Comando-Geral de Apoio (COMGAP) tem novo comandante
Sediado no Rio de Janeiro, o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) tem novo comandante. Em cerimônia realizada no Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) nesta segunda-feira (2/4), o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior assumiu o comando da instituição, que tem como finalidade planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com o apoio logístico e de serviços da Aeronáutica.
A solenidade de transmissão de cargo contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.
O novo comandante assume o cargo com o compromisso de aumentar a disponibilidade e aprimorar cada vez mais a área de logística. “Sendo eficaz e, principalmente, com uma gestão empreendedora, voltada para o negócio, fazendo com que o produto seja entregue para o cliente o mais rápido possível e com a melhor qualidade”, afirma o Tenente-Brigadeiro Paes de Barros. " É um grande desafio. Mas estamos motivados como se fôssemos ainda um garoto em Barbacena para cumprir essa missão", avalia.
Para ele, o COMGAP "é a mola mestra, quem faz voar, os bastidores, de maneira que a Força Aérea possa cumprir sua missão”. A metáfora refere-se ao suporte que a unidade presta a diversas áreas. "Desde a tecnologia da informação; todo o suporte de engenharia e aeronaves; o suporte da área logística, seja de material aeronáutico, como também bélico; e todas as aquisições de todos os setores da Força Aérea", explica.
Para ele, o COMGAP "é a mola mestra, quem faz voar, os bastidores, de maneira que a Força Aérea possa cumprir sua missão”. A metáfora refere-se ao suporte que a unidade presta a diversas áreas. "Desde a tecnologia da informação; todo o suporte de engenharia e aeronaves; o suporte da área logística, seja de material aeronáutico, como também bélico; e todas as aquisições de todos os setores da Força Aérea", explica.
Biografia - O Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior é natural do Rio de Janeiro. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1969 e foi declarado aspirante a oficial aviador em 10 de dezembro de 1975. Entre os principais cargos desempenhados estão o comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea,Comandante da Base Aérea de Anápolis, Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional e Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas. Possui mais de quatro mil horas de voo.
COMGAP - Por meio de suas unidades subordinadas, o COMGAP visa assegurar a satisfação das necessidades referentes a material aeronáutico, material bélico, infra-estrutura, transporte de superfície, contra-incêndio, patrimônio, aquisições, transporte logístico, despacho aduaneiro e capacitação de recursos humanos.
Concebido em 1969, o Comando Geral de Apoio planeja e controla a logística de material aeronáutico, bélico, de edificações e de infraestrutura da Força Aérea Brasileira. A Organização também gerencia contratos, nacionalizações, despacho aduaneiro e aquisições no Brasil e no exterior. É responsável, ainda, pelo transporte de superfície, contraincêndio, patrimônio e capacitação de recursos humanos.
Subordinado diretamente ao Comandante da Aeronáutica, ao COMGAP estão ligadas 18 organizações militares. Uma delas é a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e seus seis parques. A DIRMAB fornece o apoio logístico de suprimento e manutenção bélico e de aeronaves. Sua missão garante o pronto emprego dos meios aeroespaciais nas operações militares.
Também subordinada ao COMGAP, a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) está estruturada em quatro sistemas: Engenharia, Patrimônio,Transporte de Superfície e Contraincêndio. Tem como funções estudar, projetar, fiscalizar e controlar obras. Bem como atuar na Engenharia de Campanha. Elabora normas e instruções de contraincêndio e promove cursos, palestras, simpósios e visitas técnicas. Também é responsável pela alienação de viaturas, renovação da frota e aquisição e distribuição de combustíveis e de lubrificantes.
Na área de qualificação, o COMGAP conta com o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), que tem como finalidade desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais dos Sistemas Logísticos da Força Aérea Brasileira por intermédio das atividades de Ensino e Pesquisa. Durante os seus vinte anos de existência o ILA proporcionou treinamento específico para mais de 31.000 profissionais que atuam nos Sistemas da Logística.
Outras unidades subordinadas ao COMGAP são a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e o Centro de Logística da Aeronáutica (CELOG). A DTI possui como missão o gerenciamento e a efetividade dos sistemas de TI da FAB. Sob seu comando, estão os centros de computação da aeronáutica. Já o CELOG controla as atividades logísticas e a contratação de serviços necessários ao preparo e emprego de aeronaves e engenhos aeroespaciais. Para desempenhar essa complexa tarefa, o CELOG possui unidades no Brasil e no exterior.
Em território brasileiro, o Centro do Correio Aéreo Nacional e o Depósito de Aeronáutica do Rio de Janeiro estão diretamente ligados ao CELOG. No exterior, as Comissões Aeronáuticas Brasileiras em Washington e na Europa são subordinadas ao CELOG.
Fonte: Agência Força Aérea
Leia também: