Pesquisa da SITA aponta que 93% das companhias aéreas investem em serviços móveis
A forma de negociar das companhias aéreas está passando por uma transformação fundamental, assim como os aplicativos móveis que permeiam todas as etapas da viagem e os principais aspectos da operação. A 14th SITA/Airline Business IT Trends Survey mostra que 93% das companhias aéreas têm os serviços móveis para passageiros como prioridade de investimento para os próximos três anos, com 58% investindo em grandes programas.
A pesquisa, que representa a opinião de mais da metade das 100 maiores companhias aéreas do mundo, relata que os investimentos de TI estão sendo direcionados para melhorar os serviços para passageiros, reduzir os custos das operações de negócios e gerar renda. Os serviços para passageiros é a principal prioridade e os serviços móveis lideram a pesquisa com 58% das companhias aéreas planejando importantes programas para os próximos três anos. Um adicional de 35% está investindo em pesquisas e desenvolvimento. Na área de vendas e distribuição, o serviço móvel se difundiu em mais da metade das companhias aéreas que já vendem bilhetes através dos dispositivos móveis e, até 2015, 89% das companhias aéreas pretendem adotar a solução.
Mas a verdadeira transformação não ocorreu apenas na área de vendas. A pesquisa deste ano apontou que as companhias aéreas também utilizam os aplicativos móveis em todo o negócio. Em 2015, quase nove em cada dez companhias aéreas planejam ter os seguintes serviços disponíveis através do celular: pesquisas de voo, check-in, cartão de embarque digital, compra de passagens, notificação de status de voo, serviços auxiliares, com tratamento e gerenciamento de bagagens extraviadas, e acompanhamento das reclamações dos clientes.
Metade das companhias aéreas já implementou os serviços móveis de busca de voos e check-in e também fornecimento de cartões de embarque, compra de bilhetes e notificações de status de voo.
Francesco Violante, CEO SITA, diz: “A pesquisa deste ano mostra como as companhias aéreas estão comprometidas com o serviço móvel para o negócio como um todo. Aplicativos móveis estão sendo utilizados para melhorar a experiência do passageiro, reduzir custos operacionais e gerar receitas. Este é o segundo ano que os serviços móveis para os passageiros lideram a lista de programas de investimento e é a adoção de aplicativos móveis para vendas, atendimento ao cliente e processamento de passageiros que realmente mostra que as companhias aéreas estão comprometidas com essa transformação.”
Nove em cada dez companhias aéreas vão investir em mídias sociais ao longo dos próximos três anos. Cerca de 57% das companhias aéreas acreditam que as mídias sociais podem desempenhar um papel significativo na promoção de vendas, com 39% salientando o seu valor no serviço ao cliente. Quatro em cada dez voos já são promovidos através das mídias sociais e quase 90% das companhias planejam fazer o mesmo até 2015. Tanto as mídias sociais quanto os serviços móveis abrirão as portas para um serviço mais personalizado, e na pesquisa deste ano, 78% das companhias aéreas já tem, ou pretende personalizar as ofertas de vendas através dos seus canais diretos.
Ao longo dos últimos anos, a SITA/Airline Business Annual Survey tem apresentado a migração dos passageiros para utilização dos serviços móveis, mas os resultados deste ano mostram o compromisso absoluto das companhias aéreas com um futuro móvel.
Follow SITA online:
Sobre a SITA:
A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.
O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.
A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em voo, e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.
A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 550 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. Em 2009, a empresa comemorou 60 anos de mercado. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.517 bilhão (€1.09 bilhão), em 2011.
Fonte: SITA
Leia também: