Irã vai copiar drone americano
Autoridade iraniana anunciou no domingo que desvendou segredo de avião não tripulado capturado em dezembro e vai reproduzi-lo .
Um alto responsável militar iraniano afirmou no domingo que seu país conseguiu descobrir os segredos de um avião não tripulado (drone) americano capturado em dezembro, o que permitirá ao país produzir uma cópia da aeronave.
“Darei quatro indicações para que os americanos compreendam até que ponto descobrimos os segredos do drone”, disse à televisão estatal o general Amir Ali Hadjizadeh, comandante das forças aéreas e espaciais dos Guardiões da Revolução, responsável pelo programa de mísseis iraniano.
“Em outubro de 2010, o aparelho foi enviado por problemas técnicos à Califórnia, onde foi reparado, e depois foi enviado a Kandahar (Afeganistão) em novembro de 2010, apesar de continuar com problemas técnicos”, explicou.
“O aparelho foi então enviado a um aeroporto próximo de Los Angeles em dezembro de 2010 e sobrevoou a casa onde Osama Bin Laden estava escondido duas semanas antes de o matarem” no Paquistão em maio de 2011, afirmou o comandante.
O Irã capturou em dezembro de 2011 um drone RQ-170 Sentinel quando o aparelho entrou em seu espaço aéreo para uma missão de espionagem sobre os centros nucleares iranianos, de acordo com a imprensa americana.
Os EUA minimizaram o incidente, afirmando que o governo iraniano não dispunha da capacidade necessária para decifrar os segredos do aparelho. “Todas as tecnologias americanas empregadas nos aviões de combate F-35 se concentram no drone”, afirmou o general Hadjizadeh, segundo o qual o Irã “já iniciou a produção de uma cópia do RQ-170” reutilizando a tecnologia do drone capturado.
Teerã já indicou em 2010 que trabalhava em um programa de drones de observação e de aparelhos de ataque furtivos.
Fonte: / NOTIMP
---
Teerã diz construir réplica de avião dos EUA capturado
O Irã afirmou ontem que está construindo uma réplica do avião não tripulado americano capturado em dezembro passado, depois de decifrar os códigos da aeronave.
O RQ-170 Sentinel é um dos aviões de vigilância mais avançados do mundo. Ele foi capturado quase intacto e exibido como troféu na TV iraniana.
Teerã afirma que derrubou a aeronave, mas Washington alega defeitos no avião.
"Nossos especialistas têm total compreensão dos seus componentes e programas", garantiu o general iraniano Amir Ali Hajizadeh, que usará engenharia reversa para fazer as cópias.
Ele afirmou que o avião foi usado para vigiar Osama bin Laden, no Paquistão.
Fonte: / NOTIMP
Leia também: