Infraero capacita mais de 3,2 mil empregados em Libras
O Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos aeroportos da Infraero completou sete anos neste mês de agosto. Com 3.264 empregados capacitados, o treinamento reforça o comprometimento social da Infraero, cumprindo uma das mais importantes propostas da empresa, que é o atendimento ao usuário dos aeroportos brasileiros.
Técnicas de atendimento ao deficiente, legislação sobre acessibilidade, formas de comunicação, alfabeto, números, cumprimentos e vocabulário de convivência fazem parte do curso que capacita os profissionais para prestar esclarecimentos e informações aos usuários com deficiência auditiva.
O projeto foi iniciado em 2005 nos aeroportos de Manaus (AM), Santos Dumont, Galeão (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Congonhas (SP). Em 2007, a Infraero ampliou o curso para toda a Rede, destinando anualmente orçamento para realização do treinamento e motivando os empregados para participação.
Além de garantir o cumprimento de normas do Governo Federal, que estabelece que pelo menos 5% de empregados de empresas públicas devem estar capacitados para o uso e interpretação de Libras, a iniciativa visa ainda à integração dos funcionários com deficiência auditiva ao corpo funcional da empresa.
“Este curso é extremamente relevante para manter a acessibilidade nos aeroportos, garantindo, assim, excelência no atendimento a todos os passageiros”, enfatizou a funcionária Jenifer Pereira Alves, uma das 20 participantes que concluiu o treinamento neste mês em Florianópolis (SC).
Atualmente, 300 empregados são treinados na modalidade a distância. Além disso, 41 aeroportos oferecerão o treinamento presencial até o final deste ano.
Fonte:
Leia também: