Curso realizado pelo CENIPA forma 60 novos investigadores
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) formou sessenta novos investigadores de segurança de voo. Após 45 dias de aulas em tempo integral, a 70ª turma recebeu o certificado de conclusão do curso em cerimônia realizada na sexta-feira (29/06), que contou com a presença do Chefe do CENIPA, instrutores e demais organizadores do evento.
No decorrer do curso, os alunos assistiram aulas sobre conhecimentos teóricos e práticos, que levaram em conta aprendizagens sobre diversos aspectos da investigação, incluindo atividade no Laboratório de Destroços, espaço que reúne peças de aeronaves para o treinamento dos alunos. O curso, que é dividido em módulos - prevenção e investigação -, proporcionou exercícios simulados de ação inicial (coleta de dados) com abordagem da imprensa, visita de vistoria à Base Aérea de Belém e a elaboração de relatórios de segurança de voo.
O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, destacou o espírito profissional e a dedicação de todos os participantes no decorrer do curso. Ele ressaltou ainda que o trabalho na complexa tarefa da segurança de voo requer 24 horas de atenção e responsabilidade para “investigar pouco e prevenir muito”. A formação de mais uma turma de investigadores contribui para elevar os índices de segurança da aviação civil e militar no Brasil.
A 70ª turma do curso de Segurança de Voo reuniu representantes da Força Aérea Brasileira, Exército, Marinha, Polícia Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros e empresas aéreas. Também participaram militares estrangeiros de seis países: Angola, Nigéria, Paraguai, Venezuela, Uruguai e Argentina.
Fonte: CENIPA
Leia também: