|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 30/01/2014

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL GLOBO.COM


Crianças cruzam pista de aeroporto de Teresina para recuperar pipas


Assim que os aviões cruzam a pista, as pessoas correm para pegar pipas. Segurança tenta em vão evitar que pulem os muros do aeroporto.

 No aeroporto de Teresina, crianças atravessam a pista principal para recuperar pipas. Quando uma pipa é cortada, jovens e até crianças pulam o muro para o gramado ao lado da pista de pouso e decolagem. Esperam os aviões passarem e depois correm. Chegam a atravessar a pista para conseguir o que querem.
Em um flagrante, feito nessa terça-feira, nossa equipe flagrou três pessoas em cima do muro do aeroporto. O vigilante chega a conversar com o grupo, mas ao sair, uma delas das pessoas invade a área de segurança e pega tranquilamente a pipa.
Em outra cena, um jovem retira da roupa um objeto semelhante a uma faca e parece ameaçar alguém. Pouco depois, o segurança volta ao local, e eles continuam em cima do muro. Não se intimidam, voltam a invadir o terreno do aeroporto.
Sidney tem dezenove anos. Ele reconhece que já pulou o muro do aeroporto várias vezes. “Medo a gente tem, mas tem que pegar a pipa”, diz.
Em nota, a Infraero explica que as restrições de circulação de veículos na área da pista retardam a chegada da vigilância, durante as invasões.
Já Agencia Nacional de Aviação Civil, responsável por fiscalizar os aeroportos, disse que vai apurar o caso e que pode punir o operador do aeroporto com sansões e até restrições.
Especialistas em aviação civil explicam que se o problema não for resolvido, o aeroporto pode até ser fechado. “Este tipo de ocorrência é impensável em um aeroporto de uma capital. Nós vimos ali diversos riscos, que vão desde a possibilidade de ingestão, por parte da turbina de um avião a jato, de uma pipa. Até mesmo o arremesso de uma pessoa pela força das turbinas em uma decolagem, o que pode ser obviamente fatal”, diz Raimundo Neiva, especialista em segurança aérea.

BRASIL ECONÔMICO


Mosaico Político :: Gilberto Nascimento


Nas asas de Marinho e Snowden

Dirigentes da empresa sueca Saab estarão hoje em São Bernardo do Campo para discutir com o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), detalhes de investimentos a serem feitos na cidade.
A Saab produz o caça Gripen NG, escolhido pela presidenta Dilma, no fim do ano passado, para substituir a frota de Mirages da Força aérea Brasileira (FAB), que será desativada. Atuando nos bastidores, Marinho foi importante na decisão do governo brasileiro de escolher o caça sueco.
Outra figura decisiva foi o ex-analista da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos após divulgar informações sigilosas. A presidente Dilma havia dado sinais de que poderia optar pelo F-18, da americana Boeing. Depois das revelações de Snowden, desistiu da ideia.
A proposta americana ruiu com a descoberta da rede de espionagem dos EUA nos gabinetes de Brasília. O ex-presidente Lula preferia o Rafale, da francesa Dassault. Mas Lula, em maio de 2010, ficou decepcionado com o então presidente da França, Nicolas Sarkozy, pelo fato de ele ter se declarado a favor de sanções diplomáticas ao Irã, contrariando posições do Brasil e Turquia. Ao final de seu governo, o petista decidiu deixar a decisão para a sucessora Dilma. Marinho, então, foi comunicar o fato aos dirigentes da Saab, emum jantar na Suécia. Defensor da instalação de uma fábrica do Gripen em São Bernardo, o prefeito questionou a razão de o rei Gustavo e a rainha Silvia não se envolverem na discussão dos caças, diferentemente de líderes dos países concorrentes. Na mesma noite, recebeu no hotel um convite para conversar com o rei.
Quem sabe menos
Marinho teve um atrito com o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, que havia convencido Lula a defender o Rafale. Informado das ações do prefeito, Jobim indagou: "Quem é Marinho e o que ele entende de aviação?" O petista respondeu: "Tanto quanto o Jobim, ou seja, nada".

PORTAL G-1


Antes de queda de avião no RS, piloto pediu socorro por rádio


Instrutor natural de SC avisou que aeronave estava com problema

ImagemO avião que caiu na manhã desta quarta-feira (29) em Cachoeira do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, pertencia a uma escola de aviação. Segundo a polícia, antes da queda, o piloto fez contato pelo rádio avisando que estava com problema na aeronave. Morreram o instrutor de voo, de 22 anos, natural de Santa Catarina, e o aluno de 31, que era paulista.
"Houve um pedido de socorro do piloto, que informou que ia fazer um pouso forçado no aeroclube. Existia uma pane mecânica na aeronave", explica o delegado Ricardo Milesi.
O avião caiu a cerca de 2 quilômetros da pista do aeroclube. O monomotor, modelo Cessna 140, com capacidade para duas pessoas decolou de Cachoeira do Sul e passou pelo aeroporto de Santa Cruz do Sul. Uma hora depois, quando retornava, caiu em uma lavoura de soja, quase em cima de um trator.
O problema teria sido no profundor, peça da cauda que faz o avião subir e descer durante o voo. A aeronáutica também investiga as causas do acidente.
Por telefone, a empresa Aero Agrícola Santos Dumont, proprietária do avião, informou que a aeronave estava com a manutenção e a documentação em dia. A diretoria disse ainda que aguarda o resultado das investigações e está dando assistência aos familiares das vítimas.
Jovem morre no mesmo avião em que pediu namorada em casamento
O jovem de 22 anos que morreu no acidente havia pedido a namorada em casamento durante um voo na mesma aeronave e na mesma região, segundo a escola em que ele trabalhava. O noivado foi há pouco mais de um mês. Dois dias antes do acidente, ele postou na internet o vídeo que registrou o pedido.
Arthur Demétrio era natural de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, e trabalhava como instrutor de voo na cidade gaúcha. Arthur e a namorada, Thays, namoravam havia três anos. O pedido de casamento foi no dia 14 de dezembro e o vídeo postado na internet por ele. Nas imagens, eles aparecem sorridentes. Durante o percurso, amigos e familiares do casal aparecem segurando duas faixas, uma delas com o nome de Thays e a outra com o pedido: Casa comigo?. No avião, a jovem parece surpresa e em seguida Arthur lhe mostra as alianças.
O corpo de Arthur deve chegar na madrugada desta quinta-feira (30) a Tubarão. O enterro está previsto para ocorrer no Cemitério Horto da Saudade, às 17h.

ZERO HORA


Aeronave da Aeronáutica é utilizada para levar parente de militar em estado grave


Segundo a Base Aérea de Santa Maria, o translado pode ser feito tanto para civis como para militares em “missões de misericórdia”

Uma aeronave da Aeronáutica foi utilizada para levar uma parente de militar em estado grave de Santa Maria até Porto Alegre. No meio do caminho, a mulher cujo nome não foi divulgado teve uma parada cardíaca e um pouso de emergência foi feito em Santa Cruz do Sul, onde ela morreu. Segundo a Base Aérea de Santa Maria, esse tipo de translado pode ser feito tanto para civis como para militares em “missões de misericórdia”.
As “missões de misericórdia” seriam translados de uma região de menos recurso para outra com mais infraestrutura. De acordo com a responsável pela comunicação da base aérea de Santa Maria, tenente Fabiana Cintra, qualquer instituição pode pedir para um paciente ser levado dessa forma:
— Essas solicitações são feitas ao Comar, que é o Comando Aéreo Regional. Então o Comar que vai analisar, ver a necessidade do paciente e avaliação das aeronaves disponíveis para poderem atender essa solicitação. No caso da paciente em questão, foi feito porque era militar (na verdade, ela era mulher de militar) e porque já estava em atendimento no Hospital do Exército e o próprio Exército fez essa solicitação de misericórdia, mas qualquer instituição pode fazer essa solicitação ao Comar. E o Comar autorizando, a gente faz.
A paciente chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

EXAME.COM


Comissão de Ética não julgará viagem de Dilma a Lisboa


Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República provocou líder do PSDB na Câmara dos Deputados, autor da representação contra Dilma

O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe, disse nesta quarta-feira, 29, que o órgão não tem competência para julgar a viagem da presidente Dilma Rousseff a Lisboa no último sábado, revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Lacombe provocou o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), autor da representação contra Dilma, afirmando que o regulamento da comissão foi criado no governo FHC.
"Qual é o problema em ir pra Lisboa? Desde que ela pague a conta dela, não tem problema nenhum", disse Lacombe, ao deixar reunião, referindo-se ao jantar da presidente em um badalado restaurante da capital portuguesa.
Em entrevista concedida a jornalistas na terça-feira a presidente defendeu a parada técnica em Lisboa e diz que escolhe o restaurante que for porque paga a sua conta.
"O problema de ter jantado também não é problema nenhum, desde que eles paguem. Eles disseram, o ministro de Relações Exteriores falou isso na televisão, a presidenta falou isso, cada um pagou a sua conta. Então, não é problema nosso, não é problema do contribuinte", afirmou Lacombe.
"Eu indeferi liminarmente a representação contra ela porque nós não temos competência para julgar nem o presidente nem vice, só ministro de Estado pra baixo. Tá na lei e não tem como. Quem fez o regulamento não foi o presidente Lula, foi o presidente Fernando Henrique Cardoso. Se o deputado quiser, que vá se queixar com o líder do partido dele", disparou o presidente da Comissão de Ética Pública.
Segundo Lacombe, a decisão de descartar a investigação sobre a viagem de Dilma a Lisboa acabou sendo tomada por unanimidade pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
O PSDB na Câmara dos Deputados protocolou na terça-feira, 28, representações contra a presidente Dilma Rousseff na Procuradoria-Geral da República e na Comissão de Ética da Presidência em razão da passagem de sua comitiva por Lisboa, no último sábado, mesmo sem compromissos oficiais.
Nos documentos, o líder do partido na Casa, Carlos Sampaio (SP), argumenta que a permanência de Dilma e de seus ministros e assessores na capital portuguesa não teve "nenhum interesse público" e pode ter sido "um ato de deleite privado pago com o dinheiro dos impostos que sustentam o patrimônio público".
"Quem quer se queixar contra a presidente da República, vá se queixar no Senado, que é quem julga os crimes de responsabilidade dela, ou ao STF. Isso aí não é problema dessa comissão", afirmou Lacombe.
Segundo reportagem, o governo português já havia sido informado da viagem de Dilma a Lisboa com antecedência, contrariando a versão oficial de que o deslocamento a Lisboa foi decidido no dia da partida de Zurique.
Questionado sobre a falta de transparência na agenda da presidente Dilma Rousseff, Lacombe respondeu: "E será que essa viagem não surgiu de repente? Não foi uma necessidade? Não vejo nisso (na falta de divulgação) problema nenhum."

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL O CORVO VELOZ



EC725 DA FAB COMPLETA MIL HORAS DE VOO

Sebastião Filho

Imagem
A unidade do helicóptero EC725 entregue pela Helibras à Força Aérea Brasileira, denominado H-36 FAB 8510, completou mil horas de voo com um expressivo balanço das atividades desempenhadas. Com foco em transporte aéreo logístico e resgate sobre o mar e a selva, o 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação Falcão da FAB, sediado em Belém, no Pará, que opera o EC725, está sempre à disposição para atender aos chamados recebidos utilizando a aeronave.
“Desde que o helicóptero chegou já realizamos diversas atividades, como um combate a incêndio em Macapá (AP), alertas SAR (de Busca e Resgate), missões presidenciais, treinamento e duas missões muito importantes para nós: uma de transporte médico de urgência e outra de busca e resgate de uma aeronave desaparecida na região”, conta o Major Mário Jorge Siqueira Oliveira, chefe da seção de Operações do 1º do 8º GAV.
A missão de transporte médico de urgência aconteceu no dia 8 de novembro de 2013, ocasião em que o Esquadrão comemorou 41 anos. A equipe foi acionada para resgatar um indígena que havia sido picado por uma cobra venenosa. O EC725 voou até a aldeia Najaty, a mais de 240 quilômetros de Macapá. “Devido à sua velocidade e capacidade de carga, o helicóptero chegou ao destino em apenas uma hora e meia e realizou com sucesso o resgate do paciente, mesmo em condições difíceis”, ressalta o Major. Sem espaço para pouso na aldeia, a tripulação infiltrou um médico e um homem SAR pelo guincho da aeronave e, após 30 minutos de sobrevoo, içou os tripulantes e a vítima, um homem de 41 anos, que foi imediatamente encaminhado para a capital do Estado.
Já o alerta de busca e resgate foi acionado em setembro para localizar uma aeronave que decolara de Belém e havia perdido contato com a torre de comando após relatos de fumaça no motor. “Todos os indícios levavam a crer que havia ocorrido uma queda, e 10 minutos após o alerta o helicóptero já estava voando para o último local em que a aeronave foi identificada no radar”, diz o major Mário. A tripulação logo encontrou a aeronave, ao identificar o foco de fumaça na mata, mas a rotação do EC725 aumentava as chamas, e os homens de resgate tiveram que descer em uma clareira próxima, mas infelizmente não havia sobreviventes.
A agilidade da aeronave e capacitação dos soldados mostrou que tais fatores são decisivos para garantir segurança e auxílio, não somente em áreas extremas, mas onde for necessário atuar. Para o capitão Eduardo de Araújo Silva, comandante do EC725 em uma das missões, o helicóptero trouxe maior eficiência ao grupo. “Utilizamos nossa nova aeronave da melhor forma para cumprir a missão com excelência. Há pouco tempo, atividades semelhantes seriam mais complexas e desgastantes, mas hoje conseguimos ser mais eficazes com os recursos do helicóptero”.

PORTAL MONITOR MERCANTIL



Escolha de empresas estratégicas gera polêmica

Sergio Barreto Motta
Tudo na área bélica é motivo de contestação, pois, ao contrário do que ocorre em outros setores, há uma confidencialidade excessiva, a pretexto de se tratar com assuntos ligados à segurança e inteligência. A 27 de novembro, o Ministério da Defesa anunciou as primeiras companhias formalmente credenciadas como Empresas Estratégicas de Defesa, o que não só lhes trará isenções fiscais, mas um certo passe livre junto à cúpula federal. Algumas gigantes mundiais estão incluídas, como Iacit (ELTA Systems Ltd, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI); Digitro (Israel Aerospace Industries (IAI); OPTO (que poderia estar sendo transferida para um grupo francês).
Não foram agraciadas, no entanto, outras companhias expressivas, como a AEL/Elbit, com forte atuação junto à FAB e Embraer; a KVW (alemã dos carros de combate Leopardo); a Iveco (italiana dos veículos blindados do Exército); a Sien Consub (norueguesa dos sistemas de combate para navios da Marinha); a Omnisys (dos radares da francesa Thales) entre outras. A relação inclui estatais, como Nuclep e Emgepron e a histórica Imbel, que já foi líder do setor.
No caso da gigante nacional, o grupo Embraer, foi credenciada a Embraer S/A e não a Embraer Defesa e Segurança, que é a empresa que vem sendo anunciada como contratada e executante de trabalhos neste novo e muito promissor setor da economia nacional. Também não foi credenciada a Embraer GPX Ltda, uma das subsidiárias da Embraer, localizada em Gavião Peixoto (SP), onde se realizam os trabalhos nas aeronaves militares embora tenha sido recentemente aprovada, também pelo Ministério da Defesa, como uma das Empresas de Interesse da Defesa Nacional.
A Atech Negócios em Tecnologia S/A – atualmente propriedade integral da Embraer – também foi credenciada. Este credenciamento deve ter sido aceito por conta do processo de cisão que foi anunciado em 2009 e que permitiu passar a uma empresa privada recém-instituída os contratos que a fundação de mesmo nome executava para o Comando da Aeronáutica. Aí há uma polêmica. Através de documento público do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por Ato de Concentração, informa-se que a Atech S/A “...foi constituída em 2009, quando a Curadoria de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo determinou que as atividades de cunho econômico da Fundação Atech deveriam ser segregadas das atividades de cunho social. Dessa forma, em 14 de novembro de 2009, a Fundação Atech formalizou sua cisão parcial e constituiu a Atech para atuar nas atividades de engenharia, em especial de desenvolvimento de projetos e sistemas de Comando, Controle, Comunicações Computação e Inteligência”. Ou seja, a fundação ficaria com as atividades de cunho social e não mais seria envolvida com a engenharia e muito menos na área de Defesa.
Naquela ocasião, contratos em andamento com a Marinha não foram incluídos nas negociações e permanecem até hoje com a Fundação Ezute, novo nome da Atech. É esperado que, pelo ao fim destes contratos (nas áreas de desenvolvimento de mísseis e de apoio a sistema de comando e controle de submarinos) esta nova fundação possa finalmente integralizar a decisão do Ministério Público. O contrato da Fundação, também com a Marinha, para a preparação do Projeto Básico do SisGAAz já deve ter sido concluído.

PORTAL SOBRE ISSO



Concurso da Aeronáutica 2014 abre vagas para Taifeiros

O Diretor – Geral do Departamento de ensino da aeronáutica, no pleno uso de suas atribuições legais, tornou pública, através da publicação de um edital, que aprova a realização de um concurso público que tem por objetivo a admissão de interessados ao Curso de Formação de Taifeiros da Aeronáutica 2014.
De acordo com o edital, serão disponibilizadas 100 vagas, sendo que as vagas serão distribuídas para arrumador (30) e (70) para cozinheiro.
Os candidatos aprovados irão participar do curso, que será ministrado no Comando Aéreo Regional, sendo que a duração total do curso será de 16 semanas.
Enquanto estiverem estudando os aprovados receberão vencimentos fixados em lei, alimentação, alojamento, assistência médica e odontológica, sendo que os alunos do curso que obtiverem êxito em sua formação, receberão a denominação de Taifeiro de Segunda Classe.
Os requisitos para candidatura serão que os candidatos sejam do sexo masculino e tenham ensino médio completo.
As vagas disponibilizadas serão distribuídas nas cidades de Belém, Salvador, Belo Horizonte, Lagoa Santa (MG), Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos (SP), Brasília, Gama (DF), Boa Vista, Manaus, Porto Velho, São Luís, Natal, Parnamirim (RN), Recife, Campo Grande (MS), Guaratinguetá (SP), Pirassununga (SP), Guarulhos (SP), Canoas (RS), Porto Alegre e Santa Maria (RS).
Os interessados em confirmar a sua participação, deverão acessar o endereço eletrônico (www.depens.aer.mil.br) a partir do dia 05 de fevereiro, sendo que a data prevista para encerramento das inscrições será no dia 18 de fevereiro de 2014.
Será cobrada uma taxa de inscrição no valor único de R$ 60.
O processo de seleção dos candidatos será feito por meio de exame de escolaridade e de conhecimentos especializados, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação para a matrícula no curso.
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 23 de março de 2014.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented