Infraero investe na formação de fiscais de pátio
Com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem como fiscais de pátio, a Infraero investe na formação destes profissionais, responsáveis pela fiscalização e segurança das operações nos pátios de aeronaves dos aeroportos. Em 2012, um curso já foi concluído, outro está em andamento e mais quatro já estão previstos para serem realizados ao longo do ano. Entre as atividades realizadas pelos ficais de pátio estão o “estacionamento” de aeronaves, a inspeção de pátios e pistas e a operação de pontes de embarque.
O curso de Formação de Fiscais de Pátio, que atende às exigências operacionais e à legislação que regula a atividade, tem como objetivo capacitar os funcionários para exercer a função, mantendo os níveis de segurança operacional e a qualidade dos serviços aeroportuários. Para os profissionais que já atuam na atividade, a Infraero realiza cursos de atualização periodicamente.
O superintendente de Gestão Operacional, Marçal Goulart, destaca que o treinamento é essencial para o bom fluxo operacional. “O curso permite a padronização de procedimentos, garantindo a eficácia das operações em todos os aeroportos administrados pela Infraero”, afirmou.
Na Regional Centro-Leste, 30 alunos concluíram o 1ª curso de fiscais de pátio no Aeroporto Internacional de Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) na última sexta-feira (13/4). Com carga horária de 160 horas, o treinamento capacitou 27 profissionais recém-admitidos e três que mudaram de função. Na ocasião, a aluna Paula Emanuelle de Araújo destacou a importância do treinamento. “Apesar de não sermos médicos ou bombeiros, o nosso trabalho é principalmente pelo zelo à vida dos nossos clientes e consequentemente pelo patrimônio”, disse.
Já na Regional Sul, o curso de formação teve início nesta segunda-feira (16/4) e conta com a participação de 23 profissionais dos aeroportos de Porto Alegre e Pelotas (RS), Curitiba (PR) e Criciúma (SC).
Fonte:
Leia também: