NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 21/01/2014
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Base Aérea terá novo comandante
O tenente-coronel aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio assume o comando da Base Aérea de Fortaleza. A solenidade será hoje, 21, às 16h. O coronel aviador Paulo Servo Costa Filho deixa o cargo após três anos. Ele segue para a Diretoria de Administração Pessoal, no Rio de Janeiro. O tenente-coronel Sampaio nasceu em Quixadá, é piloto de caça e ingressou no serviço ativo em 1987. A última unidade que comandou foi o 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, em Natal (RN).
Base Aérea de Fortaleza terá novo comandante
O Tenente-Coronel Aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio assume o comando da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). A solenidade de passagem do comando será nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, às 16h. O Coronel Aviador Paulo Servo Costa Filho deixa o cargo após três anos de serviços prestados à BAFZ sendo os últimos seis meses como Comandante. Ele segue para a Diretoria de Administração Pessoal, no Rio de Janeiro.
O Tenente-Coronel Sampaio nasceu em Quixadá (CE), é piloto de caça e ingressou no serviço ativo em 1987, como soldado da Base Aérea de Fortaleza. A última unidade que comandou foi o 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, em Natal (RN).
Com o desafio de encarar a saudade da família, calouros chegam ao ITA
Estudantes participaram de cerimônia em São José dos Campos (SP). Antes do início das aulas, novatos vão passar por instruções militares.
O fim de semana foi de novas emoções para os 170 aprovados no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Os calouros participaram de uma cerimônia de apresentação na sede do instituto. Antes de começar as aulas, durante um mês os novos alunos vão passar por instruções militares, além de aprender sobre preparo físico, legislação, regras militares e normas das Forças Armadas. No total, foram 7.279 estudantes inscritos, uma média de 40 alunos por vaga.
Um grupo formado por estudantes de vários estados já estava enturmado na apresentação. Todos fizeram um cursinho preparatório em São José dos Campos e já se conheciam. "A gente tinha na nossa cabeça que se fosse para passar, era para passar todo mundo junto. Então, desde que a gente começou a se conversar, a gente estudava junto, um ajudava o outro, porque a gente achava que ia ser muito importante para todos nós", contou Renato Xavier de Jesus, um dos calouros.
saiba mais
saiba mais
Dos 170 aprovados, apenas 10 são mulheres. Patrícia Rego Militão, de 20 anos, foi uma delas e conta da satisfação de conseguir o objetivo em um dos vestibulares mais concorridos do país. "É excelente, foi muito difícil entrar e é muito gratificante. Tenho amigos que já passaram, amigos que passaram comigo, eu espero que seja uma boa experiência", relatou.
Mas, segundo a maioria dos calouros, o mais difícil nessas primeiras semanas será aprender a ficar longe da família. O aposentado Odeon Rodrigues Queiroz, juntamente com a esposa, acompanhou o filho único durante a cerimônia. Apesar da saudade, ele relata que esse período será importante. "A experiência de morar sozinho, de resolver as coisas por si, principalmente por ser filho único, o amadurecimento é muito mais rápido", afirma.
Prova
A cidade de Fortaleza, pelo segundo ano seguido, foi a que mais aprovou alunos para o vestibular mais concorrido do país, com 71 alunos admitidos. São José dos Campos, que sedia o instituto, teve 37 estudantes aprovados, de acordo com o balanço. O levantamento mostra ainda que do total de candidatos inscritos, 30% fizeram curso preparatório e 70% são de escolas particulares. A nota de corte neste ano foi 62,5, abaixo do registrado em 2013 (68) e 2012 (71).
A cidade de Fortaleza, pelo segundo ano seguido, foi a que mais aprovou alunos para o vestibular mais concorrido do país, com 71 alunos admitidos. São José dos Campos, que sedia o instituto, teve 37 estudantes aprovados, de acordo com o balanço. O levantamento mostra ainda que do total de candidatos inscritos, 30% fizeram curso preparatório e 70% são de escolas particulares. A nota de corte neste ano foi 62,5, abaixo do registrado em 2013 (68) e 2012 (71).
Três questões do vestibular foram anuladas por erros nas respostas. As questões 10 da prova de física, 26 da prova de português e 19 da prova de química foram consideradas corretas para todos os candidatos.
As provas foram aplicadas entre os dias 10 e 13 de dezembro e os candidatos fizeram cinco avaliações: física, inglês, português, matemática e química. O índice de abstenção foi 36,1% - abaixo do registrado no ano anterior.
O vestibular ocorreu em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória. São Paulo foi a que teve a maior procura com 1.564 inscritos. Fortaleza e São José dos Campos tiveram 783 e 781, respectivamente, e o Rio de Janeiro gerou 634 inscrições.
Obras no aeroporto de Salvador serão interrompidas, diz ministro em visita
'Não vamos autorizar fazer a segunda etapa agora', diz ministro. Primeira etapa de obras do check-in será entregue dentro de 10 dias.
As obras de ampliação do terminal de passageiros no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, vão ser interrompidas. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (20) após vistoria feita pelo Ministro Chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.
“Se a obra não tivesse atrasado nós já estávamos com a primeira etapa inaugurada e dentro do cronograma original até a segunda etapa, mas ela infelizmente ela está atrasada e a consequência disso é que nós estamos tomando a decisão de não fazer a segunda etapa”, disse.
Moreira Franco ainda disse que manter as obras traria transtornos aos turistas durante o carnaval. “Eu percebi que nós precisamos tomar algumas decisões importantes no sentido de garantir que durante o carnaval de Salvador, o aeroporto esteja adequado para receber os passageiros que vem para a capital curtir a festa", disse o ministro.
A Infraero garante que o aeroporto tem capacidade para atender o número de passageiros que vão passar pelo local no carnaval e na Copa.
Em nota, a Infraero informou que até o mês de abril deste ano serão entregues as obras do desembarque doméstico remoto e internacional, esteiras triagem e restituição, sanitários saguão, lojas comerciais, caixas eletrônicos, praça do acarajé, estação transbordo, área de apoio taxistas, acesso embarque doméstico e internacional, conector desembarque internacional, check-in, BVRI (balcão), lojas comerciais, escadas de emergência, cobertura frontal, praça de alimentação auditório e mirante.
De acordo com a Infraero, as obras da segunda etapa do check-in, onde serão entregues mais 36 guichês, começariam no início de fevereiro, mas com a nova decisão da Aviação Civil, essas obras só começarão após a Copa.
Aeronaves devem usar pista auxiliar do aeroporto em caso de chuva
Anac emitiu nota com procedimentos que devem ser adotados em Belém. Medida visa evitar atrasos e cancelamentos de voos por causa da chuva.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu uma nota técnica para a Infraero sobre os novos procedimentos que devem ser adotados em caso de chuva no aeroporto internacional de Belém. O documento foi publicado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
De acordo com a nota, a pista principal do aeroporto de Belém, que tem 2.800 metros, não poderá ser utilizada caso haja acúmulo de água. Nesse caso, as aeronaves de todas as companhias aéreas devem usar a pista auxiliar.
Segundo a Infraero isso não deve causar atrasos e cancelamentos de vôos, como os que foram registrados há duas semanas, nas viagens da TAM. A empresa alegava falta de segurança nos pousos e decolagens no aeroporto de Belém por causa da pista molhada.
A pista auxiliar tem 2.400 metros. Esse procedimento será adotado até que seja solucionado o problema de acúmulo de água na pista principal.
Ainda segundo a Anac, todas as companhias aéreas já foram notificadas sobre o uso da pista auxiliar em caso de chuva forte ou contínua.
Voos com órgãos para transplante dobram na aviação comercial
O número de voos comerciais que transportaram órgãos para transplante mais que dobrou em 2013 — foram 6.064, ante 2.568 no ano anterior. Dos 6.995 órgãos deslocados no país, 95% (6.702) viajaram em aeronaves das quatro maiores companhias (Gol, TAM, Azul e Avianca). A Força Aérea Brasileira fez sete transportes e empresas de fretamento, 83. Por via terrestre, foram 41 viagens no ano.
CORAÇÃO ALADO 2
O aumento do uso da aviação regular pode ser explicado por melhorias na comunicação entre a Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, e as empresas conveniadas. "É feito um trabalho de coordenação para garantir a agilidade. O tempo é fundamental nesse caso", diz o comandante Ronaldo Jenkins, diretor da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).
Preço de passagem para Copa cai até 67%
Cinco dias depois de a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciar a inclusão de 1.973 voos na malha aérea durante a Copa do Mundo, os preços das passagens para o período caíram até 67,5%.
Em 14 de janeiro - um dia antes de a agência enviar sua resposta aos pedidos das companhias aéreas -, as passagens mais baratas na Gol para ver Brasil e Camarões, em 23 de junho, em Brasília, custavam R$ 1.092,90.
Ontem, o mesmo trajeto saía por R$ 354,90.
A diferença foi encontrada em levantamento feito pela Folha considerando as passagens de ida e volta mais baratas de quatro companhias (TAM, Gol, Azul e Avianca). Todos os voos partem de São Paulo -de Congonhas, de Cumbica (Guarulhos) ou de Viracopos (Campinas).
Segundo a Abear (associação das empresas aéreas), as quedas no preço devem continuar nas próximas semanas, à medida que as companhias forem incluindo em seus sistemas os novos voos.
Cada novo voo tem sua cota de tarifas econômicas, mais baratas, que já estavam se esgotando antes da mudança da malha aérea.
A Gol informou na semana passada que colocaria à venda o primeiro lote de novos voos no dia 17 de janeiro.
De acordo com o levantamento, a empresa foi a que apresentou as maiores reduções. As passagens para o jogo entre Espanha e Holanda, em Salvador, no dia 13 de junho, caíram 67,4% entre a consulta de 14 de janeiro e a de ontem.
Em segundo lugar ficou a TAM. A companhia disse que incluiria os novos voos gradativamente, entre janeiro e a segunda semana de fevereiro. Pela empresa, as passagens mais baratas para ver Inglaterra e Itália em Manaus, em 14 de junho, caíram 35%, para R$ 1.174,12.
A Azul teve o maior aumento entre as companhias pesquisadas. O trajeto mais barato para ver Itália e Uruguai em Natal, em 24 de junho, passou de R$ 1.243,92 para
R$ 1.936,02, com alta de 55%.
R$ 1.936,02, com alta de 55%.
A Azul disse que ainda não começou a colocar os novos voos no sistema, o que deve iniciar em fevereiro.
DEFENSA.COM
Brasil envía dos Hércules a Chile para ayudar a combatir los incendios forestales
El ministro de Defensa de Brasil, Celso Amorim, autorizó la salida con tripulaciones completas y relevos de dos Hércules C-130 de la Fuerza Aérea Brasileña (FAB) para colaborar en la lucha contra los incendios forestales que asolan Chile. Los aviones partieron de la base aérea de Galeão (BAGL), en Río de Janeiro, equipados con el sistema MAFFS (Modular Airbone Fire-Fighting System, con capacidad de hasta 12.800 litros de agua en cada lanzamiento). El destino de la aeronave es el Aeropuerto Carriel Sur, de Concepción, al sur de Chile.
La participación de la FAB se decidió después de una solicitud al Ministerio de Asuntos Exteriores (MAE) de la Embajada de Chile en Brasil, cursada ente el tenor que están tomando los últimos focos ígneos en el territorio chileno. Su primer secretario, Fernando Berguño, informó al Ministerio de Relaciones Exteriores ,que su país está recopilando más información sobre dónde se utilizará equipos brasileños, mientras agradeció la ayuda de Brasil en este momento.
La semana pasada, el presidente de Chile, Sebastián Piñeira decretó la alerta sanitariaen la capital, Santiago, y las áreas metropolitanas de Valparaíso, Maule y Araucanía. La advertencia fue dada después de que varias localidades se vieron afectadas por una densa nube de humo causada por tres incendios en la zona central del país.
Según los datos publicados por la prensa chilena, el país se vio afectado un 66% más este verano por incendios que el año pasado, y se han quemado más de 40.000 hectáreas en todo el país, aunque no se reportaron víctimas. Brasil ya había colaborado con aviones Hércules portando este sistema en 2012 con Ecuador, en sendos siniestros forestales en aquel país, así como cooperado con los bomberos de Brasilia con el mismo dispositvo, mientras estos apagaban otros tantos focos en 2011, alrededor de la capital. (Javier Bonilla)
DIÁRIO ONLINE (PA)
Aeronáutica proíbe operação em Belém
Por recomendação do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado diretamente ao comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa, a partir da última sexta-feira, a pista principal do aeroporto internacional de Belém não pode ser utilizada em dias de chuva se estiver apresentando um acúmulo de água no local, que tem a extensão de 2.800 metros. A informação foi confirmada pela Infraero, que anunciou ainda que nestes casos a pista auxiliar, de 2.400 metros, deve ser usada para dar apoio nos dias de chuva para evitar qualquer tipo de transtorno.
Segundo a assessoria de imprensa, técnicos da Infraero já analisam a pista para definir que medidas deverão ser adotadas para melhorias.
Em dezembro, a Infraero concluiu os serviços de revitalização da pista principal de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro (PA). A obra teve o objetivo de garantir as boas condições de funcionamento do sistema de pistas. O investimento foi de R$ 5,6 milhões. Os serviços foram realizados em três etapas, com ações de recapeamento (troca de asfalto) e revitalização do pavimento, restauração e execução da nova sinalização horizontal (pintura) da pista. Mas ao contrário do que se pretendia, desde a conclusão das obras o que se viu foi uma reclamação geral sobre a a segurança da pista.
As inspeções constataram que a pista acumula água em excesso que se mistura ao óleo liberado pelo asfalto, tornando-a extremamente escorregadia.
Além disso, pilotos relatam que após as chuvas poças d’águas atrapalham pousos e decolagens. O boletim proibindo as operações na pista foi emitido pelo Serviço de Informação Aeronáutica (SIF) do Decea, no final da noite da última sexta-feira, proibindo pousos e decolagens na pista principal do aeroporto Júlio Cezar Ribeiro, o aeroporto internacional de Belém, em casos de chuvas moderadas ou fortes. A orientação agora é válida para todas as companhias. O comunicado, disponível no site do Decea, foi publicado às 00h16h (HBV) e a recomendação é válida em princípio até as 23h59 (HBV) do dia 17 de abril deste ano.
Inicialmente, apenas a TAM estava impondo dificuldades, mas agora todas as companhias aéreas terão que restringir suas operações no aeroporto de Belém. Os problemas com cancelamentos de voos por parte da TAM Linhas Aéreas iniciaram no dia 9 e se estenderam até o dia 12.
TAM voltou a cancelar voos após nova análise
Na última segunda-feira, já com os voos aparentemente normalizados, o DIÁRIO teve acesso a um documento enviado pela TAM à Aeronáutica, impondo algumas condições para continuar operando na pista.
Entre as restrições estão a não permissão para que aeronaves de grande porte aterrissem no aeroporto, além de não posar com vento de calda e proibição caso ocorra a previsão de vento com chuva forte. Obrigatoriamente, o pouso terá que ser feito pelo comandante da aeronave, ainda que as condições climáticas sejam as melhores.
Entre as restrições estão a não permissão para que aeronaves de grande porte aterrissem no aeroporto, além de não posar com vento de calda e proibição caso ocorra a previsão de vento com chuva forte. Obrigatoriamente, o pouso terá que ser feito pelo comandante da aeronave, ainda que as condições climáticas sejam as melhores.
Desde a noite da última quinta-feira, a TAM cancelou sete voos, dois deles com decolagem em Belém e os demais pousos foram cancelados. A empresa informou que, após análise minuciosa das condições da pista, optou por retomar a sua decisão de não operar no local em caso de chuva forte ou moderada, com pista molhada ou escorregadia.
Além da TAM, a Gol também desviou para Macapá um voo que estava previsto para pouso em Belém, devido às condições da pista.
Il Velino.it (Itália)
Cile, Brasile invia due C-130 per collaborare nella lotta agli incendi
Il Brasile invia due aeri C-130 in Cile per aiutare il paese nella lotta contro gli incendi forestali. Lo ha annunciato il ministro della Difesa di Brasilia, Celso Amorim, spiegando di aver autorizzato l’impiego dei due apparecchi, partiti dalla base aerea di Galeão a Río de Janeiro. I c-130 sono equipaggiati col il Maffs (Modular airbone fire-fighting system), un sistema antincendio all’avanguardia, in grado di lanciare 12.800 litri d’acqua. I velivoli in Cile faranno base all’aeroporto Carriel Sur a Concepción. A richiedere il loro impiego era stata la stessa ambasciata di Santiago in Brasile, che aveva presentato richiesta ufficiale al ministero degli Esteri dopo aver studiato l’entità degli incendi che stanno scoppiando nel paese e l’impossibilità a contrastarli efficacemente solo con i propri mezzi. Proprio a causa dei focolai, la settimana scorsa, il presidente cileno Sebastián Piñeira aveva decretato l’allerta sanitaria meòòa caèitale e nelle aree metropolitane di Valparaíso, Maule e Araucanía.
Il provvedimento era stato preso dopo che la aree erano state avvolte da un denso fumo nero, causato da tre grandi incendi nella regione centrale del paese. Inoltre, secondo i dati riportati dalla stampa cilena, la scorsa estate gli incendi nel paese sono aumentati del 66 per cento in più rispetto all’anno precedente e hanno bruciato più di 40 mila ettari di terreno. Fortunatamente, non si sono registrate vittime. La collaborazione del Brasile con il Cile nella lotta agli incendi non è nuova. Brasilia afefa, infatti, già cooperato negli anni precedenti inviando sempre forze aeree. Queste, nel 2011 avevano spento numerosi focolai e nel 2012 – insieme ad aliquote dei vigili del fuoco -avevano fatto partner con assetti ecuadoregni sullo stesso versante.
Leia também: