Infraero, Prefeitura e comunidade realizam limpeza no entorno do Aeroporto de Belém
A Infraero, a Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) e a comunidade da região do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) realizaram a remoção de entulho e resíduos sólidos em áreas do entorno do terminal. Além da retirada de lixo, foi realizada a aplicação de uma camada de asfalto em uma das vias da região.
O objetivo da ação é combater a presença de pássaros na região do aeroporto. As medidas, somadas à limpeza regular da área, integram a comunidade no esforço de evitar para os riscos de colisão entre aves e aeronaves e aprimorar a segurança operacional.
Para a realização dos trabalhos, a Infraero cedeu o material para a recuperação da rua. A comunidade providenciou a mão de obra e a Prefeitura de Belém, por meio da Sesan, disponibilizou veículos para a movimentação dos resíduos e o transporte do material para a aplicação do asfalto.
“A iniciativa é muito positiva por demonstrar o engajamento da comunidade para apoiar o trabalho de segurança das operações do Aeroporto de Belém. Já há uma parceria saudável entre a Infraero e Sesan para enfrentar a questão de acúmulo de lixo no entorno do aeroporto, e a participação da comunidade contribui para termos um trabalho mais eficiente”, destacou o superintendente do aeroporto, Samuel Lima Sales.
Prevenção
A Infraero mantém desde 2001 o programa Fauna nos Aeroportos, que monitora e controla a presença de fauna, principalmente a aviária, nos aeroportos administrados pela empresa. Os trabalhos são executados em caráter regular e permanente.
Algumas das ações são a elaboração e cumprimento de um plano de ação para estabelecimento de rotinas e procedimentos para controle da fauna, campanhas para sensibilização de comunidade aeroportuária, usuários dos aeroportos e comunidade do entorno sobre questões de presença de fauna e perigo aviário e parcerias com entidades da União, Estados e Municípios, ONGs e institutos de ensino e pesquisa, entre outras.
Em Belém, a Infraero realiza constantes diálogos com a comunidade por meio da Comissão de Prevenção ao Perigo Aviário, da qual fazem parte também a Sesan, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), buscando estabelecer ações e parcerias para o combate ao perigo aviário.
Fonte:
Leia também: