Vantagens para os que sonham em ingressar na Carreira Militar
Estabilidade e excelente remuneração estão entre os benefícios apontados. São possíveis ainda, através de concurso, ingressos de homens e mulheres na Marinha, Exército e Aeronáutica .
No dia 31 de maio de 2012, termina o prazo para a realização do alistamento militar obrigatório para jovens, do sexo masculino, que tenham 18 anos completos ou que, forem completar; deverão eles, se dirigir a uma Junta de Serviço Militar (JSM), mais próxima da residência que, em vários municípios são fixadas nas prefeituras. Diferente dos “fantasmas” criados pelos jovens, a carreira militar, pode tornar-se até muito vantajosa, com remunerações iniciais, em média, R$ 2 mil, aos que adentrarem aos cargos de oficial.
O representante da 13° Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Cuiabá, major Fernando Cunha, explicou as formas de ingressar na Marinha, Exército ou Aeronáutica. “A primeira delas é para os jovens do sexo masculino no ato do alistamento. Neste mesmo processo de alistamento, caso ele já tenha terminado o terceiro ano do ensino médio e comprovar, através da matrícula, estar cursando nível superior, ele poderá inscrever-se para os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), no caso de ser chamado, o candidato deverá apresentar-se na Junta Militar onde será encaminhado para as Escolas e Quartéis destinados a preparação deles em Aspirante- a- Oficial de Reserva 2ª Classe..
É claro que, o candidato deverá conciliar conclusão do ensino superior e o serviço militar imposto pelo cargo que, possui vínculo temporário de no máximo 8 anos”. O oficial não descartou a hipótese de que caso o candidato não seja chamado para os cursos de Oficiais, ele poderá ser chamado a prestar o serviço militar simples ou ser até mesmo dispensado.
O major ressaltou ainda que, as forças armadas disponibilizam concursos de carreira, esse já de caráter efetivo. “São realizados anualmente, a partir do segundo semestre, concursos para o ingresso ao corpo de oficiais das Forças Armadas, dentre ele, o de nível médio, que é para a Academia Militar das Agulhas Negras, considerada a tropa de elite do exército brasileiro e, para os que já concluíram nível superior, em especialidades gerais e em saúde, nesse último poderão fazer as provas os concorrentes de ambos os sexos.
Como as provas são a nível nacional, existe a dificuldade para os candidatos serem aprovados. Por isso, aos que sonham com a carreira está em tempo de se preparar e, posteriormente, ingressar nas escolas militares espalhadas pelo país”, finalizou.
Informações poderão ser obtidas pelo site pelos sites: www.exercito.gov.br, www.fab.mil.br, www.mar.mil.br ou nas juntas militares dos municípios.
Fonte: CenárioMT.com.br / NOTIMP
Leia também: