Aeroportos da Infraero realizam simulado de emergência aérea
Os aeroportos de Goiânia (GO), Parnaíba (PI) e de Belém (PA) realizaram no dia 22/6 o Exercício de Emergência Aeronáutico Completo (Exeac). A simulação é realizada anualmente nos aeroportos da Rede para avaliar a prontidão dos profissionais envolvidos nos procedimentos de socorro e testar todos os recursos disponibilizados para situações de um acidente aéreo real.
Além medir a eficácia do Plano de Emergência (Plem) nesses aeroportos, o simulado colocou à prova os alunos do Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). Eles são capacitados para atuar no combate a incêndios e na prestação de primeiros socorros e no atendimento às vítimas.
Em Goiânia, a ação simulou uma queda de uma aeronave com 30 pessoas a bordo, próximo à cabeceira da pista. Na ocasião, participaram do exercício aproximadamente 200 pessoas, entre empregados da Infraero e profissionais de órgãos municipais, estaduais, federais e privados que atuam no aeroporto.
O superintendente do aeroporto, Ricardo Signorini, destacou a importância da simulação. “O objetivo do exercício é treinar e aperfeiçoar toda a estrutura de emergência para que, no caso de uma situação real, todos estejam integrados e bem orquestrados para salvar vidas. Com certeza o Exeac cumpre esse papel”, frisou.
A profissional de engenharia e manutenção do Aeroporto de Goiânia, Thais Rodrigues, destacou a oportunidade de participar das atividades. “Participar do CVE foi muito bom, aprendemos muito sobre situações que podem ocorrer mesmo em nosso dia-a-dia. O Exeac é muito importante para que possa haver pessoas preparadas e cientes do seu papel. Esperamos que nunca seja necessário colocar em prática, mas estamos preparados”, disse.
O Exeac cumpre as normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero e não afeta as operações regulares dos aeroportos.
Fonte:
Leia também: