Primeira etapa da Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar termina no Rio
“Este encontro atingiu seus objetivos ao possibilitar uma importante troca de experiências entre os profissionais – militares e civis – e o mundo acadêmico – professores e estudantes – das áreas de arquivologia e biblioteconomia. E ainda, ao estimular o estudo das questões ligadas a essas duas ciências, e propor soluções e caminhos para o aperfeiçoamento dos processos de gestão de arquivos e para a integração de bibliotecas militares.”
Com estas palavras, o diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Paulo Roberto Cardoso Vilarinho encerrou a primeira etapa da Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar, nesta sexta-feira (6/07).
O evento reuniu mais de 300 profissionais na sede do INCAER, no Rio de Janeiro. Durante uma semana, eles participaram de palestras, debates e minicursos abordando questões referentes ao patrimônio histórico e cultural. Uma das atividades mais procuradas foi o minicurso de preservação de documentos que contou com oficinas práticas de restauração.
Houve ainda divulgação de livros da Biblioteca do Exército, do Clube do Livro do INCAER e da Marinha. O Centro de Documentação Histórico da Aeronáutica promoveu também uma exposição de painéis sobre a vida e invenções de Alberto Santos-Dumont, com imagens que fazem parte do acervo histórico cedido pela própria família do inventor.
A semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar terá ainda uma segunda etapa que irá ocorrer entre os dias 24 e 8 de setembro, quando será realizado o V Encontro de Museus de Cultura Militar, também no INCAER. “Estamos envidando nossos maiores esforços para que a segunda parte deste evento alcance o mesmo sucesso”, afirma o Brigadeiro Vilarinho.
Fonte: Agência Força Aérea
Leia também: