|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 26/05/2013

Imagem



Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.

 
ANP participa da Operação Ágata 2013

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) está participando, pela segunda vez, da Operação Ágata 2013, iniciada esta semana sob a coordenação do Ministério da Defesa. A operação, que contará com 25 mil participantes, tem como principal objetivo combater ilícitos em regiões de fronteira e dar visibilidade aos diversos órgãos e agências que integram a estrutura de fiscalização do Estado, nas esfera federal, estadual e municipal. A operação terá duração de duas semanas. 
A ANP fiscalizará 119 postos de combustíveis automotivos e 107 revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP). As ações da ANP serão realizadas junto a agentes econômicos situados em municípios localizados em zonas de fronteira, tais como Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, e Porto Grande (Amapá), Pacaraima, Bonfim, Normandia, Mucajaí, Caracaraí (Rondônia), São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Benjamin Constant, e Atalaia do Norte (Amazonas), Cruzeiro do Sul, Brasíleia, Epitaciolândia, Assis Brasil, e Plácido de Castro (Acre), e Guajará-Mirim, Nova Mamoré, e Costa Marques (Roraima).

Militares levam serviços de saúde para 40 mil pessoas na Amazônia

População recebe tratamento médico, odontológico e vacinas. Eficiência de atendimentos questiona compromisso do governo em levar saúde ao interior.

ImagemDesde a deflagração da Operação Ágata 7, no último sábado (18), as Forças Armadas atenderam 40 mil pessoas com serviços de saúde na Amazônia. Conforme balanço parcial da operação divulgado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), até a última quinta-feira (23), os atendimentos ocorreram nas Ações Cívico Sociais (Aciso) e Ações de Assistência Hospitalar, que incluem atendimento médico, odontológico, vacinação e distribuição de medicamentos, além de oferecer serviços de emissão de documentos.
Durante as Aciso, os militares atenderam 37.225 pessoas em procedimentos realizados. Houve 7.464 atendimentos médicos, 14.109 atendimentos odontológicos, 11.249 distribuições de medicamentos e 31.523 atividades de prevenção de saúde. Já nas Ações de Assistência Hospitalar da Força Naval Componente são contabilizados 11,8 mil procedimentos: 3 mil pessoas foram atendidas em 1.631 atendimentos médicos, 6.074 procedimentos odontológicos e 978 procedimentos de enfermagem e vacinações.
As Ações Cívico Sociais acontecem durante o deslocamento das forças pelo interior da Amazônia, mas três grandes Aciso foram programadas para a sétima edição da Operação Ágata. O primeiro deles foi realizado em São Gabriel da Cachoeira, no último sábado (18) e domingo (19), onde o atendimento era direcionado para comunidades indígenas. Nos próximos dias 26, 27 e 28, a Aciso acontece em Tabatinga; e nos dias 1º e 2, em Humaitá.
Além de especialistas do Exército, Marinha e Aeronáutica, participam das ações estudantes do último ano do curso de medicina dos nove estados da Amazônia. No Amazonas, segundo o general Franklimberg, do CMA, 40 universitários participarão as Aciso realizadas no Estado.
Os procedimentos realizados nas outras seis edições da Operação Ágata somam 59.717. Destes, 18.304 são atendimentos médicos e 29.482, odontológicos. Cerca de 9 mil pessoas foram vacinadas e 195.241 medicamentos foram distribuídos.
Importação
Em busca de uma resposta imediata para a falta de médicos no interior, o Governo Federal estuda proposta de contratar temporariamente profissionais estrangeiros. O senador Eduardo Braga, defensor da “importação” afirmou que “no interior do Amazonas, os principais médicos que atendem não são brasileiros, não têm CRM. São bolivianos, colombianos ou peruanos que exercem a medicina de forma ilegal dentro do território brasileiro com a conivência do poder público”.
A vinda de médicos estrangeiros para resolver o déficit no interior do País tem sido fruto de discussão no Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). Em matéria publicada pelo portalamazonia.com, em fevereiro, o presidente do Simeam, Márcio Vianna, acredita que a vinda de médicos estrangeiros acarretará mais prejuízos do que ajudará a população do interior do Estado. As dificuldades de comunicação e variações nas grades curriculares dos cursos de medicina serão grandes obstáculos na prática médica.
Ágata 7
Na Amazônia, mais de 11 mil quilômetros de fronteira serão patrulhados pelo Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira. O foco da sétima edição da Operação Ágata são os crimes transfronteiriços, como narcotráfico; contrabando e tráfico de armas; crimes ambientais; imigração ilegal; e garimpo; entre outros. Além dos militares, 20 agências participam da operação, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O operação vai custar R$ 14 milhões na Amazônia.


JORNAL DO OESTE - PR

Operação Ágata resulta em mercadorias do Paraguai

Em continuação a Operação Ágata policiais-militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron.), e militares do Exército Brasileiro, apreenderam dois pneus e diversos volumes de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. A ação ocorreu na Rodovia BR 272 em Guaíra.
Durante operação de bloqueio, os militares encontraram no estepe do veículo FIAT/Uno, as mercadorias contrabandeadas. O veículo estava sendo conduzido por um homem de 22 anos, morador da cidade de Corumbataí do Sul. O condutor e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia da Receita Federal de Guaíra.







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented