|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 06/03/2014

Novos voos com mantimentos chegam em Rio Branco ...


Imagem 
Aviões da FAB continuam transportando alimentos para abastecer Rio Branco (Foto: Arison Jardim/Secom) ...

Mais voos da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram alimentos de Porto Velho para Rio Branco nesta quarta-feira, 5. São itens de hortifrutigranjeiros e trigo. O transporte está sendo realizado por três aeronaves, cada uma trazendo de cinco a vinte e duas toneladas. A variação é de acordo com a cubagem dos produtos transportados, ou seja, o espaço ocupado pela carga. Até às 15 horas cinco voos já foram realizados, trazendo quase 39 toneladas de alimentos. Ainda nesta quarta-feira, Rio Branco recebe mais um carregamento vindo da capital de Rondônia ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Governador pede que empresários não subam preços de produtos no AC


Distribuidor de hortifrutigranjeiro diz que aumento se dá devido entressafra. 72 toneladas do produto chegam a Rio Branco em avião da FAB.

Em reunião realizada na manhã de terça-feira (4) com o empresariado local, coordenadores da Defesa Civil do Estado e da capital e secretários, o governador do Acre, Tião Viana, debateu estratégias para evitar o desabastecimento de mercadorias, em decorrência da cheia do Rio Madeira, que cobre trechos da BR-364. Ele fez um apelo aos comerciantes para que não aumentem o preço dos produtos vendidos no estado.
“O que nós precisamos é que ninguém aumente preço para não prejudicar o consumidor que não tem culpa de nada. O governo do Estado com os empresários firmou um pacto de solidariedade que precisa do acolhimento de alguns comerciantes. Não há necessidade de aumentar o preço, porque tudo está sendo feito para que não falte nada para a população”, afirmou Viana.

Presenta na reunião, Matheus Hernandes, distribuidor de hortifrutigranjeiro, explica que a alta de preços em alguns produtos não tem relação com a cheia do Rio Madeira, mas sim com a entressafra. “Vivemos uma época do ano muito instável, muito calor e muita chuva. Estamos pagando mais para descarregar em Rondônia, mas estamos absorvendo esse aumento para não passar aos consumidores”, explica.
Mais 72 toneladas de hortifrutigranjeiros chegaram a Rio Branco em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta terça-feira (4). De acordo com informações do governo, o carregamento assegura o abastecimento dos produtos às empresas fornecedoras para os próximos dias.
O Rio Madeira está em situação de transbordamento, com a marca de 18,74 metros. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RO) mantiveram a estrada interditada por tempo indeterminado, por medidas de segurança.

Força Aérea Brasileira transporta mais 42 toneladas de alimentos ao AC


Entrega de hortifrutigranjeiros foi feita nesta quarta-feira (5). Aviões da FAB fazem transporte devido à cheia do Rio Madeira.

Imagem
Avião da FAB chega com alimentos ao Acre (Foto: Arison Jardim/Secom)
Pouco mais de 42 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros chegaram ao Acre trazidos por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quarta-feira (5). No total, foram realizados seis voos. A situação atípica ocorre devido a cheia do Rio Madeira que alcançou a marca de 18,80 metros no mesmo dia.
De acordo com a secretária adjunta de Comunicação do Governo do Estado, Andréa Zílio, três aviões da FAB estão fazendo esse transporte. O Executivo estadual acordou com a Associação Acreana de Supermercados (Asas), Associação Comercial do Acre (Acisa), Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Acre (Adacre) e o Sindicato das Empresas de Transportes e Logísticas do Estado do Acre (Setacre) para garantir o transporte dos produtos. 
"O que eles pagariam de imposto de transporte de Porto Velho (RO) até Rio Branco [via terrestre], quando trazem no avião da FAB, abatem isso no produto. Isso diminui pouco e só nos produtos que estão vindo, não nos que já estão nas prateleiras", explica.
A secretária diz ainda que a distribuição dos alimentos fica a cargo dos empresários e que os voos da FAB serão mantidos enquanto houver necessidade. "Na medida em que a gente vai solicitando, eles vão avaliando e atendendo", diz.
Já o transporte do gás será feito por balsa. "Nessa sexta-feira (7) uma balsa com gás deve chegar em Rio Branco e em uma semana uma balsa deve chegar à Cruzeiro do Sul", finaliza a secretária.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Amazonas recebe mais 38 profissionais do Programa Mais Médicos


Mais 14 municípios do interior do Estado serão beneficiados com a chegada desse novo grupo de médicos, a maioria estrangeiros

Nesta quinta-feira (6), 38 profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, chegam ao Amazonas para reforçar o atendimento em unidades de saúde da Atenção Básica. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, além da capital outros14 municípios do interior do Estado serão beneficiados com a chegada desse novo grupo de médicos. A previsão é que eles cheguem às 13h, no aeroporto de Ponta Pelada, localizado na zona Sul da cidade, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). 
Na próxima semana, antes de assumirem suas funções nas unidades de saúde, os 38 profissionais irão participar do curso de nivelamento com ênfase nas doenças típicas da região amazônica. O curso é promovido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). “Oferecemos este curso sempre que o grupo enviado pelo Governo Federal é formado por médicos estrangeiros ou mesmo brasileiros com formação no exterior”, destaca Alecrim.
De acordo com o secretário, a lista de municípios que serão contemplados com médicos do grupo que chega nesta quinta-feira inclui, além de Manaus, as cidades de Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Canutama, Carauari, Codajás, Eirunepé, Envira, Iranduba, Japurá, Maués, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Urucurituba.
No ano passado, o Amazonas recebeu 285 profissionais do Mais Médicos, que passaram a atuar na capital e nos 61 municípios do interior do Estado, incluindo os Distritos de Saúde Indígena. Neste ano, o Estado já recebeu 21 profissionais, entre brasileiros e profissionais com formação no exterior, a maioria cubanos.

JORNAL ZERO HORA


Construção de novo aeroporto em Portão provoca reação de moradores


Comissão pretende ir à Câmara de Vereadores da cidade nesta quarta, às 19h, para reivindicar uma audiência pública

Ainda no campo das ideias, o aeroporto 20 de Setembro já é alvo de polêmica. A mais recente diz respeito ao local escolhido para a construção do projeto, no município de Portão. Uma comissão de moradores argumenta que a área rural de 2,1 mil hectares, a 50 quilômetros de Porto Alegre, é muito próxima do centro da cidade, abrange propriedades rurais e tem declives acentuados, o que elevaria o custo da obra. O grupo pretende ir à Câmara de Vereadores da cidade nesta quarta, às 19h, para reivindicar uma audiência pública sobre o assunto.
A proposta do novo aeroporto foi concebida para desafogar o movimento no Salgado Filho, que, mesmo com as obras de ampliação, deve chegar ao seu limite em 10 anos, segundo estimativas da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado. Inicialmente prevista para uma área entre Portão e Nova Santa Rita, a obra teve de ser repensada no fim de janeiro, depois de alerta do Ministério da Aeronáutica. Agora, o futuro aeroporto ficará em um local cinco quilômetros a noroeste da projeção inicial, para não interferir no espaço operacional da Base Aérea de Canoas.
— O munícipio vai desapropriar metade da área produtiva de Portão. Os órgãos municipais estão matando a área onde se criam animais e se plantam verduras — protesta o engenheiro Carlos Honorato, designado presidente da comissão informal criada por moradores das áreas afetadas pela possível obra.
Segundo Honorato, há na cidade uma área rural improdutiva, com solo de má qualidade, que poderia ser utilizada - e só não será por "interesses individuais". Alexandre Stolte, da Secretaria de Infraestrutura, explica que "é difícil achar uma área de 2 mil hectares completamente improdutiva":
— Qualquer área do Rio Grande do Sul em que você tentar implantar um empreendimento deste tamanho vai acabar atingindo uma área produtiva. A atividade produtiva não vai deixar de existir, vai ser potencializada. Em vez de ter produção de hortigranjeiros, pode ter uma empresa de logística, de locação de veículos. Há muitos empreendimentos que se instalam quando se tem um aeroporto — avalia.
Stolte também refuta outras críticas da comissão liderada por Honorato: a de que o aeroporto 20 de Setembro ficaria muito próximo à cidade e em uma área com declive de 30 metros - o que encareceria a obra. O funcionário da secretaria garante que o local escolhido "se enquadra nos critérios de um levantamento técnico" e ressalta que as estradas RS-240 e RS-122, próximas ao local, foram determinantes na escolha.
Arai Cavalli, vice-prefeito de Portão e secretário da Administração da cidade, conta que vem recebendo críticas quanto à obra, mas as rebate:
— Surgiu (um rumor) que nós teríamos influência (sobre a decisão do local), mas jamais. A prefeitura recebe a localização da Secretaria de Infraestrutura e só faz os trâmites.
Segundo a prefeitura, cerca de 50 proprietários de terra seriam afetados se a obra for confirmada no local. Se isso ocorrer, é responsabilidade do governo federal ressarcir os proprietários. Honorato adianta que uma audiência pública deve ser confirmada para 13 de março, quando a questão será discutida com a população.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE


Novos voos com mantimentos chegam hoje em Rio Branco



Imagem
Aviões da FAB continuam transportando alimentos para abastecer Rio Branco (Foto: Arison Jardim/Secom)
Mais voos da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram alimentos de Porto Velho para Rio Branco nesta quarta-feira, 5. São itens de hortifrutigranjeiros e trigo. O transporte está sendo realizado por três aeronaves, cada uma trazendo de cinco a vinte e duas toneladas. A variação é de acordo com a cubagem dos produtos transportados, ou seja, o espaço ocupado pela carga. Até às 15 horas cinco voos já foram realizados, trazendo quase 39 toneladas de alimentos. Ainda nesta quarta-feira, Rio Branco recebe mais um carregamento vindo da capital de Rondônia.
Esta ação faz parte da alternativa traçada pelo governo do Estado, junto aos empresários, distribuidores de produtos, coordenadores da Defesa Civil do Estado e da capital, em parceria com o governo federal. O objetivo é evitar o desabastecimento, em decorrência da calamidade gerada pela cheia do Rio Madeira. Na medição feita na tarde de hoje, o nível do Madeira era de 18,82 metros.
A BR-364, que liga Rondônia ao Acre, foi reaberta e está sendo monitorada constantemente pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A balsa mudou o seu local de atracamento, tornando o deslocamento maior e com a duração aproximada de duas horas e meia.
Ao final do dia, será avaliada a situação do nível do Rio Madeira e a necessidade de novos voos ao Acre.

Balanço positivo
Do dia 24 de fevereiro ao dia 4 de março chegaram ao Acre 97 caminhões com 1.300.000 quilos de alimentos, 317 mil litros de combustíveis e 113 toneladas de gás de cozinha.
Até esta quarta-feira, 17 voos com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram 152 toneladas de alimentos perecíveis, hortifrutigranjeiros e cereais. Além disso, o exército disponibilizou quatro veículos, com suspensão mais elevada, para fazer o transporte das cargas nos trechos da BR-364 atingidos pelas águas do Rio Madeira. Cada um deles tem capacidade para transportar até 15 toneladas. No próximo dia 7, a capital do Acre irá receber 450 toneladas de gás de cozinha, e Cruzeiro do Sul, mais 100 toneladas.

OUTRAS MÍDIAS


TRIBUNA DA BAHIA



Tecnologia reduz violência no carnaval

A expertise da polícia baiana acumulada durante anos de atuação nos carnavais de Salvador, aliada ao uso intenso de novas tecnologias nesse ano de 2014 trouxeram um melhor trabalho de segurança pública nos circuitos da folia. Essa foi a tônica da atuação da segurança pública na edição desse ano da festa, que entre tecnologia, pessoal e infraestrutura, contou com investimentos de R$ 32 milhões.
O balanço completo do carnaval 2014 será apresentado à imprensa, pelo governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira, às 10h, no Sheraton Hotel, no Campo Grande, com a presença dos secretários estaduais da Segurança Pública, Saúde, Turismo e Cultura.
Desde o primeiro dia, os dados estatísticos apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostraram redução do número de ocorrências graves em relação à festa do ano passado. No período entre quinta e às 7h de segunda-feira (27 a 3), a redução média chegou a 35%.
Conforme o relatório do quinto dia de Carnaval foi registrado um homicídio este ano contra dois na festa de 2013, com redução de 50%. Diminuiu também o número de tentativas de homicídio (três em 2013 e uma este ano), o que representa queda de 66%.
Em relação às lesões corporais, foram 123 em 2014 e 200 no mesmo período do Carnaval passado, o equivalente à redução de 38,5%. Quanto aos crimes contra o patrimônio, houve 456 furtos em 2014 e 765 em 2013, uma redução de 40%. Já os roubos diminuíram 11,5%, com 87 ocorrências no ano passado e 77 este ano.
Nos cinco dias do Carnaval deste ano, 994 pessoas foram conduzidas a delegacias e 81 presas em flagrante. Também foram apreendidas seis armas de fogo e 22 armas brancas.
Enquanto nas ruas e postos policiais espalhados pelos circuitos, mais de 24 mil policiais faziam a segurança dos foliões, no Centro Integrado de Gestão de Emergências (CIGE), localizado no Parque Tecnológico, na Avenida Paralela, um espaço com estrutura moderna e equipamentos de última geração, 60 profissionais de instituições como a Polícia Militar, Civil e Técnica, Marinha, Exército, Aeronáutica, Defesa Civil, Coelba, Samu, Detran, 24 horas por dia, monitoravam todo o carnaval.
Reconhecimento de polícias do Brasil e do Mundo
“Utilizamos essas tecnologias durante a Copa das Confederações e o sorteio dos grupos, em Costa do Sauípe, e também no reveillon, e agora, pela, primeira vez no carnaval de Salvador”, afirmou o secretário da Segurança Pública Maurício Barbosa.
Barbosa fez questão de lembrar ainda que, “sem a experiência do policial baiano, que inclusive é reconhecida por políciais de todo Brasil e também do mundo, a melhor tecnologia não surtiria efeito no carnaval”.
A avaliação inicial é que as 150 câmeras espalhadas pelos circuitos auxiliaram o trabalho policial, permitindo uma maior visibilidade e acompanhamento da circulação de pessoas, além de ajudar no deslocamento de patrulhas.
Além do CIGE, outras estruturas também foram agregadas ao trabalho da segurança pública no carnaval, como os Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (uma carreta com câmeras e central de monitoramento). Uma ficou estacionada no circuito Dodô (Barra – Ondina) e outra no Terreiro de Jesus, gerando imagens e auxiliando o trabalho do CIGE e agilizando a adoção de providências, como o acionamento de patrulhas e ambulâncias.

Blue Sky Aviation News



Brazil upgrades air traffic technology for World Cup and Olympics

In the run up to the FIFA World Cup this year, and the Olympics in 2016, SITA is working with the Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) in its drive to upgrade Brazil s air traffic management technology.
CISCEA is the body responsible for developing and implementing new technologies for DECEA, the Brazilian Air Navigation Service Provider.
SITA, the world s leading provider of air traffic management communications and IT solutions, already provides Departure Clearance (DCL) and Digital-Automatic Terminal Information Service (D-ATIS) datalink services at both Antonio Carlos Jobim International Airport in Rio de Janeiro and São Paulo s GRU Airport. These solutions will now be extended to 23 airports across Brazil.
Major Brigadier Carlos Vuyk de Aquino, President of CISCEA, said: “Brazil has the busiest airspace in South America and we are very proud to be hosting two of the world s biggest sporting events. We want everyone flying to, from and within Brazil to have smooth and uneventful journeys. It is therefore essential that our air traffic managers have access to the very best technology available.
“This investment is not only for these big events, but is part of SIRIUS, DECEA s major modernization program. A cornerstone of this program is the delivery of datalink services at Brazil s main airports to transform air traffic communications. We have been working with SITA over the past ten years and we are confident that the SITA team will deliver exactly what we need.”
DCL, using SITA s datalink solution integrated with local systems, streamlines departure control. The pilot requests departure clearance by sending a text message to the control tower and the controller responds, also by datalink. Likewise, using D-ATIS, real-time airport operational and weather information is transmitted to the pilot over datalink. Together DCL and DATIS will reduce overloading of the VHF voice frequency and so improve overall efficiency and safety.
Philip Clinch, SITA Vice President of Aircraft Services, said: “Using datalink makes flying more efficient and even safer. The transmission of data in text format is highly reliable. It reduces workload for both air traffic controllers and pilots by improving the accuracy of their communications. And information can be transmitted at any phase of the flight, in advance of the busy time period of departure and approach.”
The project began in December 2013 and is progressing as planned. The technology is being delivered in batches to four airports at a time and will be completed in time for the Olympic Games in 2016.

O CORREIO NEWS (MS)



Excesso de chuva provoca catástrofe em mortandade de animais entre a Bolívia e Rondônia

Pelo menos entre 130 e 200 mil cabeças de gado morreram somente nas últimas duas semanas nos departamentos de Cochabamba, Beni e Santa Cruz, na Bolívia, em virtude das enchentes, que por sua vez, foram ocasionadas por suas torrenciais de até 800 milímetros em apenas 30 dias.

De acordo com o Ministério da Agricultura da Bolívia, as mortes ocorreram, principalmente, no departamento de Beni, onde o transbordamento recorde dos rios Madre de Dios, Beni e Mamoré isolou centenas de milhares de cabeças de gado ainda no pasto.

A água subiu vertinosamente, não havendo tempo para os pecuaristas retirarem o gado para áreas mais elevadas. O relevo da região também prejudica bastante, uma vez que, diferente das demais áreas, a área é composta de planícies facilmente alagáveis.

Comunidades às margens das “Rutas” 8 e 9, rodovias federais bolivianas que cortam as regiões de Riberalta, Guayamerin e San Joaquim, ambas em Beni, estavam totalmente isoladas nesta segunda-feira (24), onde o odor ocasionado pela decomposição dos corpos que não foram resgatados a tempo era grande.

Na região de pântano, na divisa com Rondônia, áreas entre Costa Marques e Guajará-Mirim, mas do lado boliviano, fazendas inteiras estavam inundadas, com água até o teto das casas.

Na região de encontro entre os rios Beni e Mamoré, já na fronteira com Rondônia, a extensão dos alagamentos superou 500 quilômetros além da margem, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira que hoje sobrevoou a região.

O governo boliviano informou que, além das mais de 130 mil cabeças de gado que morreram por conta dos transbordamentos dos rios, em todo o país, desde o início do ano, 60 pessoas já haviam morrido, a maioria por alagamentos e deslizamentos de terra. Mais de 300 municípios bolivianos decretaram situação de emergência.

Al Jazeera



Brazil s drones to get best World Cup views

Brazil s air force will use two drones to patrol the skies above football matches at the World Cup later this year. The drones, which cost $12m each, are part of a wider security plan to keep the tournament safe. The federal government says it is spending a total of $1bn on security measures for the June event.
 Al Jazeera s Gabriel Elizondo reports from Santa Maria.

AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA



Desenvolvimento do Projeto VLM é tema de reunião na AEB

Diversos aspectos do projeto e das fases de desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) foram discutidos nesta sexta-feira (28) em reunião realizada na Agência Espacial Brasileira (AEB).
O encontro, com a participação de dirigentes da Agência, de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), do Comando da Aeronáutica, e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ambos em São José dos Campos (SP), serviu também para ajustar pontos a serem debatidos com técnicos da Agência Espacial Alemã (DRL), parceira no desenvolvimento do projeto, em reunião a ser agendada para março próximo.
O projeto VLM visa ao desenvolvimento de um foguete destinado ao lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites, de até 150 kg, em órbitas equatoriais e polares ou de reentrada. Em sua configuração básica é formado de três estágios, dois com o motor S50, com cerca de dez toneladas de propelente e um estágio orbitalizador com o motor S44.
Outras configurações do veículo empregarão um quarto estágio em propelente sólido ou líquido e uma versão triestágio com motor de apogeu em propelente líquido. Alemanha e Brasil estudam a possibilidade de utilizar o lançador para transportar o veículo alemão Shefex 3 em uma trajetória de reentrada na atmosfera terrestre em 2015.
Da reunião liderada pelo presidente da AEB, José Raimundo Coelho, participaram o diretor de Administração, José Iram Mota Barbosa, o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio Noronha de Souza, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Carlos Alberto Gurgel, e os coordenadores Francisco Cleodato Porto Coelho, Jean Robert Batana Pires Ferreira e Ricardo Douglas Baia Lira.
Pela Aeronáutica compareceram o Tenente Brigadeiro Gerson Nogueira Machado de Oliveira, diretor geral do DCTA, o Brigadeiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, diretor do IAE, o Major Brigadeiro Alvani Adão da Silva, vice-diretor do DCTA, o Brigadeiro Leonardo Magalhães Nunes da Silva, o Coronel Avelino Santana Júnior, e o engenheiro Luiz Eduardo Vergueiro Loures da Costa, do IAE.

Jane s Defence



Embraer updates on Brazilian aircraft upgrade programmes

Embraer has revealed details of several Brazilian military upgrade plans in 2014, including for the AMX fighter fleet, during the local firm s fiscal year 2013 (FY 2013) financial results reporting.
The company announced that it had received 23 of the 43 AMX fighters that are to be upgraded to A-1M standard during 2014.
Under the upgrade programme s terms, 33 single-seat and 10 two-seat AMXs are to be modernised with a new radar warning receiver (RWR), missile airborne warning system (MAWS), a Selex Galileo/Mectron SCP-01 radar, night vision goggles, heads up display, and hands on throttle and sticks (HOTAS) controls.
On 21 February Embraer redelivered the second A-1M that was assigned to the Adelphi squadron 1/16 Aviation Group at the Santa Cruz airbase.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented