|

Intendência Operacional fornece apoio logístico ao EXOP Épsilon

Ao contrário do que acontecia há algumas décadas, em acampamentos militares, atualmente é possível ter o mínimo de conforto em lugares distantes de construções de alvenaria. Graças à tecnologia e ao empenho da logística provida pela intendência operacional, os militares desdobrados para realização de exercícios operacionais, por exemplo, podem desfrutar de uma infraestrutura que oferece banho quente, lavanderia, ambientes climatizados e até um espaço para recreação com exibição de filmes. É esse o cenário do Exercício Operacional (EXOP) Épsilon 2012, que está sendo realizado no Rio Grande do Sul.

A logística de intendência do EXOP, que conta com uma equipe composta por oficiais intendentes, graduados especialistas, motoristas e taifeiros, tem a supervisão do Quinto Serviço de Intendência (SERINT-5) para prover o apoio ao homem na realização das missões programadas, cumprindo um dos objetivos do exercício que é treinar a capacidade logística do V COMAR em um contexto operacional.

Para o Épsilon 2012, foi montada uma Unidade Celular de Intendência em Pelotas e posteriormente em Bagé, com o apoio do Quinto Serviço Regional de Engenharia (SERENG-5), que inclui barracas modulares para abrigar os setores de navegação, casa de pista, refeitório, alojamento, equipamento de voo, comunicações e controle, unidade celular de saúde e recreação.


Barracas da Intendência Operacional  Cel R1 Biasus

Ao proporcionar meios logísticos de apoio ao homem, a intendência operacional tem o objetivo de trazer respaldo ao combatente para que o mesmo precise se preocupar apenas com a sua missão.

Conforme ressalta o Adjunto do SERINT, Coronel R1 Renato Yoshio Mori, "o V COMAR assumiu todo o planejamento, a coordenação e a supervisão do apoio logístico à operação. Para tanto, foram realizadas missões precursoras, desde o segundo semestre de 2011, para levantamento de dados e coleta de informações em Pelotas, Passo Fundo e Bagé. Essas missões foram importantes para análise e decisão sobre a escolha dos locais de desdobramento". Também, nas missões precursoras, foram realizados os primeiros contatos com as organizações militares sediadas em Pelotas e Bagé, para articulação de prestação de futuros apoios logísticos.

Para o apoio ao homem, foi mobilizada a Unidade Celular de Intendência (UCI) do V COMAR, sediada na Base Aérea de Canoas, para a montagem da infraestrutura necessária ao desenvolvimento das ações operacionais e de apoio. Foram ativadas, além da UCI, a Unidade Celular de Saúde e Unidade Celular de Segurança e Defesa para compor o Escalão Móvel de Apoio (EMA). Atualmente desdobrado em Bagé (RS), o EMA está estruturado com 11 barracas, para atender às diversas atividades operacionais e de apoio ao Épsilon 2012.

O Coronel Mori explica, ainda, que há novidades sendo aplicadas nesse Exercício: "a UCI do V COMAR encontra-se em processo de modernização e, há cerca de um mês, recebeu da DIRINT material e equipamento que se encontram em uso. Pela primeira vez estão sendo empregados os módulos sanitários e de lavanderia do acervo da UCI-CO. Prevê-se que até o final de 2012 a UCI do V COMAR esteja completamente modernizada, inclusive com RODOMAPRE, que proporcionará maior autonomia, flexibilidade e segurança alimentar à tropa desdobrada".


Fonte: V COMAR


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented