Forças no Esporte - Programa do Ministério da Defesa será levado a regiões de fronteira
São Gabriel da Cachoeira (AM) será a primeira cidade, localizada em região de fronteira, a receber um núcleo do Forças no Esporte. Segundo, o presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), General de Divisão Fernando Azevedo e Silva, o Ministério da Defesa pretende estender as ações do programa para áreas de fronteira. Ele também destacou que o número de crianças e jovens beneficiados passará de 12 mil para 100 mil nos próximos anos.
O anúncio foi feito ontem, durante o lançamento de um documentário sobre o projeto, no Ministério da Defesa, em Brasília. O vídeo, produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), mostrou como o Forças no Esporte tem mudado a vida de crianças e adolescentes de norte a sul do Brasil. “São depoimentos espontâneos, daqueles que participam da rotina do programa e das crianças e familiares”, destacou ele.
O documentário foi produzido durante um ano de trabalho, entre captação de imagens, entrevistas e edição. No total, foram 200 horas de gravação em unidades do Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica em Brasília, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Goiás, Fernando de Noronha, Alagoas, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Na solenidade de lançamento, estavam presentes Oficiais Generais das três Forças Armadas e representantes dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que são parceiros do Ministério da Defesa no programa. Também participaram da cerimônia crianças do núcleo do Forças no Esporte do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.
O Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte é desenvolvido em 84 organizações militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, distribuídas por todo o Brasil. Busca fornecer condições para esses estudantes superarem a exclusão social, utilizando como uma das ferramentas o esporte. O programa atende 12 mil jovens. Na Força Aérea Brasileira, dez unidades participam do Forças no Esporte e atendem duas mil crianças.
Fonte: Agência Forças Aérea
Leia também: