|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 13/01/2014

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Avião faz voos rasantes e assusta banhistas em João Pessoa


Piloto do avião PR-RRP, modelo Piper PA-28RR201 fez várias manobras arriscadas em baixa altitude chegando bem próximo das pessoas que estavam na praia

Imagem
Um piloto de uma aeronave monomotor colocou em risco a vida de centenas de banhistas das praias no Litoral da Paraíba, neste domingo (12), ao fazer uma série de voos rasantes a poucos metros da areia.
Segundo o relato de banhistas, o piloto do avião PR-RRP, modelo Piper PA-28RR201, fez várias manobras arriscadas chegando bem próximo das pessoas que estavam na praia. O monomotor pode ser visto em baixa altitude desde as praias do município de Cabedelo, na Grande João Pessoa, passando pelas praia da Capital, até o Litoral Sul.
Um vídeo com o registro da aeronave fazendo um desses voos rasante está circulando nas redes sociais. Pelo Instagram, internautas contam que a manobra de baixa altitude foi repetida pelo menos três vezes, na praia de Camboinha.
"Um avião de pequeno porte está voando há pouquíssima distância dos banhistas na Praia do Seixas. Além disso, o piloto está realizando manobras perigosas, fazendo com que as pessoas se retirem do mar", postou no Facebook Anne Nunes, como legenda da foto que mostra o avião sobrevoando a poucos metros do mar. Ela disse a reportagem, que a aeronave fez quatro voos rasantes na Praia do Seixas e muito banhistas foram embora com medo.
A imprudência do piloto foi denunciada por banhistas ao Aeroclube de João Pessoa. A secretaria do Aeroclube informou ao Portal Correio que o piloto não é paraibano e chegou à cidade há quatro dias.
Após as queixas, o presidente do Aeroclube, Rogério Iazaby, se reuniu com o piloto que foi advertido e denunciado à Polícia Federal.
Segundo informações do Areporto Castro Pinto, o piloto foi levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos. De acordo com os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião monomotor é de propriedade particular. A aeronave está registrada no nome de um empresário que a adquiriu desde 23 de agosto de 2013 para serviços aéreos privados.
Até o fechamento desta matéria, às 17h30, o Portal Correio havia tentado entrar em contato com a Polícia Federal, mas não obteve sucesso. Ainda não há informações sobre a pessoa que pilotava a aeronave com essas manobras.

Vítimas de acidente com helicóptero no RJ não correm risco de morte


Os dois homens foram levados para o Hospital Público de Macaé. Helicóptero caiu em cima de árvores, o que amenizou o impacto da queda.

 Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Público de Macaé, interior do Rio de Janeiro, no final da tarde deste domingo (12), Alcemir Campos Pereira, 39 anos, e Gabriel Silva Mataruna Assunção, 23, vítimas do acidente com o helicóptero neste domingo (22), na zona rural de Santa Maria Madalena, Região Serrana do Rio, não correm risco de morte. As vítimas tiveram ferimentos em várias partes do corpo e estão sendo acompanhadas por uma equipe médica do HPM, para onde foram levados logo após o resgate do Corpo de Bombeiros.
O helicóptero seria um um Robinson22 e, segundo o instrutor de vôo, Leonardo Sobrosa, que esteve no local acompanhando o resgate, as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Conceição de Macabu ( a fazenda onde aconteceu o acidente fica no limite de Santa Maria Madalena com Conceição de Macabu, no Norte Fluminense), com apoio da corporação de Macaé.
Também de acordo com Leonardo, os dois homens estavam conscientes ao serem levados para o Hospital Público de Macaé . "O helicóptero caiu em cima de árvores, o que amenizou o impacto da queda. Mas ainda assim eles se machucaram, mas estavam conscientes", relatou Leonardo à reportagem do G1.
Ainda de acordo com o instrutor de vôo, a aeronave, ficou totalmente destruída. "Em todo esse tempo nós nunca registramos qualquer tipo de acidente ou incidente", contou o instrutor. Leonardo informou, também, que o órgão responsável pela investigação, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), já foi acionado.
O Robison 22
O Robinson R22 é um pequeno helicóptero para duas pessoas, produzido pela companhia Robinson Helicopter. Graças a seu baixo custo de aquisição e operação, o R22 se tornou o helicóptero padrão para treinamento de pilotos em todo a América Latina.
OUTRAS MÍDIAS


BLOG DO JK (BELÉM)



 DEPOIS DO CAOS TAM GARANTE QUE VOOS SERÃO NORMALIZADOS ATÉ AS 22 HORAS DE HOJE.

Após quatro dias de cancelamento de voos com origem ou destino do Aeroporto Internacional de Belém, a TAM emitiu uma nota, na noite deste domingo (12), informando que a empresa voltará suas operações às 22h de hoje.
Segundo o comunicado a decisão da companhia foi tomada depois que a Infraero apresentou laudo técnico em que relatou as melhorias realizadas na pista do terminal. Paralelamente, houve a suspensão do documento expedido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que alertava para as condições escorregadias da pista local.
Os passageiros cujos voos haviam sido cancelados e reprogramados serão gradualmente atendidos a partir desta noite. A previsão é que a situação esteja normalizada até o meio-dia desta segunda-feira (13).
A TAM explica ainda que caso os clientes prefiram postergar a viagem, estarão isentos da cobrança de taxa de remarcação ou da diferença de tarifa no prazo de 30 dias a partir da data do voo original.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented