Ágata 4 - CENIPA Coordena Atividades de Segurança de Voo
Todas as missões realizadas dentro da Operação Ágata, apesar do risco real por se tratar de uma atividade militar, precisam ser executadas dentro de todos os parâmetros da Segurança de Voo. Para reforçar esta mentalidade, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ativou uma célula, para coordenar todas as atividades relativas à Segurança de Voo dentro da operação.
Sediada em Manaus, esta célula chefiada pelo Coronel Aviador Rosemildo Vaz, do efetivo do CENIPA, atua diariamente, gerenciando as situações de risco potencial das missões, emitindo Recomendações de Segurança de Voo, visando aumentar a consciência situacional das tripulações envolvidas.
A atuação do CENIPA, nas Operações Militares da Força Aérea Brasileira, é primordial para que as operações alcancem o sucesso almejado sem afetar a Segurança de Voo. Este trabalho, realizado desde o planejamento, vem contribuir para a eficácia das missões, minimizando os riscos operacionais inerentes às atividades militares. “Até o presente momento, não houve nenhum acidente ou incidente envolvendo as aeronaves da operação, o que sinaliza que nosso trabalho está sendo bem sucedido”, informou o Coronel Vaz, chefe da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Operação Ágata.
Fonte: CENIPA/Agência Força Aérea
Leia também: