Aeroporto de Corumbá realiza simulação de salvamento
O Aeroporto Internacional de Corumbá (MS) realizou em 29/6 o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A realização anual da atividade nos aeroportos da Rede busca medir a eficácia do Plano de Emergência (PLEM), avaliando a prontidão dos profissionais envolvidos nas operações de salvamento e testando todos os recursos disponibilizados para ocorrências reais.
No simulado, uma aeronave com 15 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, vinda de Campo Grande (MS) com destino Santa Cruz, na Bolívia, realiza um pouso de emergência em Corumbá alegando problemas técnicos em uma das turbinas. Durante o pouso, houve um incêndio, provocando a morte de três pessoas. Imediatamente, a Seção Contra Incêndio do aeroporto iniciou o combate às chamas na aeronave e o resgate das vítimas, que receberam os primeiros atendimentos no local e, em seguida, foram encaminhadas para hospitais.
“O simulado serve para testar se nossos recursos humanos e materiais estão preparados para dar atendimento adequado e salvar vidas, pois, o principal objetivo desse treinamento é o atendimento às vítimas com remoção adequada aos serviços de saúde”, destacou o superintendente do aeroporto de Corumbá, Carlos Alberto Rocha.
Elizete Castelo de Oliveira, que participou pela oitava vez, destacou a importância da ação. “O exercício é uma excelente ferramenta de treinamento para ser aplicado em acidente aeronáutico e mesmo em nossas famílias, nele aprendemos os primeiros socorros e como salvar uma pessoa em ataque cardíaco”, disse a profissional.
No total, 90 pessoas participaram do simulado, que faz parte das normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero. Além dos empregados do aeroporto, o treinamento mobilizou ainda órgãos municipais, estaduais, federais e privados e não afetou as operações de pouso e decolagem. A atividade também marcou o encerramento do Curso de Formação do Corpo Voluntário de Emergência (CVE), que capacitou 50 alunos para atuar no combate a incêndios e na prestação de primeiros socorros.
Fonte:
Leia também: