CAN na Amazônia realiza quase 900 atendimentos médicos
A linha CAN Juruá-Solimões, uma das rotas do Correio Aéreo Nacional (CAN) do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), concluída na segunda quinzena de agosto, realizou quase 900 atendimentos médicos a população ribeirinha e distribuiu aproximadamente 100 quilos de medicamentos, como analgésicos, antibióticos, antiparasitários, além da coleta de preventivos ginecológicos.
Foram 16 horas de voo na qual foram atendidos os municípios de Anori, Itamarati, Envira, Ipixuna e São Paulo de Olivença, no Amazonas.
A rota partiu da Base Aérea de Manaus (BAMN) numa aeronave C-98A (Grand Caravan) do Esquadrão Cobra (7º ETA) com os conhecidos “Anjos da Amazônia”, uma equipe composta por um clínico geral, um pediatra, um ginecologista, uma dermatologista e um enfermeiro.
Os pacientes foram antecipadamente triados pelos municípios por meio de suas secretarias de saúde, após contato prévio e planejamento do Sétimo Serviço Regional de Saúde (SERSA VII), visando otimizar os resultados, na medida que dá atenção aos pacientes que realmente necessitam de atendimento especializado.
A escolha da rota foi baseada em critérios técnicos e humanitários, tentando atender a municípios que, mesmo com o fim da maior enchente da história, ainda sofrem com os efeitos da subida das águas.
A distância do conforto de casa, o calor de quase 40°C nessa época do ano, as pistas muitas vezes não bem preparadas e a falta de estrutura quase sempre presentes são as grandes dificuldades encontradas. As linhas CAN são fruto da coordenação e apoio do VII COMAR, SUSAM (Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas) e Prefeituras dos municípios atendidos e têm caráter humanitário. Os militares que servem na Amazônia testemunham, rotineiramente, em missões como essa, a ansiedade e a alegria com que são recebidos pelas populações ribeirinhas.
Fonte: VII COMAR
Leia também: