Ágata 4 - FAB e ANAC fiscalizam aeronaves em Manaus e Tefé
A equipe de inspetores de aviação da FAB e da ANAC esteve nesta quarta-feira no aeroclube de Flores em Manaus para realizar a fiscalização de aeronaves, pilotos e na infra-estrutura do aeródromo .
Ao todo, dez aeronaves passaram pela vistoria e apenas uma apresentou irregularidades por estar com o extintor fora do prazo de validade. Considerada uma inconformidade leve, a falta do extintor impediu que a aeronave partisse para um vôo de instrução. O dono da aeronave teve que providenciar outro extintor para poder voltar a utilizar o aparelho.
Apesar de estar fora da área de operação da Ágata 4, o aeroclube de Manaus foi fiscalizado porque as aeronaves podem operar na fronteira.
Na terça-feira (8/5) a FAB e a ANAC fiscalizaram também o aeroporto da cidade de Tefé, a 530 quilômetros da capital do Amazonas. A cidade recebe grande quantidade de voos pela localização bem no centro do estado e por ser um dos pontos de entrada da reserva ambiental de Mamirauá. Dez aeronaves foram vistoriadas e a metade delas apresentaram irregularidades. “O caso mais grave foi de uma aeronave particular fazendo transporte de valores, o que a legislação não permite”, revela o Tenente Coronel Nilson Adão de Oliveira responsável pelo apoio à ANAC na Operação Ágata 4.
Fonte: Agência Força Aérea
Leia também: