Esquadrilha da Fumaça realizará apresentação em Porto Nacional
O senador Vicentinho Alves e o aeroclube de Porto Nacional levam a Esquadrilha da Fumaça para apresentação em Porto Nacional. O Senador Vicentinho encaminhou ofício à Força Aérea Brasileira (FAB) solicitando a apresentação da Esquadrilha como parte da programação da 32ª Semana da Cultura de Porto Nacional.
“No próximo dia 09 de junho, às 15 horas, os portuenses poderão conferir o imperdível espetáculo de manobras acrobáticas aéreas dessa que é uma das esquadrilhas mais famosas do mundo”, comemorou o senador com a confirmação garantida pelo comando da aeronáutica.
Está será a 5º apresentação da Esquadrilha da Fumaça aos portuenses, sendo que as últimas foram realizadas em 1996, 1998, 2004 e 2007.
Como parte da programação especial prevista para o sábado, o Aeroclube realizará uma série de atividades durante o dia, incluindo queima de fogos, apresentação de aeromodelismo, torneio de Jet Sky, solenidade de entrega de Comendas aos pilotos da Esquadrilha da Fumaça e apresentações artísticas ao som do DJ Chacal e da dupla sertaneja Jaires & Matheus e Banda Quebraê.
Esquadrilha da Fumaça
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Sendo composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde voando com 12 aeronaves em formação de voo de dorso.
Apelidados pelos aviadores de Anjos da Guarda, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos Tucanos. Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves: são mais de 3500 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior.
Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP.
Aeroclube de Porto Nacional
O Aeroclube de Porto Nacional é uma entidade que atua na formação de jovens pilotos desde 18 de janeiro de 1955.
“Desde quando o Comandante Lísias Rodrigues fez a sua primeira aterrissagem num improvisado campo de pouso na cidade de Porto Nacional, já no começo dos “anos 30”, ou seja, 24 anos depois que Santos Dumont decolou em Paris com a mais importante invenção humana dos últimos séculos, a aviação passou a fazer parte dos maiores referenciais da sociedade portuense”, ressalta o Senador Vicentinho.
A própria história da aviação brasileira oferece os mais substanciais elementos para a compreensão dos motivos que fizeram com que o aeroporto de Porto Nacional se provisionasse com os equipamentos cuja disponibilidade operacional existe até hoje.
Segundo o presidente do aeroclube, vereador Neto Aires, a Força Aérea Brasileira tem participação essencial na história da aviação vivida pela cidade de Porto Nacional.
“Por decisão estratégica dos governos brasileiros em agilizar a integração do território nacional, fragilizada pela vastidão de suas dimensões e pelas naturais dificuldades em percorrê-lo com rapidez e segurança, a Força Aérea passou a
Fonte: Senado Nacional
Leia também: