|

Invepar escolhe presidente para consórcio do aeroporto de Guarulhos



Ivo Ribeiro .

O consórcio InveparACSA, vencedor da concorrência de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, realizada no início de fevereiro, escolheu nesta semana o executivo Antônio Miguel Marques para presidir a concessionária que vai operar o aeroporto paulista e maior do país em movimentação de passageiros. Marques deve assumir o cargo nos próximos dias, tão logo tenha seu nome aprovado em assembleia de acionistas da nova empresa concessionária.

O executivo atualmente integra o conselho de administração do grupo Camargo Corrêa. Marques entrou no grupo sete anos atrás, após deixar a diretoria-executiva de metais não ferrosos da Vale, para presidir a Camargo Corrêa Cimentos, atualmente Intercement. Alguns anos depois, ele foi escalado para dirigir a Camargo Corrêa Construções, construtora do grupo, na qual permaneceu até 2011 e tornou-se membro do conselho da holding.

A escolha de Marques, segundo apurou o Valor, passou pelo crivo dos quatro acionistas da Invepar: os fundos de pensão Previ, Funcef e Petros mais a construtora OAS. O consórcio tem ainda como parceiro, com 10% de participação, a empresa sul-africana Airports Company of South Africa (ACSA), especializada em operação aeroportuária.

A concessionária que passa a operar Cumbica, como é conhecido o aeroporto paulista, terá a Invepar-ACSA com 51% do capital e a estatal Infraero com 49%.

O maior desafio do novo presidente da concessionária operadora de Guarulhos é entrega de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio de estacionamento até meados do primeiro semestre de 2012. O consórcio, que assinou o contrato em meados de junho, garantiu que essa área ser construído supera as exigências do governo para a primeira fase de obras. Promete até a Copa do Mundo de 2014, um terminal com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano (o edital exigia 7 milhões), estacionamento para 10 mil veículos, pátio de aeronaves com 36 posições e 22 novas pontes de embarque (fingers).

O contrato para Guarulhos tem prazo de 20 anos, inferior aos de Viracopos e Brasília. No ato da assinatura, com a Secretaria de Aviação Civil e com a Anac, o presidente da Invepar, Gustavo Rocha, declarou: "Vamos praticamente dobrar a capacidade do aeroporto até 2022". Informou que a meta é chegar a 60 milhões de passageiros por ano.

Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented