Infraero utiliza cães no auxílio ao manejo de fauna no Aeroporto de Joinville
![](http://www.infraero.gov.br/components/com_fpss/images/sbjv_border_capa_040512.jpg)
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)
Nas atividades de manejo, as cadelas Cacau e Jullie fazem um patrulhamento de duas horas diárias ao redor da pista. Além de espantar os pássaros, elas também farejam e identificam ninhos de pássaros para recolhimento. O Aeroporto de Joinville é o primeiro na Rede Infraero a utilizar a técnica, já aplicada regularmente na Base Aérea de Santa Maria (RS). A técnica de treinamento de cães para o controle do perigo aviário é utilizada também em outros aeroportos do mundo. O Aeroporto Internacional de Durban, na África do Sul, por exemplo, emprega cães pastores no manejo de fauna.
O período de testes durará até o final deste mês. Após esse período, a Infraero decidirá sobre a continuação do trabalho e concluirá plano de manejo de fauna para envio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), detalhando o projeto e definindo questões como o destino dos ninhos de quero-queros encontrados na área do aeroporto.
O superintendente do aeroporto, Rones Heidemann, destacou os resultados já obtidos com o projeto. “Até o momento, já pudemos medir redução no número de quero-queros na faixa de movimento. A intenção é implantar a técnica em caráter permanente no longo prazo, dando a Joinville mais uma ferramenta para aperfeiçoar segurança operacional”, disse.
Falcoaria em Joinville
Em setembro de 2011, a Infraero implantou um projeto piloto para a utilização de falcões-robô no manejo de fauna em Joinville. Os testes duraram 60 dias. Atualmente, a Infraero estuda a possibilidade de utilizar o método de forma alternada com a patrulha de border collies.
Fonte:
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/infraero_1.jpg)
Leia também:
![](http://images.aviationnewsrelease.com/Home/aviation_news_release_4a.jpg)