Hospital de Campanha Fluvial encerra participação em operação de socorro na Amazônia
Após quarenta dias de atividades, entre os dias 21 de maio e 29 de junho, chegou ao fim a ação cívico-social do Hospital de Campanha Fluvial da Força Aérea Brasileira (FAB) no município do Careiro da Várzea, situado às margens do rio Solimões e distante aproximadamente 10km da cidade de Manaus.
A unidade de saúde apoio o socorro à população ribeirinha em razão da maior enchente já registrada no Estado do Amazonas.
O Hospital de Campanha Fluvial foi adaptado à missão em Careiro da Várzea, a partir da experiência na Operação Ágata IV, quando a unidade de saúde da FAB prestou atendimento médico e odontológico nas localidades de Moura e Barcelos. A estrutura utilizada para o operação de apoio às vítimas da enchente recebeu oito módulos e foram oferecidas as seguintes especialidades e procedimentos: clínica médica, pediatria, pequenos procedimentos cirúrgicos, vacinação, curativos e remoções de urgência/emergência numa “ambulancha”.
Militares do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), do Batalhão de Infantaria de da Aeronáutica Especial de Manaus ( BINFAE-MN), da Base Aérea de Manaus (BAMN) com a Unidade Celular de Intendência (UCI) e da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas(SUSAM) e a Prefeitura de Careiro da Várzea, trabalharam no Hospital de Campanha Fluvial.
Balanço de atendimentos realizados:
CLÍNICA MÉDICA
1412
PEDIATRIA
609
REMOÇÕES
37
EMERGÊNCIAS
256
MEDICAMENTOS
73897
Leia também: