Ágata 4 - HCAMP pode atender 3 mil em Barcelos, afirma comandante
O Hospital de Campanha (HCAMP) partiu de Manaus no final da tarde do dia 1º de maio e chegou a Moura no dia 3 de maio. Tão logo atracou no vilarejo, que possui cerca de mil habitantes, a unidade de saúde da Força Aérea iniciou os atendimentos. O HCAM possui uma emergência que funciona 24 horas por dia.
Ao longo de dois dias de atendimentos agendados, o Hospital de Campanha realizou mais de 700 procedimentos em Moura, entre exames e consultas, nas especialidades de clínica médica, ortopedia, ginecologia, citopatologia, pediatria, odontologia e dermatologia. Mais de 300 pessoas receberam vacinas no vilarejo.
O Hospital de Campanha da Força Aérea partiu de Moura no domingo, 6 de maio, e chegou a Barcelos na segunda-feira (07/05), quando iniciou as consultas pela tarde. Apenas nesse meio período, os profissionais de saúde da FAB realizaram mais 200 atendimentos. Mais de mil unidades de medicamentos foram distribuídos – os remédios foram providenciados pela Força Aérea, pelas Secretarias de Municipal e Estadual de Saúde e arrecadados por meio de doações de laboratórios.
“Nossa expectativa é chegar à marca de três mil atendimentos”, afirma o Comandante do Hospital de Campanha, Tenente-Coronel Médico Roberto Thury, ao avaliar a previsão de agendamentos de consultas a serem realizadas até a próxima sexta-feira, 11 de maio, quando o HCAMP parte de Barcelos com destino a Manaus, encerrando a missão na Operação Ágata 4, realizada pelo Ministério da Defesa e que reúne as três Forças Armadas, além de diversas agências públicas.
É a primeira vez que o Hospital de Campanha é montado em uma balsa da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA).
Fonte: Agência Força Aérea
Leia também: