FX-2 - Parceria da Being com a Embraer gera suspeita de aliança contra Airbus
O diário econômico Les Echos volta a registrar a movimentação no setor aeronáutico brasileiro. De olho no resultado da licitação internacional para a compra dos 36 caças da FAB, Les Echos relata que a Boeing, um dos finalistas na concorrência, decidiu ir mais longe na cooperação com o Brasil assinando um acordo de cooperação com a Embraer.
O jornal comenta que a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos deveria ser marcada pelo tema dos caças, mas o que se viu foi uma assinatura de parcerias para a venda de aviões comerciais. A margem o encontro de Dilma com Obama, os presidentes da Boeing e da Embraer assinaram um acordo descrito pelo Les Echos como "tão amplo quanto impreciso".
Segundo o jornal francês, só faltava isso para lançar rumores sobre a recomposição de uma eventual aliança entre a Embraer e a Boeing para enfrentar a concorrente Airbus. Porém, de acordo com especialistas do setor ouvidos pelo jornal, a parceria com a Embraer é só mais uma tentativa da Boeing de convencer o governo brasileiro a comprar os caças F18 Super Hornet em vez do francês Rafale ou do sueco Gripen.
Fonte: RFI (França) / NOTIMP
Leia também: