Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza encontro de iniciação científica
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou (02/08) o VIII Encontro de Iniciação Científica do IAE-ENIC. O evento acontece anualmente ao fim da vigência das bolsas de iniciação científica do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do programa PIBIC/CNPq/IAE.
O programa de bolsas de iniciação científica começou em 2004 com uma cota de dez bolsas. Atualmente, são 49. O benefício é concedido aos estudantes de graduação de diversas faculdades da região do Vale do Paraíba, São Paulo. Os bolsistas desenvolvem seus trabalhos em projetos de pesquisa sob a orientação de pesquisadores e tecnologistas do IAE.
Na cerimônia de abertura do VIII Encontro de Iniciação Científica do IAE, o Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, ressaltou a importância do programa para o instituto. Segundo ele, o trabalho realizado pelos bolsistas representa hoje uma contribuição expressiva para muitos dos projetos e atividades em diversas áreas, como materiais,química, aerodinâmica, sistemas aeronáuticos e eletrônica. Ele também destacou que o evento "é resultado do esforço de um grande grupo, em particular, de coordenadores e orientadores dedicados, que desempenham a tarefa de repassar aos mais jovens a sua experiência."
Estiveram presentes no evento o vice-diretor, subdiretores e chefes de divisão e coordenadorias do IAE, além de membros do Comitê Interno e Externo, orientadores e bolsistas do Programa de Iniciação Científica do IAE -PIBIC.
A palestra de abertura foi realizada pela Coordenadora do PIBIC, Maria Luisa Collucci da Costa Reis, que apresentou o Programa PIBIC/IAE, seguida de palestra do pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) Nicolau André Silveira Rodrigues, que apresentou o Programa de Pós-graduação ITA/IAE/IEAv.
Fonte: IAE
Leia também: