|

Aeroporto de Manaus revalida Atestado de Capacidade Operacional

SCI-EG-2



O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) recebeu neste mês de junho a revalidação do Atestado de Capacidade Operacional (Acop). A certificação, válida desde sua publicação no Diário Oficial da União (DOU) em 10/6, qualifica as instalações, equipamentos, procedimentos, pessoal e atendimento médico da Seção Contra Incêndio (SCI) de um aeroporto. A obtenção do documento atesta que todos os elementos para salvamento e combate a incêndio no terminal operam de acordo com os padrões de segurança internacionais exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). 

      O terminal manauara é o primeiro aeroporto brasileiro a renovar a certificação, que tem validade de dois anos e é um dos itens necessários para a obtenção e manutenção da Certificação Operacional do aeroporto, estabelecida no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139. A licença, instituída pela Anac em 2008, é obrigatória para aeroportos públicos com fluxo superior a 1 milhão de passageiros por ano e confirma o alinhamento das condições operacionais do aeroporto com os padrões, procedimentos e requerimentos de qualidade exigidos por Anac e Oaci para as operações aeroportuárias.

      Além de Manaus, outros aeroportos da Infraero que já contam com o Acop são Galeão e Santos Dumont (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Confins e Pampulha (MG), Salvador (BA), Vitória (ES), Natal (RN) e Goiânia (GO).

      “A renovação do Acop foi alcançada graças ao comprometimento da equipe que opera no Eduardo Gomes”, disse Marcio Souto, gerente de Segurança do aeroporto. Já o superintendente de Manaus, Aldecir Lima, pontuou que a revalidação é uma preparação para o futuro. “A certificação é uma importante etapa para capacitar cada vez mais o Aeroporto de Manaus para receber novas operações”, afirmou.




Leia também:











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented