Jamaica adota solução de gestão de fronteiras da SITA para reforçar a segurança
Com o apoio da SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, a Agência de Imigração da Jamaica (Passport, Immigration and Citizenship Agency of Jamaica) incorporou dados de APIS (Advance Passenger Information System) em seu sistema de gestão de fronteiras. A solução fornecida é parte de uma iniciativa de segurança e turismo para melhorar e facilitar a experiência dos passageiros e também gerenciar os recursos de segurança de forma eficaz. Envolve a análise inteligente de dados antes da partida dos passageiros, eliminando, assim, a necessidade de pararem nas filas dos postos de controle de imigração nos dois grandes aeroportos do país, o Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston, e Aeroporto Internacional Sangster, em Montego Bay.
A SITA é líder global em soluções de gestão e segurança nas fronteiras, com 15 países utilizando a tecnologia iBorders para processar mais de 100 milhões de passageiros por ano. A Jamaica está implementando o iBorders AdvancedManagement API da SITA, que processa e verifica as informações dos passageiros (API) das companhias aéreas, e apresenta em formato facilmente programável para rápida avaliação de riscos pelas autoridades.
O novo serviço irá processar e gerenciar os dados de API de mais de 40 companhias aéreas que atuam dentro e fora da Jamaica. O processo inclui os dados contidos no passaporte de cada passageiro combinados com as informações de voo que são enviadas pelas companhias aéreas às agências de controle de fronteira competentes, geralmente após a partida das aeronaves. Com a tecnologia da iBordes da SITA, a Agência de Imigração da Jamaica receberá os dados sistematicamente antes dos voos partirem, o que permite a realização de análise de risco antes de os passageiros saírem da ilha.
Jennifer McDonald, CEO da Passport, Immigration and Citizenship Agency of Jamaica, diz: “O turismo é vital para a economia da Jamaica e queremos receber os nossos visitantes com os mais elevados níveis de segurança. A tecnologia da SITA nos permite fazer isso. Nós observamos o sucesso em outros países que adotaram o iBorders da SITA e estamos ansiosos por essa melhoria na segurança que a tecnologia da SITA vai trazer para a Jamaica.”
As informações sobre os mais de 4,8 milhões de passageiros serão processadas pelos sistemas da SITA anualmente e a Jamaica receberá os dados para realizar a análise de risco. Esta análise inteligente antes da partida tem a vantagem de eliminar a verificação manual de imigração dos passageiros na saída dos aeroportos. Se decidirem voar em uma das companhias aéreas que atuam no sistema, os passageiros podem ir direto à sala de estar e áreas comerciais depois de passarem pela segurança, e, assim, evitarem as filas em um posto de controle de imigração.
Dan Ebbinghaus, vice-presidente de soluções governamentais da SITA, diz: “Antigamente, a Agência de Imigração da Jamaica recebia das companhias aéreas as informações sobre os passageiros sem nenhuma formatação específica ou filtro. Agora, com o iBorders da SITA, podemos coletar e processar os dados das companhias aéreas e assegurarmos de que os mesmos serão entregues o mais rápido possível e no formato que desejam as autoridades jamaicanas. Nosso sistema também reforça o cumprimento da política da Jamaica de utilizar dados claros para análises e também para tomar decisões.”
Muitas companhias aéreas já estão utilizando o novo sistema desde janeiro. O sistema está disponível para todas as companhias aéreas que voam para a Jamaica. A Agência de Imigração da Jamaica agora exigirá que todas enviem seus dados ao APIS.
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea,aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo. O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.
A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicadaexclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.
A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.517 bilhão (€1.09 bilhão), em 2011.
Leia também: