Aeroporto de Belém conclui capacitação em acessibilidade
O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA) concluiu na sexta-feira (27/4) o Curso de Atendimento a Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O treinamento capacitou 120 profissionais visando à inclusão social e ao acesso pleno desses passageiros e usuários aos serviços e informações dos aeroportos.
Ministrado pelos instrutores da Infraero, o curso conta com atividades teóricas e práticas, que vão desde atendimento à inspeção de equipamentos, além de simulações que avaliam as diferentes condições de acessibilidade do aeroporto. A capacitação é destinada aos empregados da comunidade aeroportuária, principalmente aos que atendem diretamente pessoas com deficiência e é realizada em diversos aeroportos da Rede, cumprindo a Política de Responsabilidade Social e Empresarial da Infraero.
“É importante que todos os envolvidos com esses públicos participem dos cursos para que aprendam a forma correta de atendimento às pessoas com deficiência” destacou Francisco das Chagas da Silva, superintendente em exercício do Aeroporto de Belém.
“Já participei de outros treinamentos, dos quais adquiri conhecimento e técnicas, porém este em especial foi além do conhecimento intelectual, pois foi capaz de tocar minha alma e treinar meus olhos para perceber e respeitar as diferenças”, declarou a empregada e participante Lusangêla Modesto.
Além do simulado, o encerramento do curso foi marcado pelo depoimento emocionante do concessionário Manoel Moraes, que ficou paraplégico após um acidente, e pela apresentação de dança e teatro do Grupo Encenapae, composto por alunos da Associação de Pais e Alunos Excepcionais de Belém (APAE). “Parabenizo a Infraero pela excelente iniciativa. Que sirva de exemplo para outras instituições, tanto pública quanto privada”, encerrou Manoel Moraes.
Fonte:
Leia também: