Escola de Especialistas realiza cerimônia em homenagem ao primeiro pouso em Guaratinguetá
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) homenageou, na manhã de sexta (27/04), os 100 anos do primeiro pouso realizado na cidade de Guaratinguetá (SP) pelo aviador Eduardo Pacheco Chaves, em 28 de abril de 1912. Na ocasião, foi lançado o selo comemorativo aos 100 anos do primeiro pouso de Edu Chaves no município. Também foi realizado o descerramento, no aeroporto municipal, do painel alusivo ao feito histórico do aviador paulista.
Pouco conhecido pelo grande público, Edu Chaves foi o primeiro piloto brasileiro a realizar um voo no país, em março de 1912. Foi ele também o primeiro aviador a completar o trajeto São Paulo – Rio de Janeiro e também o trecho Rio de Janeiro – Buenos Aires.
“Edu Chaves foi um dos grandes pioneiros, junto com Santos-Dumont, na aviação mundial. Ele introduziu a aviação em Guaratinguetá – um grande marco para a cidade, que até hoje carece de uma aviação regional mais ativa. Esse evento foi uma tentativa de resgate da vida de Edu Chaves, principalmente, junto a população local”, disse o comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.
Crianças e jovens de escolas municipais e do Grupo de Escoteiros de Guaratinguetá conferiram uma exposição com documentos e fotos históricas sobre os feitos de Edu Chaves. Além disso, os estudantes puderam ver de perto motores e aeronaves da FAB, além de palestras sobre o sistema de controle de tráfego aéreo.
Jaime Eduardo Chaves da Silva, único neto de Edu Chaves, agradeceu a homenagem prestada ao seu avô. “Fico emocionado com a Escola de Especialistas de Aeronáutica e a própria Aeronáutica, que é uma instituição que preserva os mitos da história do Brasil. Muito obrigado”, disse.
“Meu avô era uma figura singular, tanto para aviação como para a família. Ele fez parte de um grupo de pessoas que, no começo do século XX, transformou a forma da população brasileira viver”, completou Jaime Chaves.
A cerimônia contou com a presença do diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, e do Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Dutra Bastos, além de autoridades locais.
Fonte: Agência Força Aérea
Leia também: