Projeto social do Aeroporto de Marabá forma mais uma turma
O projeto social Decolando para o Futuro, realizado no Aeroporto de Marabá/João Corrêa da Rocha (PA), formou 40 novos alunos na sexta-feira (27/4). Os participantes foram certificados em cursos de capacitação em informática, noções de cidadania e preservação ambiental.
Promovida pela Infraero em parceria com a Prefeitura de Marabá, a iniciativa atende a jovens das comunidades do entorno do aeroporto desde 2002, visando à formação cultural, educacional e à inclusão desses participantes no mercado de trabalho. “Através da inclusão digital, buscamos proporcionar o desenvolvimento profissional e criar novas oportunidades para adolescentes do entorno”, disse o superintendente do aeroporto, Enos Lima.
"É sempre bom aprender coisas novas, ainda mais na área da informática, que está presente em todo lugar. Hoje estou muito feliz. Agora sei como operar um computador”, declarou a formada Bruna Ferreira.
Projetos Sociais da Infraero
Em 2011, os cursos profissionalizantes da Infraero capacitaram 7.904 novos alunos, entre crianças, jovens e adultos em situação de risco social ou moradores de comunidades de baixa renda vizinhas de 42 aeroportos da Rede.
Para atender às necessidades da região, alguns aeroportos também desenvolvem projetos específicos. É o caso dos aeroportos de Fortaleza (CE), que oferece cursos de recebimento ao turista e de hotelaria, e de Tefé (AM), que oferece palestras de cidadania, higiene, preservação do meio ambiente e saúde a jovens e crianças das famílias indígenas que trabalham no cultivo de mandioca.
Atendimento Especial
Além de capacitações, os projetos sociais dos aeroportos de João Pessoa (PB) e Petrolina (PE) oferecem abrigo para menores de rua, encaminhados pela Justiça, prestando assistência médica, odontológica e psicológica, assim como inserção familiar para um crescimento saudável e seguro. Em Manaus (AM), os cursos de marcenaria, informática, reciclagem de lixo, além de palestras educativas, são dirigidos a adolescentes infratores em regime semiaberto. Já o Aeroporto de Natal (RN) oferece oficinas de música, cidadania, educação e preservação ambiental, saúde e qualidade de vida para jovens com deficiência auditiva.
Fonte:Leia também: