Militares de Manaus participam de treinamento em São Gabriel da Cachoeira
Cento e quarenta militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus estão na cidade de São Gabriel da Cachoeira, noroeste do Estado do Amazonas, para Operação ETÁ, que começou nesta semana (11/04) e prossegue até o dia 27 de abril.
O exercício operacional ETÁ tem como objetivo a formação operacional e o adestramento dos novos pilotos do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), bem como o treinamento das missões inerentes a um esquadrão de transporte aéreo. Os “Cobras”, como são conhecidos os membros do 7º ETA, voam aeronaves C-97 Brasília, C-98 Caravan e o recém-transferido C-95 Bandeirante.
Durante o exercício, mais de 500 atendimentos médicos devem ser realizados. Em coordenação com a Operação ETÁ, 15 militares da área da saúde da Guarnição de Aeronáutica de Manaus realizarão Ações Cívico Sociais (ACISO), com o emprego de uma Unidade Celular de Saúde (UCS). Serão oferecidos atendimentos ambulatoriais e especializados, informações preventivos em saúde e a distribuição de mais de 200 quilos de remédios. Durante toda a operação, as ações ocorrerão em cinco localidades indígenas: Cucuí, Pari-Cachoeira, Iauaretê, Tunuí-Cachoeira e São Gabriel da Cachoeira.
Vinte e nove militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN) manterão a segurança do local onde ocorrerá a Operação ETÁ. O efetivo realizará ações de patrulhamento, treinamento em operações de autodefesa terrestre e de aeródromo e ações de presença com ênfase dissuasória contra invasores.
Fonte: ACS / COMAR 7
Leia também: