. O candidato aprovado e matriculado no curso ganhará a condição de Cadete da Aeronáutica, considerado militar da militar da ativa, com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares. Após a conclusão do curso com aproveitamento, será nomeado Aspirante-Oficial da Aeronáutica.
Os interessados em participar da seleção devem ter ensino médio completo e não possuir menos de 17 anos, nem completar 23 anos de idadeaté 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pela internet no site http://concursos.epcar.aer.mil.br entre os dias 23 de abril a 15 de maio de 2014. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.
Prova
A prova escrita será realizada no dia 27 de julho de 2014, nas organizações militares de apoio localizadas nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Pirassununga/SP, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.
Prova
A prova escrita será realizada no dia 27 de julho de 2014, nas organizações militares de apoio localizadas nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Pirassununga/SP, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.

ATRIBUNANEWS.COM (MS)



Aeronáutica abre 614 vagas para formação de sargentos

Candidato deve ter nível médio e ter de 18 anos a 24 anos. Curso de formação é ministrado em Guaratinguetá (SP).
A Aeronáutica abre concurso para o Exame de Admissão (Modalidade "B") ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – turmas 1 e 2 do ano de 2015.
São 614 vagas para as modalidades de mecânica de aeronaves, material bélico, comunicações, foto-inteligência, guarda e segurança, eletricidade e instrumentos, equipamento de voo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia, bombeiro e controle de tráfego aéreo.
O candidato deve ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o ensino médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2015.
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (Eear), em Guaratinguetá (SP), com duração de aproximada de 2 anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
As inscrições devem ser feitas entre 23 de abril e 26 de maio pelo site www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60.
O processo seletivo terá exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e validação documental.
A prova escrita será realizada nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Campo Grande, Porto Alegre, Canoas (RS), Curitiba, Brasília, Manaus e Porto Velho, na data provável de 20 de julho, às 9h40.
Fonte: G1


C1 CARIRI(CE)



MPF firmará acordo para garantir segurança em operações de aeroporto do Cariri

Termo de ajustamento de conduta prevê medidas para evitar construções que ameacem o regular funcionamento do Aeroporto Regional do Cariri. Ministério Público Federal, Infraero e Prefeitura de Juazeiro do Norte assinarão acordo
O Ministério Público Federal (MPF) firmará termo de ajustamento de conduta com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Prefeitura de Juazeiro do Norte para estabelecer parâmetros para concessão de licenças de construção e ambientais dentro da área de segurança do Aeroporto Regional do Cariri. O termo será assinado em reunião entre representantes das instituições no próximo dia 29 de abril, no auditório do Instituto Federal de Juazeiro do Norte. 
De acordo com o MPF, a prefeitura tem concedido diversas licenças de construção e ambientais em áreas de influência dos planos de proteção aeroportuária, principalmente para empreendimentos imobiliários residenciais de maiores proporções, sem observar as normas restritivas impostas para a operação ampla do aeroporto. "A segurança e a regularidade das operações aéreas de um aeroporto depende da adequada manutenção de suas condições operacionais, que são diretamente influenciadas pela utilização do solo", adverte o procurador da República Rafael Rayol.
A minuta do termo de ajustamento de conduta prevê a integração dos planejamentos aeroportuário e municipal. Prefeitura e Infraero se comprometerão a trabalhar em conjunto principalmente no planejamento, fiscalização e controle do uso e ocupação do solo no entorno do aeroporto, que fica em Juazeiro do Norte. Deverá também ser instituído um grupo de trabalho interinstitucional voltado para compatibilizar as atividades aeroportuárias e urbanas.
Com a assinatura do acordo, o município não deverá conceder alvará de construção e licença ambiental para qualquer obra ou construção em desacordo com o Plano de Zoneamento de Ruídos e com o Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo. Até que a Infraero conclua o mapa de zoneamento com as limitações de construções impostas para o regular funcionamento do aeroporto, alvarás e licenças somente serão concedidos com apresentação de autorização específica fornecida pelo Segundo Comando Aéreo Regional (Comar II).



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented