Último número da revista Em discussão!, sobre defesa nacional, já pode ser lido na internet
O último número da revista Em discussão!, que trata da defesa nacional, já pode ser lido na internet, no endereço www.senado.gov.br/emdiscussao.
O tema, resumido no título "Forte, jamais agressivo", fez parte de uma série de audiências públicas promovidas pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Produzida pelo Jornal do Senado, a revista é um projeto da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) para ampliar a divulgação dos debates ocorridos nas comissões da Casa.
O lançamento da revista foi quinta-feira, na CRE, com representantes do Exército, Aeronáutica, Marinha e Ministério da Defesa: vice-almirante Walter Carrara Loureiro, comandante do 7º Distrito Naval; major-brigadeiro do ar Robinson Velloso Filho, chefe do Estado-Maior do Comando Geral do Pessoal; general de brigada Oscar Henrique Grault Vianna de Lima, diretor de Contabilidade do Exército; e general Júlio de Amo Júnior, chefe da assessoria de planejamento institucional do Ministério da Defesa.
Segundo o presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), a publicação retrata em profundidade os debates travados por autoridades e especialistas militares e civis com os senadores acerca dos desafios que o país deve enfrentar nas próximas décadas em termos de defesa nacional.
— Tenho orgulho de apresentar a revista, que apresenta as claras necessidades de rápido reaparelhamento das Forças Armadas. A conclusão unânime dos participantes das audiências é a de que o Brasil, pacífico por tradição e que sempre pautou sua estratégia pela dissuasão, se tornou alvo de interesse internacional por causa de seus imensos recursos, tanto na Amazônia Verde quanto na chamada Amazônia Azul, a imensa faixa de mar onde foram descobertas, por exemplo, as reservas de petróleo do pré-sal — disse, adiantando o conteúdo da revista.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou o trabalho realizado pela Comunicação do Senado e lembrou números anteriores da Em discussão! que abordaram temas como o crack e o projeto do novo Código Florestal.
— É um trabalho comprometido com os interesses nacionais — afirmou.
Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a revista traz uma cobertura equilibrada, "algo muito importante para o aprendizado" sobre os temas discutidos na Casa.
A próxima edição mostrará os debates do Senado sobre a Rio+20.
Fonte: / NOTIMP
Leia também: