Viracopos recebe Centro de Gerenciamento Aeroportuário
O Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) iniciou na terça feira (1°/5) as operações do Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). O objetivo é integrar as operações da Infraero e de todos os órgãos públicos de fiscalização e controle e empresas aéreas que atuam no aeroporto, com o registro, compartilhamento e tomada de decisões conjuntas em todas as ocorrências.
Viracopos é o 13° aeroporto a receber o CGA e conta com oito monitores de 40 polegadas, interligados aos sistemas de informações de voos; controle de posições de estacionamento de aeronaves no pátio; informações sobre os pousos e decolagens e monitoramento eletrônico de segurança, além de sistemas de comunicação com ramais telefônicos, equipamentos de radio comunicadores, computadores e linha direta entre os outros CGAs e o Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional da Infraero (Nago). A sala dispõe de 13 estações de trabalho, sendo que cinco são reservadas para os órgãos públicos, seis para as empresas aéreas e duas para a Infraero, que atuará com uma equipe de 10 empregados. O CGA funcionará 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.
Na tarde desta quarta-feira (2/5) o superintendente de Viracopos, Carlos Alberto Cardoso Alcântara, apresentou o CGA aos representantes envolvidos na operação do centro e ressaltou a importância desta ferramenta para a solução rápida e correta das ocorrências aeroportuárias. “O CGA é uma área de trabalho colaborativo entre todas as organizações e empresas que operam no aeroporto, fazendo com que a operação flua da forma mais controlada e coordenada, evitando qualquer impacto ao passageiro”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Nago, Dúnia Aleixo, o CGA é uma maneira de aumentar a eficiência do aeroporto. “O centro serve justamente para dividir a gestão do aeroporto e permitir que todos saibam o que vai acontecer no decorrer do atendimento diário, por um simples compartilhamento de informações”, explicou.
Fonte:
Leia também: