Aeroporto Salgado Filho apresenta obras no sistema ILS à imprensa
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho recebeu a imprensa gaúcha para uma visita guiada às obras de implantação do sistema de pousos por instrumentos – categoria II (ILS Cat II). Cerca de 30 profissionais de rádio, TV, jornal e sites foram às obras na madrugada de 16/7 para conferir os trabalhos e conhecer o funcionamento do equipamento, que auxilia pousos e decolagens em condições de mau tempo e baixa visibilidade.
Os trabalhos, que estão sendo executados entre 1h e 6h da manhã – quando não há voos chegando ou partindo de Porto Alegre, representam um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. Esse valor inclui o alargamento da pista de pouso e decolagem e seus acostamentos, a instalação de um novo sistema de luzes de aproximação e sua subestação de energia, bem como a colocação das luzes de eixo de pista. O planejamento da Infraero prevê que todos os serviços sejam concluídos em setembro deste ano. Após essa etapa, o ILS Cat II passará por testes para homologação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Após a liberação, as aeronaves que estiverem homologadas e os pilotos habilitados para voo por instrumentos terão um equipamento que garantirá pousos e decolagens com uma visibilidade mínima de 350 metros e um teto de 30 metros. “Com o novo sistema, o Aeroporto Salgado Filho vai aperfeiçoar sua capacidade de operação em condições de mau tempo”, afirmou o superintendente da Regional Sul, Carlos Alberto da Silva Souza.
De 2005 a 2012 o Aeroporto Internacional de Porto Alegre ficou por 755 horas abaixo dos mínimos, ou seja, sem poder receber pousos e decolagens. “Com o ILS Cat II, as restrições meteorológicas durariam 237 horas”, afirmou o gerente de Navegação Aérea da Regional Sul, Jefferson Martins.
Leia também: