|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 26/07/2013




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



Informações sobre voos oficiais estão disponíveis no portal da FAB

A partir desta segunda-feira, as informações relativas aos voos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) passam a ficar disponíveis para consulta pública na seção “Acesso à Informação/Registro de Voos” do portal da instituição na internet (www.fab.mil.br/acessoainformacao).

No portal, o cidadão pode obter informações sobre os voos realizados em atendimento a autoridades. Estarão disponíveis dados referentes à autoridade apoiada, trajeto, data, horário de decolagem e pouso do voo, além do motivo da solicitação da aeronave, conforme previsto no Decreto n° 4.244, de 22 de maio de 2002. A página também veiculará o total de passageiros previstos para embarque nas aeronaves, com base na informação prestada pela autoridade solicitante do voo.

Por razões de segurança, as informações sobre os voos serão inseridas na página da FAB até às 18h do primeiro dia útil seguinte ao término da viagem. Nos casos em que a missão oficial for composta de mais de um trecho, a informação virá a público no primeiro dia útil após a conclusão do último trecho voado.

A medida atende ao disposto na Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) e decorre dos entendimentos firmados no último dia 5 de julho entre os ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, com apoio do Comando da Aeronáutica.


Sindicato pede investigação de suposta 'desnacionalização' do setor aeronáutico

Entidade teme fechamento de postos de trabalho e reivindica ao BNDES apuração de parcerias internacionais na fabricação de avião

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos solicitou ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para investigar o que a entidade chama de "crescente processo de desnacionalização do setor aeronáutico".
Segundo o sindicato, a principal consequência da desnacionalização é o fechamento de postos de trabalho, em especial no Vale do Paraíba, que concentra 53% da mão de obra do setor no país. Em razão disso, a entidade lançou a campanha “Dinheiro Público só para Nacionalização. Contra o Desemprego e a Exploração nas Fábricas de Avião”.
O pedido de reivindicação da suposta desnacionalização foi apresentada ao vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt, em reunião ocorrida quarta-feira, no Rio de Janeiro. O sindicato questiona a suposta "desnacionalização de aviões", apesar dos benefícios concedidos pelo governo brasileiro, como os Drawback e Reintegra, programas de incentivo à exportação.
Segundo o sindicato, ao final da reunião, o vice-presidente do BNDES se comprometeu a levar ao Ministério da Indústria e do Comércio todas as reivindicações do Sindicato e procurar as empresas envolvidas para cobrar esclarecimentos. Uma nova reunião será marcada, mas ainda não há data definida.


Governo abandona a reforma da Previdência

Ministro Garibadi Alves revela que protestos nas ruas e falta de apoio do Congresso motivaram a decisão de enterrar a proposta que impunha idade mínima para a aposentadoria. Rombo nas contas do INSS aumentou 23% no primeiro semestre do ano

ANTONIO TEMÓTEO / SÍLVIO RIBAS

(...)
Sobre os esforços da sua pasta na direção do aperfeiçoamento na metodologia de concessão de benefícios e pensões, para evitar fraudes e distorções, o ministro admitiu que encomendou estudos para promover mudanças nos sistema. “Mas esse trabalho não foi muito adiante, até porque não há hoje um clima mais sereno para tratar desses assuntos”, ponderou ele, queixando-se de ter seu nome recentemente associado ao uso indevido de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Convite aos presidentes

A presidente Dilma Rousseff convidou os presidentes de todos os países da América do Sul para a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no próximo domingo. Até agora, três confirmaram presença na cerimônia: a presidente da Argentina, Cristina Kirchner; o da Bolívia, Evo Morales; e o do Suriname, Dési Astori, além do vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori. O convite de Dilma aos líderes sul-americanos foi feito há cerca de duas semanas. A presidente também vai participar da missa, que também marcará a despedida pública do papa no Brasil. Francisco embarcará de volta ao Vaticano no começo da noite de domingo. O vice-presidente Michel Temer representará o governo brasileiro na cerimônia de despedida, na Base aérea do Galeão.


Escola Naval aceitará mulheres a partir de 2014

Conhecida por aceitar somente homens em seus concursos públicos e processos seletivos, a Escola Naval, instituição de ensino superior destinada a formar oficiais da Marinha, vai começar a aceitar mulheres a partir de 2014. No entanto, as candidatas apenas terão acesso à carreira do Corpo de Intendentes, com habilitação em administração. As demais carreiras da corporação (Corpo da Armada e de Fuzileiros Navais) seguem restritas aos interessados do sexo masculino. Segundo a assessoria de imprensa da Marinha, o edital está sendo finalizado e deverá ser divulgado em breve.
São 12 vagas específicas para o Corpo de Intendentes da Marinha, destinadas a candidatas com idade entre 18 e 23 anos e que tenham concluído o ensino médio. As jovens ingressarão no 1º ano e, ao longo de quatro anos, estudarão disciplinas correspondente às áreas de administração, contabilidade geral e de custo, orçamento, finanças, abastecimento, logística, auditoria, entre outras.
Além da formação profissional-militar, as aspirantes receberão aulas de educação física e de acordo com seu desempenho poderão integrar uma das equipes esportivas, como esgrima, vela, remo, vôlei, basquete, orientação, atletismo, judô e tiro. Ao final do curso, serão declaradas guardas-marinha e realizarão uma viagem de instrução de duração aproximada de seis meses e complementarão sua formação profissional e cultural, tendo a oportunidade de visitar países das Américas, Europa, percorrendo os oceanos Atlântico e Pacífico e o Mar Mediterrâneo.

Quatro horas depois, II Comar, Infraero, Cindacta III, Aeroclube, Marinha e Bombeiros não confirmam queda de avião

Equipes operacionais do II Comando Aéreo Regional (II Comar), da Força Aérea Brasileira, não confirmam queda de aeronave no mar da praia de Barra de Catuama, Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (24). Quatro horas após o acidente, que teria acontecido por volta das 16h12, nenhum órgão de controle de tráfego aéreo confirma a ocorrência, apenas a Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o II Comar, todas as aeronaves com plano de voo, que deveriam decolar e pousar completaram suas rotas sem problemas nesta quarta. Nenhuma alteração foi registradas nos radares do Comando Aéreo. A mesma resposta foi dada pelo 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), responsável pelo controle no Nordeste e parte do Oceano Atlântico. A Infraero também foi questionado sobre os voos comerciais e garantiu não houve problemas com as aeronaves que pousaram ou decolaram do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.
O Corpo de Bombeiros enviou sete equipes para o local, incluindo um grupamento tático de mergulho, mas também não confirmou a ocorrência. A Capitania dos Portos também foi acionada, por se tratar de um acidente a seis quilômetros da costa, mas não confirma.
O presidente do Aeroclube de Pernambuco, Francisco Rodrigues, também informou que nenhum avião deixou de completar sua rota no clube.
A confirmação da queda de um bimotor no mar de Barra de Catuama foi dada apenas pela Polícia Rodoviária Federal, que enviou um helicóptero para sobrevoar a área.


Tony Ramos vive Getúlio Vargas no thriller político 'Os Últimos Dias de Getúlio'

Rodrigo Salem

No campo de pouso abandonado do museu Aeroespacial do Rio, Tony Ramos desce de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Mas não é uma missão com uso de dinheiro público para assistir ao jogo do Flamengo, que acontecerá dali a horas. 
Estamos nas filmagens de "Os Últimos Dias de Getúlio", uma produção de R$ 6 milhões recontando o final da vida do presidente Getúlio Vargas (1882-1954), que se matou no fim do seu segundo mandato (o primeiro por voto popular), em 1954, em meio a acusações de corrupção.
A voz do povo é soberana, diz Tony Ramos, que encarna Getúlio Vargas em filme.
Tony desce por uma pequena escada de metal do avião, uma peça do museu.
O ator está irreconhecível no papel de Getúlio. Usa uma roupa com enchimento que o deixa 30 quilos mais gordo, uma dentadura para imitar as feições do presidente e uma maquiagem que o presenteia com uma careca.
"Esse segundo corpo é pesado e passo um calor horrendo, mas eu sabia que seria assim", conta.
O ator foi perseguido pelo diretor João Jardim, que estreia na ficção após uma carreira feita de documentários ["Janela da Alma" e "Lixo Extraordinário"].
"Eu me assustei com o convite, não apenas porque me achava diferente fisicamente de Getúlio, mas pela ambiguidade dele. Mas, depois de algumas conversas, vi que o filme era sobre a alma daquele personagem."
A alma, neste caso, é analisada nos 19 dias entre o atentado ao jornalista e político Carlos Lacerda (1917-1977), em 5 de agosto de 1954, e o suicídio de Vargas.
"O desejo não era fazer uma biografia clássica, aquela do feto ao túmulo", brinca o roteirista George Moura ("Linha de Passe"), que se inspirou em dezenas de livros para criar o texto original.
INFLUÊNCIAS
"Tive a ideia de focar os 19 dias lendo Quem Matou Vargas, de Carlos Heitor Cony. Pensei como aquilo daria um bom thriller político e eu precisava de um recorte, porque Getúlio é uma figura ambígua e polêmica demais", conta o diretor, citando "Domingo Sangrento" (2002), de Paul Greengrass, "A Queda - As Últimas Horas de Hitler" (2004), de Oliver Hirschbiegel, e "O Sol" (2005), de Aleksandr Sokurov, como inspiração.
A sequência que a reportagem da Folha acompanha recria o momento em que Vargas, num dos poucos momentos em que deixa a residência oficial no Palácio do Catete nesses dias de crise, recebe a notícia da boca de Tancredo Neves (Michel Bercovitch) de que pessoas ligadas ao governo estariam por trás do atentado a Lacerda.
Tony Ramos diz que o "seu" presidente, tão explorado em filmes e minisséries, segue um caminho próprio. "A primeira coisa que falei para João foi que não me comprometeria a imitar Getúlio. Sempre me lembro de Frank Langella em Frost/Nixon, que não tem nada a ver com Nixon, mas que capturou como ninguém o personagem", exemplifica, sem se desviar do fato de estar vivendo um ex-ditador em "Os Últimos Dias de Getúlio", previsto para estrear em 2014.
"O filme não é sobre o Getúlio ditador. Não estamos contando essa história, mas outros roteiros são bem-vindos. A polêmica está aberta."

'A voz do povo é soberana', diz Tony Ramos, que encarna Getúlio Vargas em filme

Numa pausa das filmagens de "Os Últimos Dias de Getúlio", no campo de pouso abandonado do Museu Aeroespacial, no Rio, Tony Ramos, 64, expressa sentimentos ambíguos em relação ao presidente controverso que ele encarna no longa-metragem de João Jardim.
O ator se lembra do dia em que sua mãe chorou a morte do político e diz que o filme "busca encontrar sua alma", mas enfatiza a necessidade de cultivar distanciamento crítico em relação ao Getúlio ditador e repressor do Estado Novo (1937-1945).
A produção teve cenas rodadas no Palácio do Catete (antiga sede do Executivo federal, onde o presidente cometeu suicídio em 1954), a metros de onde aconteciam os protestos populares semanas atrás. "A voz do povo nas manifestações é sublime, soberana e decisiva. Desde que não venha acompanhada de uma balbúrdia descontrolada, porque aí aproveitadores de plantão poderão se utilizar disso", afirma Tony.


Aéreas devem ganhar espaço em Congonhas

O governo está estudando a ampliação da capacidade do aeroporto de Congonhas e pretende anunciar as mudanças nas regras parauso do espaço nos próximos 15 dias, disse ontem o ministro da Secretaria de aviação Civil (SAC), Moreira Franco. O aeroporto funciona hoje com capacidade de 34 slots por hora (movimentos de pouso ou decolagem) -30 para companhias aéreas e 4 para aviação executiva.
"A decisão sobre slots está sendo analisada pela Agência Nacional de aviação Civil (Anac). "Ela está ouvindo a Infraero e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para teruma posição sobre o tema", disse Moreira Franco.
O governo discute desde o início do ano novas regras paravia-bilizar a entrada de novas companhias aéreas em Congonhas, principalmente a Azul. A ampliação da capacidade do aeroporto foi um pedido da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).
Um dos temas que chegou a ser discutido foi a transferência dos slots da aviação executiva às companhias aéreas. O presidente da Anac, Marcelo Guaranys, disse, no entanto, que a aviação executiva manterá seu espaço no local. "As duas operações podem conviver."
A Anac estuda uma solução para aumentar os voos das companhias aéreas em Congonhas sem remover a aviação executiva ou ampliar a capacidade do aeroporto. A fórmula seria "oficializar" o movimento extra de pousos e decolagens, que já existe na prática.
Apesar de ter sua capacidade limitada a 34 movimentos por hora, Congonhas opera com mais de 40. "Além dos 34 slots por hora, existem "slots de oportunidade" que são aproveitados pela aviação executiva. Estamos avaliando formas de transformá-los em movimentos planejados para atender as companhias aéreas", disse.
Redistribuição. A SAC colocou em consulta pública uma proposta que prevê uma redistribuição total dos espaços em Congonhas entre as companhias aéreas, considerando critérios como participação de mercado e oferta de voos regionais. A mudança implicaria a transferência de slots de Gol e TAM para a Azul. Ao distribuir espaços, a Anac pode aplicar normas mais rígidas de regularidade e pontualidade, que retiraria slots das empresas menos eficientes. Moreira Franco e Guaranys disseram que essa decisão ainda não foi tomada. /m.g.


Papa deixa Aparecida e cumprimenta fiéis no caminho

Às 15h25, o pontífice deixou o Seminário de Bom Jesus, onde almoçou e descansou após a celebração de sua primeira missa pública no Brasil

São Paulo - O helicóptero da FAB que leva o papa Francisco de Aparecida para São José dos Campos já levantou voo. De lá, o pontífice pegará um avião - também da FAB - para retornar ao Rio de Janeiro. A tribulação do helicóptero beijou a mão do papa antes de decolar.
Às 15h25, o pontífice deixou o Seminário de Bom Jesus, onde almoçou e descansou após a celebração de sua primeira missa pública no Brasil.
No caminho, o papa Francisco rompeu o protocolo de segurança e desceu do papamóvel para cumprimentar fiéis. Em Aparecida, ele afirmou que retornará ao país em 2017.
No Rio, ao menos 500 fiéis enfrentam a chuva e o frio nos arredores da Igreja de São Francisco de Xavier, na Tijuca, a espera da passagem do papa, que terá um encontro com jovens em tratamento contra a dependência de drogas no Hospital São Francisco. A igreja fica a quatro quilômetros do hospital e está no roteiro que o pontífice fará em carro fechado.
Por causa da passagem do papa, o Metrô do Rio de Janeiro informou que a Estação São Francisco Xavier, na zona norte da cidade, será fechada às 16h30.


SP planeja privatizar metade dos aeroportos estaduais até 2015

Rodrigo Pedroso

O governo de São Paulo planeja chegar a 2015 com metade dos aeroportos estaduais privatizados. Além dos aeroportos de Lins, Barretos, Piracicaba e Botucatu, transferidos às respectivas prefeituras no fim de 2012 por meio de decretos, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) vai conceder cinco aeroportos à iniciativa privada e realizar Parcerias Público-Privadas (PPPs) em mais seis - os de maior movimento.
Ao fim do programa, que ainda pode ter mais aeroportos incluídos, o número de unidades sob o controle do Estado passará de 31 para 16. No lote de concessões estão os aeroportos de Campinas (Campo dos Amarais), Jundiaí, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba. Os quatro primeiros possuem o maior número de pousos e decolagens de aviação executiva do sistema estadual. As outorgas serão válidas por 30 anos. Os contratos deverão ser assinados no fim 2013 ou início de 2014, diz Ricardo Volpi, superintendente do Daesp.
No plano das PPPs estão os aeroportos mais movimentados (em volume de passageiros) sob o controle do Daesp. Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente e Bauru serão os alvos das parcerias, que foram aprovadas e ainda recebem ajustes finais.
A PPP do aeroporto de Bauru teve decreto assinado ontem para passar ao controle do município, mas ainda segue no lote das parcerias. No modelo pretendido vence empresa ou consórcio que apresentar a menor contrapartida ao Estado. O financiamento para as obras de adequação e expansão da infraestrutura dos aeroportos virá do Fundo Nacional de aviação Civil, administrado pelo governo federal.
"Quando falo em seis unidades é porque são os aeroportos que já estão fechados, mas o número pode aumentar. Pode ser que as parcerias saiam na metade do ano ou no fim. As duas ações diferem em modalidades, mas ambas são concessões para a iniciativa privada das operações dos aeroportos", diz o superintendente do Daesp.
O plano começou a ser desenhado em 2011, quando foi contratada uma empresa norte-americana para fazer os estudos de viabilidade econômica e demanda dos aeroportos estaduais. Volpi afirma que o estudo foi complexo, além de a demanda desses aeroportos ter crescido muito nos últimos dois anos. "Na verdade é um modelo que está sendo montado. Agora foi apresentado e aprovado. Isso leva tempo".


Interativo | Você concorda que o uso de jatos da FAB deva ser restrito a viagens de serviço?

REGALIAS NO AR

Passado um mês da revelação de que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tinha dado carona a parentes em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ver a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha no Maracanã, fica cada vez mais evidente a falta de controle no uso desse tipo de aeronave por políticos. Depois da confirmação de outros dois casos, protagonizados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, vem agora a público a informação de que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, utilizou o mesmo expediente para ir a Cuba no Carnaval com a mulher, o filho e assessores. A viagem de Rebelo e da família foi justificada com o argumento de que se tratava de missão oficial e que seus parentes também haviam sido convidados pelo governo de Raúl Castro. Nenhum dos dois representava o Brasil na missão, nem a sua inclusão na comitiva foi informada pelo Ministério do Esporte na nota que tratou do assunto.
A nota do Ministério, supostamente destinada a esclarecer as dúvidas, demonstra apenas que existe, no governo federal, absoluta falta de clareza sobre como reagir ao escândalo que cerca as repetidas revelações de uso de jatinhos da FAB para fins particulares. A pasta do Esporte afirma que a mulher e o filho do ministro viajaram sem custo, uma vez que a aeronave utilizada tinha capacidade para 14 passageiros e não houve gasto com hospedagem, coberta pelo governo cubano. Esquece o Ministério do disposto no Artigo 5º da Constituição Federal, segundo o qual "todos são iguais perante a lei, sem distinções de qualquer natureza". A simples condição de cônjuge ou filho de ministro não dá a ninguém o direito de usufruir a bel-prazer de transporte aéreo gratuito, ainda que a convite de governo estrangeiro. Trata-se de uma violação aberta do princípio da moralidade na administração pública, a mostrar que levará tempo até que nossos homens públicos ajustem suas mentalidades pelo relógio do Estado democrático de direito. Em outros países, ainda que na ausência de regulamentação clara sobre o uso de aeronave de propriedade do Estado, qualquer servidor se sentiria constrangido em usar aquilo que se convencionou chamar de "dinheiro do contribuinte" para passear com a família.
A farra dos jatinhos da FAB, que escandaliza o país, não é recente. Há vários anos que autoridades se valem das aeronaves oficiais para dar carona a assessores, parentes e amigos. Mas os escândalos recentes podem servir de argumento para a presidente Dilma Rousseff moralizar a regalia e dar uma satisfação para os contribuintes indignados. Basta que faça publicar no Diário Oficial da União um decreto simples, com dois artigos: o primeiro, proibindo o uso de aeronaves e quaisquer outros meios de transporte da União por quaisquer indivíduos que não sejam servidores civis ou militares em serviço, e o segundo, revogando as disposições em contrário.
Para que possamos avaliar seu comentário sobre este editorial, com vistas à publicação na edição impressa de Zero Hora, informe seu nome completo e sua cidade.


Site IBAHIA.COM (BA)

FAB oferece 662 vagas de nível superior em 41 especialidades

Os interessados devem ser brasileiros natos e terem menos de 45 anos até o dia 31 de dezembro do ano previsto para a incorporação, entre outros pré-requisitos
Estão abertas até o dia 2 de agosto as inscrições da seleção da Força Aérea Brasileira (FAB) para ingresso no Quadro de Oficiais Convocados (QOCon). São oferecidas 662 vagas de nível superior em 41 especialidades para diversas localidades do Brasil.
O QOCon destina-se a preencher, em caráter temporário, vagas não supridas pelos quadros de oficiais de carreira, pertinentes às áreas profissionais de nível superior necessárias ao Comando da Aeronáutica. Os interessados devem ser brasileiros natos e terem menos de 45 anos até o dia 31 de dezembro do ano previsto para a incorporação, entre outros pré-requisitos disponíveis no aviso de convocação, divulgado no portal da FAB. 
A seleção será composta pelas seguintes etapas: Avaliação Documental, Concentração Inicial, Inspeção de Saúde, Concentração Final e Habilitação à Incorporação. A Avaliação Documental é de caráter seletivo, classificatório e eliminatório, abrangendo todos os documentos apresentados, conforme previsto no Aviso de Convocação.
A inscrição para o processo seletivo será realizada mediante a entrega dos documentos que comprovem as condições para a participação e dos documentos necessários à Avaliação Documental durante o período de inscrições, nos locais divulgados no Anexo B, podendo ser efetuada pessoalmente ou por intermédio de procuração com firma reconhecida em cartório. Em Salvador, as inscrições podem ser feitas na Base Aérea do município, localizada próximo ao Aeroporto de Salvador, no setor SMOB 24. O telefone é (71) 3377-8395.
Após as etapas da seleção, os aprovados vão realizar o Estágio de Adaptação Técnico (EAT), com inicio no dia 21 de outubro e duração de 64 dias, sendo declarados Aspirantes-a-Oficial na respectiva especialidade. O candidato incorporado fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios correspondentes ao grau hierárquico no qual for incorporado, segundo a legislação que versa sobre a remuneração dos militares das Forças Armadas.

Site BONDE.COM.BR (PR)

Concurso da Aeronáutica oferta 662 vagas

Processo seletivo destina 662 oportunidades em nível superior em diversas vagas

A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas para o processo seletivo que destina 662 oportunidades para profissionais com nível superior.
Entre as áreas com vagas estão arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, biologia, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, física, fisioterapia, fonoaudiologia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, nutrição, pedagogia e química.
Para concorrer, é preciso ter no máximo 45 anos até dia 31 de dezembro. A seleção será constituída das seguintes etapas: Avaliação Documental, Concentração Inicial, Inspeção de Saúde, Concentração Final e Habilitação à Incorporação. A Avaliação Documental é de caráter seletivo, classificatório e eliminatório, abrangendo todos os documentos apresentados, conforme previsto no Aviso de Convocação.
A inscrição para o processo seletivo será efetivada mediante a entrega dos documentos que comprovem as condições para a participação e dos documentos necessários à Avaliação Documental durante o período de inscrições, nos locais divulgados no Anexo B, podendo ser realizadas pessoalmente ou por intermédio de procuração com firma reconhecida em cartório.
Os selecionados vão passar por Estágio de Adaptação Técnico (EAT), com inicio no dia 21 de outubro, com duração de 64 dias. Após essa etapa, serão declarados Aspirantes-a-Oficial.

Site CRUZEIRODOSUL.INF.BR (SP)

Peça de avião cai em casa do Nova Ipanema

A queda de uma peça de avião assustou os moradores do bairro Nova Ipanema na manhã de ontem. O capô do motor de um monomotor se desprendeu e atingiu o telhado de uma residência. Eram 5h30 e os moradores ainda dormiam. Ninguém ficou ferido. A Aeronáutica enviou técnicos ao local e abriu investigação para levantar as causas do incidente. A aeronave, que pertence à Flex Táxi Aéreo Ltda, saiu do aeroporto de Sorocaba levando carga e voltou ao local de decolagem assim que a peça se soltou.
"Foi um susto tão grande. Estávamos dormindo. Ouvimos o barulho e a nossa cachorra latindo. Quando fomos ver, tinha uma peça de avião no quintal", conta a dona de casa Helena Alcides de Araújo Cavalcanti. Depois do acidente a Polícia Militar foi chamada. Também estiveram no local a Polícia Técnica e técnicos da Aeronáutica. Representes da Flex Táxi Aéreo acompanharam o trabalho da perícia. Por meio de nota enviada à redação a empresa informou que todos os prejuízos serão ressarcidos. O modelo do avião é Cessna Caravan.
Além de cobrir os prejuízos financeiros a empresa afirmou que colaborará com as investigações e lamenta o ocorrido. A Flex Aero afirma que a manutenção da aeronave está regularmente em dia, e seus tripulantes são habilitados e qualificados. "Por Deus não aconteceu nada. Essa peça poderia ter caído na cabeça de alguém ou até mesmo no nosso quarto que não tem laje", comentou João Pedro Cavalcanti. Helena conta que sua mãe, de 83 anos, também dormia na casa no momento do acidente. "Ela ficou assustada. Todos ficamos. Mas graças a Deus não aconteceu nada mais grave", ponderou a dona de casa.
De acordo com a assessoria de imprensa da Aeronáutica, as investigações não têm prazo para conclusão. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apurará as causas do acidente. O objetivo do levantamento é evitar a ocorrência de casos semelhantes. Ainda segundo a Aeronáutica, possíveis punições administrativas à empresa competem à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão foi procurado pela reportagem para comentar o assunto mas, até o fechamento da edição, a agência ainda não havia respondido.

Site CENARIOMT.COM.BR (MT)

Família de MT quer esclarecimentos sobre explosão que vitimou soldado da Aeronáutica

A família do soldado da Aeronáutica, Maykssuel Oliveira, 22 anos, vítima de uma explosão na Base Aérea de Brasília, ocorrida dia 15/07, continua na capital federal para obter mais informações sobre a morte do jovem que foi sepultado em Barra do Garças sexta-feira (19).

Agora, a família quer saber porque o jovem estava sozinho na hora do acidente e porque não foi levado para um hospital em Brasília. O tio do militar, pastor Amarildo Oliveira, ressaltou que Maykssuel estava arrumando uma peça no assoalho da aeronave no momento que houve a explosão e nesse instante ele estava sozinho.

Outro aspecto que chamou é que o caixão de Maykssuel veio lacrado do Rio de Janeiro e não queriam que ele fosse aberto, fato que a família não aceitou e decidiu abri-lo para verificar o que estava acontecendo. A mãe do militar está em Brasília para obter informações.

De acordo com a Aeronáutica o jovem teve boa parte do corpo queimado. Ele foi socorrido e encaminhado para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Aeronáutica do Rio de Janeiro. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstancias do acidente.

Site PBAGORA.COM.BR (PB)

Boatos de queda de avião mobiliza Marinha, Aeronáutica e PRFO

Comando Aéreo de Brasília (DF) confirmou que os relatos estão sob investigação. Há uma informação que os populares confundiram um queimador - peça gigantesca que será instalada na plataforma P-62 do Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, Litoral Sul de Pernambuco - com uma aeronave em chamas.
Os boatos mobilizaram a Aeronáutica, a Marinha, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, Éder Rommel, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), informou o registro do desaparecimento no radar de uma aeronave de modelo "bimotor", de pequeno a médio porte. “Eles nos confirmaram o desaparecimento do avião. No entanto, tivemos que suspender as buscas temporariamente pelo menos no espaço aéreo”, informou Éder Rommel.
A primeira informação divulgada foi essa.
URGENTE: Aeronave cai em Ponta de Pedras, divisa do Estado de Pernambuco com a Paraíba
Nesta quarta-feira (24), um avião bimotor caiu em Ponta de Pedras, distrito de Goiana, Mata Norte de Pernambuco.
De acordo com informações do Centro Integrado de Defesa Aérea, (Cindacta III), o avião teria caído na parte da tarde.
O 2° Batalhão da Polícia Militar deslocou equipes para a ocorrência, além de sete viaturas do Corpo de Bombeiros, embarcações e um helicóptero de resgate.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Casanova, afirmou que a aeronave caiu a cerca de 6km da praia. Ainda de acordo com Casanova, o avião teria boiado por algum tempo, e depois submergido.
De acordo com uma fonte do Corpo de Bombeiros que preferiu não ser identificada, a corporação está enviando um trailer para o local com algumas torres de iluminação, que servirá como base para que as buscas por sobreviventes sejam realizadas durante a noite.
Há informações de que a aeronave já teria afundado.
Ainda não se sabe se há vítimas nem há confirmação se era voo comercial ou privado.
Informações dão conta de que as buscas devem ser retomadas no início da manhã desta quinta-feira (25).
Thatiane Sonally
PB Agora

Site JORNALACIDADE.COM.BR (SP)

Rio foi alertado sobre risco de fazer JMJ em Guaratiba, dizem fontes

Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO, 25 Jul (Reuters) - Autoridades municipais foram alertadas sobre o risco de realizar alguns dos eventos da Jornada Mundial da Juventude em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, mas a decisão foi tomada por questões financeiras, disseram nesta quinta-feira fontes das Forças Armadas, que pediram anonimato.
A organização do evento anunciou mais cedo nesta quinta-feira que os eventos da JMJ programados para o fim de semana em Guaratiba foram transferidos para a orla de Copacabana, na zona sul, devido ao mau tempo no Rio de Janeiro, que transformou o local em um lamaçal.
"O barato saiu caro", disse uma das fontes à Reuters.
Os organizadores não revelaram, no entanto, o custo desta estrutura construída especialmente para o encontro de jovens católicos.
O local, que fica na zona oeste do Rio de Janeiro, receberia dois eventos com a presença do papa Francisco, a Vigília de Oração com os Jovens, no sábado, e a Santa Missa e a Oração do Angelus, no domingo.
Segundo a fonte, as Forças Armadas ofereceram à JMJ a base aérea de Santa Cruz, também na zona oeste, usada para manobras de pousos e decolagens de aviões militares. Recentemente, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que Santa Cruz era a primeira opção, mas que "não houve acordo com as Forças Armadas".
Segundo Paes, a decisão de realizar atos da JMJ em Guaratiba atendia a uma solicitação do comitê organizador para levar o evento também a uma área mais carente da cidade.
As Forças Armadas aceitariam ceder o local para o Campus Fidei desde que o custo de retirada e colocação da sinalização fosse bancado pela organização do evento ou pelos governos federal, estadual ou municipal.
"Esqueceram de calcular que para ser em Guaratiba era preciso fazer terraplanagem, rede de esgoto, dragagem e drenagem", adicionou a fonte.
Outra fonte revelou que os trabalhos em Guaratiba demoraram para começar e, por isso, o terreno encharcou e virou um lamaçal. "Tinha que há mais de um ano ter preparado o terreno, jogado brita e plantado grama", disse a fonte.
Segundo ela, além disso, as autoridades e organizadores envolvidos na JMJ sabiam da complexidade do terreno, já que há um valão próximo que deixa o local sempre molhado.
"Ali é complicado e eles sabiam disso", destacou a fonte.
Além da opção errada, teria pesado também na escolha de Guaratiba o fato de a JMJ de Madri, em 2011, ter sido realizada em uma base aérea. Para diferenciar os eventos, a organização optou pela construção do Campus Fidei.
O Campus Fidei é uma área de 1,362 milhão de metros quadrados, onde foi montada uma estrutura completa para receber os peregrinos, incluindo lanchonetes, banheiros, torre de vigilância e bebedouros.
Para chegar ao local, os fiéis fariam uma peregrinação de 13 quilômetros, cumprindo uma tradição da JMJ. Por causa da mudança para Copacabana, a peregrinação foi cancelada.

Site SURGIU.COM.BR (MA)

Avião agrícola cai no município de Lagoa da Confusão Tocantins

Piloto foi retirado com vida e levado para o hospital
De acordo com informações preliminares da Polícia Militar do 8º BPM de Paraíso do Tocantins, sediada em Lagoa da Confusão, policiais militares foram deslocados para a zona rural daquele município e do município de Pium Tocantins, na tentativa de localizar possíveis destroços de um avião de pequeno porte que teria caído nesta quinta-feira, 25.
Aeronave

Por volta das 16h30 a aeronave agrícola e o piloto ainda não identificado foram localizados. A aeronave de propriedade da Fazenda Terra Brasil fazia pulverização na região quando o mesmo caiu na mata.

O acidente aconteceu a 50 km da cidade de Lagoa da Confusão e a 5 Km das margens da Rodovia TO-374 que liga Lagoa da Confusão à Marianópolis Tocantins.

O piloto foi retirado com vida da aeronave e encaminhado inicialmente para o hospital de Lagoa da Confusão. As equipes de resgate estão aguardando a presença de peritos da ANAC para tentar identificar as possíveis causas do acidente.
Às 19h deu entrada no Hospital Regional Dr. Alfredo de Oliveira Baros, de Paraíso do Tocantins a vítima do acidente aérea. Trata-se de Alexandre Rodrigues Oberlaender, 26 anos e conforme informações do Hospital não corre risco de morte.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented