ANAC participa de grupo internacional de SGSO
Grupo promove intercâmbio de requisitos de segurança .
A ANAC faz parte do Grupo de Colaboração Internacional para o Gerenciamento da Segurança Operacional - SM ICG (Safety Management International Collaboration Group). Como membro do grupo principal da organização, a ANAC é responsável por liderar grupos de trabalho e produzir documentos.
O objetivo da associação é promover o entendimento comum sobre princípios e requisitos do gerenciamento da segurança das operações da aviação civil. O grupo proporciona a troca de experiências entre autoridades de aviação civil sobre o Programa de Segurança Operacional de um Estado (SSP, em inglês), no Brasil PSO-BR, e sobre Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), sistema a ser aplicado nos operadores aéreos, oficinas de manutenção de aeronaves, provedores de serviços de tráfego aéreo, operadores de aeródromos, escolas para treinamento e formação de profissionais da aviação, e empresas responsáveis pelo projeto e produção de aeronaves. A adoção de um SSP e de SGSO é uma recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para todos os Estados.
Além da ANAC, que ingressou no grupo em 2009, o grupo principal é formado por representantes de autoridades de aviação civil dos Estados Unidos (FAA), Canadá (TCCA), Nova Zelândia (CAA NZ), Japão (JCAB) e Austrália (CASA) — além da autoridade de aviação europeia (EASA), com representações da França, Suíça, Reino Unido e Holanda.
Os documentos e resultados do SM ICG são disponibilizados em inglês na página SKYbrary). Muitos desses documentos estão sendo traduzidos para o Português e disponibilizados na página da ANAC na Internet, tais como a cartilha “Dez pontos essenciais que você precisa saber sobre o SGSO” e o “Termo de Referência do Grupo de Colaboração Internacional para o Gerenciamento da Segurança Operacional (SM ICG)”.
Fonte:
Leia também: