NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 31/08/2013
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Apesar de manifestações, Planalto mantém desfile do 7 de Setembro
O desfile não terá, porém, a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça
Apesar das manifestações que estão sendo organizadas nas redes sociais para o dia 7 de Setembro, o desfile cívico do Dia da Independência na capital federal seguirá o modelo dos anos anteriores, com escolas, bandas e grupamentos militares. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30/8) pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.
A programação deste ano prevê o início das atividades para as 9h. A apresentação dos cerca de 1.850 militares das Forças Armadas, dos carros de combate, blindados e aviões deve começar tão logo a presidenta Dilma Rousseff chegue ao palanque. Após o percurso de 2 quilômetros, o desfile será encerrado por volta das 10h30, como nos anos anteriores.
A Secretaria de Comunicação não confirma se haverá redução de tempo no evento deste ano, como uma possível medida para aumentar a segurança.
O desfile não terá, porém, a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em função da substituição dos aviões T-27 (Tucano) pelo A-29 (Super Tucano). Os pilotos que integram o Esquadrão de Demonstração Aérea estão em treinamento devido à troca do modelo de aeronave.
Os gastos com a logística do evento, sob responsabilidade do Ministério da Defesa, foram estimados em R$ 890 mil. A estrutura montada para o desfile dispõe de 24 mil lugares nas arquibancadas, tablados especiais e tribunas, sistema de sonorização e telões, banheiros químicos e outros equipamentos de apoio.Também está prevista a instalação de pontos de distribuição de água e de postos de saúde e de atendimento a crianças e outras estruturas de serviços.
Mais de 20 entidades e órgãos, entre militares e civis participarão do evento. No sábado (31/8), militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica farão treinamento para o desfile na Esplanada dos Ministérios para definir detalhes de segurança.
A programação da festa da Independência inclui um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália, às 16h no Estádio Mané Garrincha. O Concerto da Independência, com a apresentação do cantor e compositor Toquinho e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional marcará o final das comemorações, às18h30.
|
Local usado para treino de tiros da Marinha no litoral de SP deve virar parque
Ricardo Hiar
Berçário de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, o arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião (litoral norte de São Paulo), deixará de ser utilizado para treino de tiros das Forças Armadas e poderá virar parque nacional.
Após 33 anos, a Marinha anunciou o "cessar fogo" numa área rochosa da ilha principal, em apoio ao projeto que tramita no Ministério do Meio Ambiente e propõe novas regras de preservação.
Entre as mudanças previstas está a possibilidade de acesso de visitantes ao local, limitado atualmente por se tratar de uma zona militar. Formado por 13 ilhas, Alcatrazes está a 43 km da costa.
DIVERSIDADE
O Ibama e o ICMBio, que atuam hoje em conjunto com a Marinha na preservação do local, defendem a criação do parque como um mecanismo mais eficiente para manter a diversidade de fauna e flora.
O diretor de Departamento de Áreas Protegidas do ministério, Sérgio Brant, diz que a pasta aguarda a formalização da Marinha para encaminhar a proposta à Casa Civil.
"A partir disso, iremos redefinir os detalhes do projeto. O panorama atual aponta para uma criação muito próxima do parque", diz Brant.
A Marinha diz que os treinos de tiros foram encerrados em Alcatrazes e que realiza testes numa ilha a 4 km do arquipélago, onde o impacto ambiental é considerado bem menor. Com quatro hectares, a ilha da Sapata é pobre em espécies.
"A motivação da mudança é fruto de um entendimento do Ministério da Defesa com o Ministério do Meio Ambiente, que objetiva congregar os interesses de preservação ambiental e defesa nacional", diz a Marinha, em nota.
Uma das condições das Forças Armadas é que a ilha da Sapata não seja incluída nos limites do parque.
VISITAÇÃO CONTROLADA
Kelen Leite, chefe da Estação Ecológica Tupinambás, administrada pelo ICMBio, diz que o arquipélago é considerado patrimônio natural do Estado de São Paulo.
Segundo ela, a ideia é permitir a visitação controlada nas ilhas, que evitaria um impacto ambiental.
"Os roteiros ficariam restritos ao mar devido à sensibilidade das ilhas, que têm diversas espécies endêmicas e ameaçadas, além do ninhal. O foco seria o mergulho contemplativo e a contemplação embarcada de aves e cetáceos."
Uma consulta pública realizada em 2011 serviu de base para o projeto encaminhado ao ministério. O parque seria formado por 160 km², além do perímetro que compreende a Estação Ecológica de Tupinambás, destinada a pesquisas.
|
Embraer fabrica peças em Portugal e traz para o Brasil
Patrícia Campos Mello
Com a queda da competitividade brasileira, a Embraer está fabricando peças de aviões em Portugal e exportando para o Brasil.
Nas duas fábricas que a empresa tem em Évora estão sendo montados componentes para a cauda e as asas dos jatos Legacy 500. As peças são mandadas por navio para o Brasil e aí entram na montagem final do avião.
No início de 2014, as fábricas da União Europeia passam a fabricar também componentes para o KC 390, o avião militar que a Embraer vai produzir, segundo João Taborda, diretor de relações externas da Embraer Europa.
"Isso demonstra que o Brasil não perdeu competitividade apenas para a China, mas também para países europeus", diz Antônio Corrêa de Lacerda, professor de Economia Política da PUC-SP.
"Fabricar em outros países está relacionado à lógica de se integrar a cadeias globais de fornecimento, mas, se o custo não compensasse, não fariam isso."
Segundo Lacerda, todos os indicadores de competitividade no Brasil -carga tributária, logística, custo de mão de obra- pioraram, e a questão cambial se agravou.
"Agora, com a desvalorização cambial, a situação pode melhorar; se o real permanecer em um patamar mais desvalorizado, a Embraer terá de rever sua estratégia."
Segundo a Embraer, não foi a "lógica de custos" que motivou a instalação das fábricas em Portugal.
As fábricas fazem parte de uma estratégia global da empresa -e, no caso de Portugal, a oferta de mão de obra qualificada e o sistema tributário transparente foram fatores que pesaram muito.
A Embraer tem outras fábricas no exterior, nos Estados Unidos e na China, mas lá a produção é voltada primordialmente para o mercado daqueles países, e não para exportação para o Brasil.
"Chegamos à conclusão de que valia a pena fabricar aqui, também do ponto de vista dos custos", disse.
Segundo ele, Portugal tem diversas vantagens comparativas: excesso de mão de obra, com muitos técnicos altamente qualificados e engenheiros; governo empenhado em desenvolvimento industrial e a base tecnológica na Europa. "Mas a questão de base é a necessidade da Embraer de ser globalizada."
TECNOLOGIA
Segundo a empresa, a função das fábricas de Évora é estimular desenvolvimento tecnológico em duas áreas muito específicas, passando a fazer dentro da Embraer atividades que antes eram realizadas em fornecedores.
A Embraer não quis entrar em detalhes sobre a diferença de custos para fabricar no Brasil e na União Europeia.
"A Embraer não disponibiliza detalhes sobre custos. E analisar essa decisão estritamente em termos de custos induz a um erro de leitura, porque não foi essa a diretriz determinante para a instalação das unidades. É preciso considerar que a parceria é estratégica, e não uma simples alocação em razão de custos de produção ou logística, conquanto estes também tenham sido analisados e, naturalmente, precisavam ser competitivos para não inviabilizar o investimento."
O investimento total da Embraer foi de € 177 milhões, incluindo empréstimo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A empresa também assumiu o controle, em 2005, da Ogma, estatal portuguesa, e lá se concentra a manutenção de aeronaves.
As fábricas em Évora ainda estão em implantação. Começaram a produzir em novembro de 2012.
Segundo Luis Afonso Lima, diretor-presidente da Sobeet, é possível que, diante da crise europeia, a fábrica de Portugal pode estar enfrentando baixa demanda na região, por isso a Embraer teve de direcionar as vendas para o Brasil.
|
Piloto morre após queda de ultraleve em garagem de ônibus no Paraná
Acidente aconteceu por volta das 11h30 desta sexta (30), em Campo Largo. Piloto, de 60 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu
Do G1 PR
Um homem de 60 anos morreu após a queda de um ultraleve no pátio de uma garagem de ônibus em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 11h30 desta sexta-feira (30).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem era o piloto da aeronave. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Às 12h, o local permanecia isolado. Equipes da Polícia Civil investigam o que provocou o acidente.
|
Piloto morre em queda de avião de acrobacias no Paraná
Ele tentou pouso de emergência em garagem de ônibus
do R7
Um homem de 60 anos morreu após a queda de um avião de acrobacias em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, no início da tarde desta sexta-feira (30). Ele era piloto do ultraleve.
A vítima tentou um pouso de emergência em uma garagem de ônibus. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou os primeiros socorros ao piloto, mas ele não resistiu. O local do acidente está isolado para perícia. As causas do acidente serão investigadas. |
Parnamirim e Caicó serão palco de exercício de guerra aérea entre países
Eliana Lima
A Cruzex Flight 2013, que reunirá 90 aeronaves do Brasil e de mais oito países nas Bases Aéreas de Parnamirim e do Recife, de 4 a 15 de novembro, terá direção exclusiva da Força Aérea Brasileira.
Assim ficou decidido, esta semana, num encontro de militares do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, na Base Aérea de Parnamirim. Será o maior exercício de guerra aérea da América Latina, para “treinar estratégias e táticas da guerra aérea moderna no contexto de uma coalizão”, segundo o Ministério da Defesa.
Cerca de dois mil mil homens e mulheres, entre aviadores, mecânicos, forças especiais e pessoal de apoio, ficarão divididos entre Parnamirim, Recife (PE) e um pequeno contingente em Caicó.
Presente à reunião, o major Steven Neta, da Real Força Aérea Canadense, disse que a intenção “é aproveitar para compartilhar experiências com tripulações de outros países”. É a primeira vez que o Canadá participa da CRUZEX com aeronaves. Trará ao RN dois cargueiros CC-130J Hércules.
Nessa edição da Cruzex, os aviões de transporte C-130 Hércules também ficarão no RN para missões reais de lançamento de paraquedistas e carga. Outra novidade é a participação dos helicópteros de ataque AH-2 Sabre da FAB.
Dos aviões que aterrissarão em solo potiguar para a simulação de combate: A-4AR (Argentina), F-16 (Chile, Estados Unidos e Venezuela), IA-58 (Uruguai), A-37 (Uruguai e Colômbia), A-29 Super Tucano (Brasil e Equador), além dos F-5EM, F-2000 e A-1 do Brasil.
No Recife: os aviões KC-767, KC-135 e KC-130, de transporte e reabastecimento em voo, e aviões-radar E-99 da FAB.
Em Caicó, a FAB manterá um helicóptero de alerta para casos de emergência.Em tempo: no dia 9 de novembro, a Base Aérea de Parnamirim abrirá os portões para a população ver de perto as aeronaves que participam da CRUZEX Flight 2013. |
AMAZONIA BRASIL RADIO WEB - AM
Reunião do Governo do Estado e 1º Comar define liberação da área do 3º lote da rodovia Norte/SulLeonardo Trindade / Setrap
Rodovia Norte /Sul terá continuidade de serviços segundo definiu Bruno Mineiro,secretário da SetrapA reunião do Governo do Estado do Amapá com representantes do Comando da Aeronáutica (1º Comar/PA), ocorreu nesta sexta-feira, 30, na Secretaria de Transportes do Estado do Amapá (Setrap), quando finalizaram as tratativas para a liberação definitiva da área do trecho correspondente ao terceiro lote da rodovia Norte/Sul em Macapá, a maior obra de mobilidade urbana do Amapá.
Esta reunião foi viabilizada pelo gabinete do senador João Alberto Capiberibe (PSB/AP), que já vinha cobrando do comando da Aeronáutica a liberação desta área. A obra terá extensão de 15.144,76 metros de comprimento e 55 metros de largura, com 03 acessos aos bairros da Zona Norte próximos à essa pista, e dois acessos para as rodovias que serão interligadas, a Duca Serra e a Tancredo Neves.
O total de recurso aportado é da ordem de R$ 53.030.338,37 (cinquenta e três milhões, trinta mil, trezentos e trinta e oito reais e trinta e sete centavos) sendo que o primeiro lote da obra foi executado por administração direta da Setrap, com recursos do Tesouro do Estado.
A Norte/Sul faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá – Proamapá, e será contemplada com meio fio, linha d’água, drenagem, calçada, arborização, galerias, canteiro central, acessos e o asfaltamento com uma composição de alta durabilidade.
Com a liberação definitiva da área que pertence ao aeroporto de Macapá, as obras já podem ser retomadas e a previsão de conclusão é no início de 2014.Governador Camilo Capiberibe e secretário Bruno Mineiro estiveram em visita técnica na Rodovia Norte /Sul
Participaram do encontro, o secretário de transportes, deputado Bruno Mineiro, o brigadeiro Mesquita (1º Comar/PA), o coronel Telles (1º Comar/PA), a sargento Patrícia (1º Comar/AP), sargento Racson (1º Comar/PA), o Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Macapá, Edem Paulo, o Chefe de Gabinete do Senador João Alberto Capiberibe, Caio Isacksson, o engenheiro Galdino Gaudêncio, representante da empresa Maia Melo, responsável pelo projeto da rodovia e o fiscal da obra, Mauro Pickerell.
Para o brigadeiro Mesquita, o assunto está resolvido “vamos apenas acertar os ajustes técnicos para que a obra continue no trecho que passa pela área do Comando da Aeronáutica, que já está liberado para a continuação dos trabalhos”.
O Chefe de Gabinete do Senador Capiberibe, Caio Isacksson, disse que este esforço do senador João Alberto Capiberibe e de Janete Capiberibe, deputada Federal (PSB) é para que a rodovia seja concluída o mais rápido possível, agregar desenvolvimento e dar mais qualidade de vida a população.
O Secretário de Estado dos Transportes, Bruno Mineiro, disse que a licitação para a obra do terceiro lote está marcada para o dia 20 de setembro e afirmou que a Setrap vai realizar a obra no entorno da área da Aeronáutica, com a construção de uma cerca para o isolamento do sítio aeroportuário que pertence ao aeroporto de Macapá, e espaço onde as aeronaves fazem suas manobras, atendendo com isso a uma exigência do Comar, evitando a invasão de pessoas nesta área de segurança.
Bruno concluiu dizendo “o governador Camilo Capiberibe, foi pessoalmente visitar, na quarta-feira passada, a obra da rodovia Norte/Sul e nos pediu empenho para a conclusão dos serviços, e que já tinha recebido a notícia do Senador Capiberibe e da deputada Janete, do esforço deles, frente a Aeronáutica para a liberação do trecho”. Esta obra é um dos importantes marcos da administração do governador Camilo Capiberibe, que vai desafogar o trânsito entre as regiões norte e sul da cidade de Macapá.
|
AEROIN.NET
Portões Abertos, o evento mais Força Aérea que existe!
A imagem mostra o calendário preliminar com os eventos de Portões Abertos da Força Aérea Brasileira que já estão confirmados. Programe-se e participe, são eventos de bastante integração, numa oportunidade de ficar próximo da nossa FAB."Em algumas unidades, esse evento existe há mais de 30 anos e seu caráter cívico de aproximação com a comunidade aeronáutica tem atraído milhares de pessoas todos os anos. As bases que já tem as datas pré-definidas para 2013 estão na ilustração", comenta a área de comunicação da Força Aérea.
11/8 - Academia da Força Aérea (já aconteceu)
29/9 - Domingo Aéreo no Parque, em São Paulo (PAMA-SP)
05/10 - Sábado Aéreo da BABR, em Brasília
06/10 - Portões Abertos em Barbacena, na EPCAR
12/10 - Portões Abertos da Base Aérea de Canoas (RS)
13/10 - Portões Abertos da Base de Porto Velho (RR)
19/10 - Portões Abertos do DCTA, em São José dos Campos (a confirmar)
26/10 - Portões Abertos da EEAR, em Guaratinguetá (SP)
09/10 - Portões Abertos da Base Aérea de Natal (RN)
Acompanhe as atualizações com as novas datas e locais. Divirta-se junto à FAB! Esteja presente!
Leia também: