CENIPA mapeia focos de atração de aves no Rio de Janeiro
Em busca de focos de atração de aves, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) visitou abatedouros de bovinos e vazadouros de resíduos sólidos (lixões) na região do Aeroporto de Campos dos Goytacazes, na cidade de Campos (RJ), no período de 30 de julho a 3 de agosto.
A atividade, que faz parte das ações estabelecidas no Plano Básico de Gerenciamento de Risco Aviário, registrou cerca de 30 focos atrativos de aves, dos quais 22 de interesse com a identificação de aves das espécies urubu, carcará, biguá, quero-quero entre outras. Na ocasião, foi mensurado o terreno para análise no raio de 20 quilômetros do centro da pista, área considerada de perigo para a aviação.
Com apoio de um helicóptero do Terceiro do Oitavo Grupo de Aviação, da Base Aérea dos Afonsos (RJ), especialistas do CENIPA realizaram registro fotográfico de áreas ao redor do aeroporto.
Segundo o Chefe do Gerenciamento do Risco Aviário, Major-Aviador Francisco Morais, a verificação do risco aviário está prevista na Portaria 249/GC-5/2011, do Comando da Aeronáutica. Ele informa ainda que os dados coletados compõem um relatório descritivo entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que notificará os municípios. “O CENIPA revela o problema para que as autoridades competentes possam agir na eliminação dos focos identificados”, afirma.
O CENIPA iniciou em 2011 a verificação de focos de potencial risco aviário em 44 aeroportos do país. Cerca de 80% desse trabalho já foi concluído. Em continuidade ao calendário de atividades, este ano foram realizadas ações nos aeroportos de Jundiaí e Itapeva (SP), Vitória (ES), Confins, Carlos Prates e Pampulha (BH), Joinville (SC), além do Aeroporto de Campos dos Goytacazes.
Fonte: CENIPA
Leia também: