Veleiro Xôpe bate recorde da Regata 24 Horas do Clube da Aeronáutica
A premiação da Regata 24 Horas foi realizada, nesta quarta-feira (23/08), no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF).
O veleiro Xôpe, do Cota Mil Iate Clube, estabeleceu um novo recorde de distância percorrida, de 125,5 milhas náuticas, o equivalente a duzentos e trinta e dois quilômetros. A equipe formada por cinco pessoas também levou para casa os troféus Fita Azul – por ter sido o mais rápido da competição – e o da categoria SMP2.
"Foi uma regata muito difícil, porque enfrentamos ventos fortes e constantes durante todo o dia, e ainda em um barco grande e com tripulação reduzida. Nós entramos na competição para ganhar, mas tudo poderia mudar durante a prova. O barco Pakato estava o tempo todo perto, mas conseguimos segurar e ficamos em primeiro lugar", contou o Comandante do Xôpe, Tarcísio do Vale.
Quem também levou prêmios foram os veleiros Cecris V, primeiro lugar na categoria Regata B e Vésper, na Cruzeiro A. Na Flotilha Delta 26, os barcos Numa Boa, Scarpat e Bora conquistaram os terceiro, segundo e primeiro lugares, respectivamente. O barco Cutty Sark levou o primeiro lugar na Flotilha Fast 23, e o Quiriri, na Flotilha Ranger 22. Este ano, 16 embarcações concluíram a competição na RGS-DF e quem recebeu o troféu transitório da categoria foi a tripulação do veleiro Orion, que superou os competidores Obatalá e Pakato.
Participaram da 24a edição da Regata 24 horas veleiros oceânicos das categorias RGSDF e SMP2, que completaram três trajetos no Lago Paranoá, em Brasília. Venceu a competição o veleiro que completar o maior percurso em 24 horas initerruptas. Além disso, a competição distribuiu troféus para as categorias. O público pôde acompanhar o posicionamento dos barcos no site www.regata24horas.com.br.
Colocações:
Regata B
1º lugar: Cecris V
Cruzeiro A
1º lugar: Vésper
Flotilha Delta 26
1º lugar: Bora
2º lugar: Scarpat
3º lugar: Numa Boa
Flotilha Fast 23
1º lugar: Cutty Sark
Flotilha Ranger 22
1º lugar: Quiriri
RGS-DF
1º lugar: Orion
2º lugar: Obatalá
3º lugar: Pakato
SMP2
1º lugar: Xôpe
Fonte: CECOMSAER
Leia também: