|

Fundador da Azul critica retração de rivais; Azul faz críticas a tarifas aeroportuárias



David Neeleman defende expansão de frota e diz que "a concorrência é que está na contramão" .

Gabriela Forlin .

Enquanto TAM e Gol reduzem suas rotas e frotas, a Azul continua firme com seus planos de expansão. O fundador e presidente da companhia aérea, David Neeleman, afirma que "a concorrência é que está na contramão". Segundo ele, as companhias aéreas estão "erradas" em reduzir as frotas num momento em que a aviação brasileira precisa ampliar os serviços para atender uma demanda cada vez maior.

A Azul, que ocupa a terceira posição no mercado de voos domésticos, expandirá a operação este ano. A companhia planeja adicionar 12 aeronaves à sua frota em 2012 e fazer mais de 300 contratações. Hoje a empresa voa com 54 aeronaves.

A freada das concorrentes se deve, principalmente, pela dificuldade em repassar os aumentos de custos nos preços das passagens aéreas. O preço do querosene de aviação, que responde por um terço do total de custos das companhias aéreas, subiu cerca de 30% no ano passado. Mas Neeleman diz que o impacto é menor na Azul porque suas aeronaves são mais econômicas que as da concorrência. "Não pretendemos adquirir aviões de 180 lugares, que consomem muito mais combustível. Continuaremos operando com aeronaves menores", afirma o executivo.

O resultado do avanço da Azul e da freada das concorrentes já se reflete na participação de mercado. Em fevereiro, a empresa de Neeleman atingiu pela primeira vez uma participação de mercado acima de 10%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Apesar do crescimento rápido, sua fatia nos voos domésticos ainda é bem menor do que a de TAM e Gol. As duas maiores companhias nacionais detêm mais de 70% do mercado.

Experiência. O executivo disse ainda que a entrada do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no conselho de administração da empresa, em março, tem sido importante para consolidar o crescimento da companhia.

"Meirelles nos influencia a fazer a coisa certa", diz. Ele afirma que, como o novo conselheiro conhece bem a presidente Dilma Rousseff e os senadores, auxilia de forma bastante positiva na tomada de decisões e na expansão da Azul. "Ninguém melhor do que ele para nos ajudar a entender a classe C", afirma.

Fonte: / NOTIMP

---

Azul faz críticas a tarifas aeroportuárias

O fundador e presidente do Conselho de Administração da Azul, David Neeleman, afirmou estar "muito preocupado" com a escalada de custos para o setor aeroportuário.

Ele citou o aumento de 150% das tarifas de navegação aérea, relativas ao uso da infraestrutura de tráfego de aviões.

Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented