|

Infraero realiza simulado de emergência em Campina Grande



O Aeroporto de Campina Grande/Presidente João Suassuna (PB) realizou na sexta-feira (20/4) o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A ação, que acontece anualmente, avalia a prontidão dos profissionais envolvidos nos procedimentos de socorro e testar todos os recursos disponibilizados para situações de acidente aéreo.

Na simulação, uma aeronave com 13 pessoas a bordo teve um dos motores incendiado, forçando o pouso na pista e provocando um acidente com duas vitimas fatais. Imediatamente o Corpo de Bombeiros da Seção Contra Incêndio (SCI) foi acionado, as áreas de triagem e atendimento foram instaladas e os primeiros socorros foram executados.

O treinamento, que cumpre as normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero, mobilizou cerca de 200 pessoas, entre integrantes da comunidade aeroportuária e profissionais de órgãos que fazem parte do Plano de Emergência (PLEM).

O exercício encerrou as atividades do 23° curso de formação e reciclagem do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) no aeroporto. A capacitação já formou 1.200 ceveanos, que são habilitados a atuar no combate a incêndios e na prestação de primeiros socorros, auxiliar no atendimento das vítimas, principalmente na realização da triagem, estabilização, imobilização e transporte até os hospitais da cidade.

“É necessário estar preparado, pois apenas em uma situação crítica é que notamos a importância dos procedimentos adequados aprendidos aqui”, disse a enfermeira Alcineide Lima, que participou pela primeira vez do treinamento.

O superintendente do aeroporto, Nilson Suassuna, enfatizou que o treinamento não é uma ação isolada do aeroporto e sim uma integração dos diversos órgãos envolvidos. “O Exeac esta cada vez mais elaborado, ficando cada vez mais próximo do real. Falhas são importantes, pois esse é o momento de corrigi-las. Foi nítido o esforço conjunto para um resultado positivo”, destacou.

Fonte:


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented