Revista UFO - A. J. Gevaerd retorna de encontro e entrevista com general Ricardo Bermúdez
No dia 26 de abril, o editor da Revista UFO A. J. Gevaerd rumou em direção a Santiago do Chile, na companhia do coeditor da publicação Francisco Pires de Campos e sua esposa, com uma missão muito especial: entrevistar o general Ricardo Bermúdez, presidente do Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), entidade oficial chilena de pesquisa ufológica, fundada em 1979 e que trabalha subordinada à Diretoria Geral de Aviação Civil (DGAC) do país. Bermúdez é o grande responsável pelo Chile ser atualmente, em todo o continente – e provavelmente em todo o mundo –, o país mais vanguardista quando se refere à presença alienígena na Terra, não somente admitindo os UFOs como também orientando a população sobre o assunto.
Foram o general Ricardo Bermúdez e o coronel Ariel Sánchez - presidente da Comissão Receptadora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados (Cridovni), subordinada à Força Aérea Uruguaia (FAU) - que assinaram o tratado de cooperação inédito dia 29 de março [Veja Em marco histórico, CEFAA e Cridovni assinam acordo de cooperação], fazendo com que suas entidades passem a trabalhar juntas. Sánchez foi o entrevistado das edições UFO 185 e 186.
Aproveitando para reencontrar velhos e novos amigos durante a permanência no país, como Rodrigo Fuenzalida [Correspondente Internacional da UFO], integrantes do grupo Agrupación de Investigaciones Ovniológicas de Chile (AION), entre outros, a entrevista ocorreu no dia 30.
Missão cumprida
A sede do CEFAA fica anexo ao Museu da Aeronáutica Chilena, nos arredores de Santiago e em área militar. A entidade investigadora aborda o Fenômeno UFO do ponto de vista científico. Bermúdez disse em outras oportunidades que "podem ser luzes, cores, movimentos ou objetos. Os UFOs são reais. Em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra, existem entidades que estão averiguando sobre estes temas com rigor científico". Apontou que existem evidências de que nos EUA alguns acontecimentos aéreos já colocaram em risco a segurança de alguns voos, "coisa que no Chile ocorreu até agora, mas precisamos zelar por nossos pilotos". Ressaltou também que "nossos conhecimentos e arquivos serão de caráter público, qualquer pessoa poderá conhecê-los".
Foram mais de cinco horas de encontro com o general da Reserva da Força Aérea Chilena (FACH) Ricardo Bermúdez e o ex-controlador de tráfego aéreo Gustavo Rodríguez, que estão à frente do CEFAA. Rodríguez foi um de seus fundadores e Bermúdez é o atual diretor. Foi ali que ocorreu o encontro, "extremamente agradável e proveitoso", segundo Gevaerd, em que, nas primeiras duas horas, o general apresentou um audiovisual sobre o CEFAA, mostrando seu funcionamento, métodos e resultados, e deu detalhes de vários casos ufológicos envolvendo tripulações aéreas e torres de controle no país, inclusive com gravações de diálogos. Em seguida, mais quase três horas de entrevista com Bermúdez, com a participação de Rodríguez em algumas respostas.
Gevaerd retornou ao Brasil nesta quarta-feira (02), trazendo farto material colhido, que será traduzido para apresentação nas próximas edições da Revista UFO. "Mais uma importante missão cumprida para levar conhecimento à Ufologia Brasileira. No próximo mês fecharei este ciclo de entrevistas com militares envolvidos oficialmente com UFOs entrevistando os dirigentes da Oficina de Investigação de Fenômenos Anômalos Aeroespaciais (OIFAA), em Lima, no Peru, e do grupo equatoriano similar", adiantou Gevaerd. "A América do Sul vem dando exemplos memoráveis em termos de Ufologia."
Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/
Fonte:
Leia também: