|

Complexo do Alemão recebe UPPs



RIO – Após 17 meses de ocupação por tropas do Exército, o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, recebeu na semana passada as duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Instaladas em contêineres improvisados, as duas unidades estão localizadas nas comunidades de Nova Brasília e Fazendinha e atendem a 40 mil moradores. Ao todo, 660 policiais recém-formados passam a atuar no patrulhamento das favelas.

Mesmo com a chegada dos policiais, os 1.700 soldados da Força de Pacificação vão continuar no complexo. Eles serão redistribuídos nos patrulhamentos das outras favelas. A saída definitiva só deve acontecer após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho.

“Quando entramos aqui, tínhamos a sensação de Sarajevo (referência ao conflito armado na Bósnia). As UPPs não convertem as comunidades em paraíso de uma hora para outra, mas mudam a vida dessas pessoas”, declarou o governador Sérgio Cabral na inauguração. Outras seis unidades devem ser instaladas nos complexos do Alemão e da Penha, com um total de 2 mil policiais. Tropas do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ajudarão no patrulhamento durante a transição.

Na avaliação do general Adriano Pereira Júnior, do Comando Militar do Leste, o Exército deixa como legado uma região menos violenta. Ao longo da ocupação, as tropas entraram em confronto com traficantes e enfrentaram resistência dos próprios moradores. Eles acusaram os soldados de abusos, furtos e até tortura.

O caso mais grave é a morte de Abraão da Silva Maximiliano, 15 anos. Em dezembro de 2011, ele foi atingido por um tiro disparado por um soldado num campo de futebol. O Exército afirmou que ele era envolvido com o tráfico. A família nega. A polícia investiga o caso.

Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented