|

Ágata 4 - Hospital de Campanha Fluvial da Força Aérea distribuiu 8,7 mil medicamentos



Em quatro dias e meio de atendimentos nas localidade de Moura e Barcelos (AM), mais de 400 km de Manaus pelo Rio Negro, o Hospital de Campanha Fluvial da Força Aérea Basileira distribuiu 8,7 mil unidades de medicamentos. A ação é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, Secretaria Municipal de Barcelos e laboratórios que doaram remédios para o atendimento da população ribeirinha. No município, vivem cerca de 23 mil pessoas.

Em Moura, distrito de Barcelos, não existe farmácia. A população depende dos medicamentos distribuídos de graça no único posto de saúde da localidade, que funciona improvisado num antigo e desativado posto policial. Os moradores que precisam de medicamentos ali, precisam ir de barco até Manaus ou Barcelos, uma viagem que pode custar até R$ 80,00."Esse valor é muito para quem não tem. A gente poderia usar esse dinheiro para comprar o remédio", afirma Verinha da Costa Gomes, 53, uma das pacientes atendidas pelo Hospital de Campanha da Força Aérea. Como não há médicos no local, muitos se automedicam.

Até ontem, 8 de maio, o Hospital de Campanha Fluvial realizou quase 1600 atendimentos nas duas localidades, em Moura e em Barcelos, tendo realizado 192 exames complementares, entre raio-X, laboratoriais e de ultrassonografia - a unidade de saúde da Força Aérea Brasileira transporta um equipamento de última geração, portátil, algo que naõ existe na região; o aparelho ultrassom mais próximo está a 24 horas de barco dali, em Manaus. O hospital chegou a Barcelos na manhã da última segunda-feira, 7 de maio, onde existe farmácias, um hospital, três unidades básicas de saúde e apenas um médico clínico.

É a primeira vez que o Hospital de Campanha da Força Aérea é montado em uma balsa da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). As balsas são importantes na Amazônia, pois auxiliam na movimentaçã de material e de equipamentos necessários para a construção de pistas na região Norte do país. Oitenta profissionais, entre militares da área de saúde, de Infantaria, de Intendência e da própria COMARA, participam da missão.


Fonte: Agência Força Aérea


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented